sábado, 26 de junho de 2021

MATEUS 8,5-17: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 26/06/2021


VAI! SEJA FEITO COMO TU CRESTE

Caríssimos irmãos e irmãs!

Em Cafarnaum o oficial e a sogra de Pedro, para serem exemplos de fé e de confiança que nascem não da mesquinhez ou do egoísmo, mas do bem que procuramos, do serviço a que prestamos. Diz, pois o oficial, “Senhor o meu empregado está de cama, sofrendo terrivelmente”. O interesse dele pelo bem do outro abre as portas do coração de Deus que diz: eu vou curá-lo”. O odicial reconhece não ser digno de receber na sua casa o Senhor, no entanto, já o tinha recebido no seu coração. Por essa razão concluiu: “basta dizer uma só palavra e o empregado ficará curado”.

Para dizer do senhorio de Deus em Jesus, o oficial romano lembra como ele mesmo trata os seus subordinados e tudo quanto ordena lhe é feito prontamente. Quando o Senhor ouviu a força daquela fé gestada no coração do oficial disse algo extraordinário que vem do coração de Deus: “em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. Só quem tem uma confiança incondicional em Deus é que de fato está no verdadeiro caminho.

Por isso, mostrou o Senhor que muitos serão jogados para fora, no entanto, o oficial recebe aquilo que Deus tudo pode oferecer: “vai! Seja feito como tu creste”. É a nossa fé que escancara as portas do coração de nosso Deus. Uma vez na casa de Pedro viu a sogra e tocou-na, devolvendo-lhe, assim, a inteireza e a capacidade de servir. O mesmo aconteceu com as multidões que ali se ajuntavam, recebendo dele toda força.

O Senhor é o redentor de nossa vida e assume em si todas as nossas dores e pecados, para devolver-nos a força significativa da inteireza do seu amor. O Deus que cura chama-nos igualmente a compreender a sua presença benfazeja!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário