segunda-feira, 7 de junho de 2021

MATEUS 5, 1-12: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 07/06/2021


Bem-aventurados sois vós

Caríssimos irmãos e irmãs!

Essa palavra do sermão da Montanha, bem no início, quando Jesus congrega ao seu redor os discípulos e lhes fala como indicação do caminho da alegria duradoura que o coração humano procura. O coração humano é empurrado a procurar a alegria de muitas maneiras. Não raramente de muitas maneiras falsas, ilusórias, passageiras.

Jesus ensina um caminho que forma e mantém a autenticidade do discípulo, caminho no qual ele garante a alegria que é vida. Traz essa garantia a seus discípulos ao dizer: “alegrai-vos e exultai porque será grande a vossa recompensa no céu”. Só por este caminho e nesta dinâmica é que se pode conquistar o verdadeiro discipulado.

O sermão da Montanha das bem-aventuranças é o caminho indicado por nosso Mestre e Senhor para conseguirmos uma alegria que dura. Uma alegria que da experiência de promover a paz, de ser misericordioso, de ser bom, de ter sede e fome de justiça, de ser pobre de espírito, numa simplicidade que marca um jeito de ser.

A alegria que dura se consegue por um jeito de ser. O senhor, por isso, diz, “alegrai-vos e exultai porque será grande a vossa recompensa no céu”. Diz isso em razão de perseguições, convocando os discípulos a não se ter medo da verdade e do bem. “Porque de igual modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

O Senhor mostra que só na medida em que não comprometemos a verdade, a justiça e o bem é que podemos encontrar a alegria verdadeira que está nele. Por isso, somos chamados, ainda que sofrendo, viver a vida por causa dele – porque a fé cristã é um jeito de ser. Alcancemos por nossa fé Cristo, fonte da nossa alegria!


Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário