terça-feira, 22 de junho de 2021

MARCOS 7, 6.12-14: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 22/06/2021


ENTRAI PELA PORTA ESTREITA

Caríssimos irmãos e irmãs!

Da sabedoria do Sermão da Montanha, indicações profundas para darmos rumo a nossa vida e comprometermo-nos com a construção de um caminho que nos leve a vida. Ora, somos destinatários do melhor de Deus, o seu amor. Por esse motivo o Senhor adverte aos discípulos e a nós, “não deem aos cães as coisas santas, nem atireis as vossas pérolas aos porcos”. É um convite a nos capacitarmos a abrimo-nos diariamente às interpelações da Palavra de Deus.

Se não levarmos em considerações as instruções que o Senhor oferece-nos correremos o risco de pisarmos nas pérolas, não dando o valor devido a cada coisa. Um risco para cada um de nós, razão pela qual o Senhor ensina-nos uma regra de ouro: “tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a lei e os profetas”. De modo geral, o nosso falar, o nosso agir não leva em conta este princípio de ouro.

Não considerando basilar princípio, muitas vezes falamos e fazemos inadequadamente, nas relações com os outros críticas, juízos inadequados. E o fato é que não gostaríamos de sermos julgados como muitas vezes julgamos. Assim, a nossa qualificação se dará na competência que adquirimos, vinda de uma sabedoria que faz-nos saber escolher “entrar pela porta estreita”, sobretudo, como diz o Senhor, “porque a porta larga e espaçosa é caminho que leva a perdição. E muitos são os que entram por este caminho”.

No entanto, a porta estreita e apertada, ou seja, o esforço de cada dia sermos melhores nos habilita para a existência. A vida pede-nos respostas novas forjadas no compromisso de seguir o Senhor de modo livre e decidido. Por isso, venha-nos a graça de pensarmos e agirmos adequadamente no horizonte do amor, porque somos discípulos e discípulas na tarefa de oferecer a quem precisar o testemunho de ser de Deus!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário