sábado, 19 de junho de 2021

MATEUS 6, 24-34: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 19/06/2021


QUEM DE VÓS PODE PROLONGAR A DURAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA

Caríssimos irmãos e irmãs!

Jesus adverte-nos com essa palavra forte, ‘ninguém pode servir a dois senhores. Amarás a um e odiará o outro, será fiel a um ou desprezará o outro’. O Senhor estava referindo-se ao dinheiro e Deus. ‘Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que haveis de comer, beber, vestir, afinal, a vida não vale mais do que o alimento e o corpo mais que a roupa?’ Ele está na verdade, desafiando-nos a uma experiência profunda de usufruir dos bens da criação sem apego, sem mesquinhez que faz do ser humano ganancioso.

A vida gananciosa coloca irmãos e irmãs na exclusão, sem a devida participação daquilo que é direito de todos. Por esse motivo o Senhor disse: ‘o vosso Pai que está no céu, no entanto, alimenta os pássaros e vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar em ter, em ajuntar?’ Se fosse assim, muitos não morreriam, ou não morreríamos nós. ‘Porque ficais preocupados com a roupa? Olhai os lírios do campo. Não trabalham e nem fiam, mas ninguém se veste mais gloriosamente do que Salomão’. Por nós que somos seus filhos e filhas Deus faz mais, importa acreditarmos mais.

Quando em Deus acreditamos de fato, o nosso apego às coisas materiais se relativiza. Assim, não ficaremos martelando quanto ao que vamos comer ou beber, o que vamos vestir... Isso é coisa de pagão. É fato que devemos agir, trabalhar para organizar uma sociedade mais justa, fraterna, solidária, uma sociedade da partilha. Porém, sem as preocupações que geram dinâmicas gananciosas, do lucro, que passam por cima do bem, da verdade e do amor. Pelo contrário, ‘busquemos em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e tudo mais nos será dado por acréscimo.’

Deus nos ajude a perfazermos este caminho. É uma aprendizagem de uma lição  fundamental, para darmos ao mundo um novo rumo. Alcancemos esta compreensão e a vivência desta espiritualidade. É vivendo desse modo que teremos liberdade interior, condição para vivermos bem, sendo solidários, hospitaleiros e fraternos!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário