quarta-feira, 2 de junho de 2021

MARCOS 12, 18-27: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 02/06/2021


O Senhor é Deus dos vivos, não dos mortos

Caríssimos irmãos e irmãs!

Narra Marcos um desafio importante para o caminho da nossa existência. Se não compreendermos essa verdade de que o Senhor é dos vivos, não dos mortos, estreitaremos o nosso modo de viver e viveremos uma dinâmica da mesquinhez. Os saduceus não acreditavam existir a ressurreição, por isso disseram ao Mestre: “Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”.

Eles recordam da lei do levirato, assim chamada no Antigo Testamento, o que aconteceu com os sete irmãos. Todos se casaram com a mesma mulher, no entanto, não deixaram nenhuma descendência, ela também morreu. A pergunta é esta: “Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!” Essa é a compreensão que nos desafia profundamente, porque somos peregrinos para uma vida que não passa, uma vida em Deus, que não se repetirá.

A vida eterna não se repete conforme as circunstâncias que vivemos, mas será uma vida em Deus. Por essa razão diz o Senhor, “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu”. Na ressurreição dos mortos, como diz no livro de Moisés, na passagem da Sarça ardente, “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.

No entanto, não podemos enganar-nos a respeito dessa verdade, porque do contrário, correremos o risco de vivermos nas estreitezas e levarmos ao fracasso a nossa vida, sem abrirmo-nos ao amor de Deus. Estamos caminho para uma vida que não passa, para uma vida em Deus.

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário