quinta-feira, 17 de junho de 2021

MATEUS 6, 7-15: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 17/06/2021


PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS

Caríssimos irmãos e irmãs!

O Senhor Jesus na sua maestria conduz os discípulos a uma compreensão qualificada da dinâmica de suas vidas. Não são apenas seguidores, seguem, sobretudo para fazer aparecer como força de testemunho a presença amorosa de Deus através da vida de cada um deles. Por essa razão, o Senhor trata da oração e recomenda que a mesma seja feita pelo uso de poucas palavras, chamando de pagã quando feita com muitos palavreados e gritaria. Eles pensam, diz Jesus, que serão ouvidos pela força de muitas palavras ou, pelo tom de voz alteado. Não sejais como eles, recomenda-nos o Senhor – porque Deus sabe do que precisamos. Ora, ele nos conhece por dentro e por fora.

Obviamente que devemos pedir, mas sobretudo, pedirmos para estarmos unidos profundamente ao coração de nosso Deus. Daí que somos chamados em Cristo, que é o Filho amado a dizer: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus”. E pedir o pão de que precisamos para cada dia, mormente o compromisso do perdão para quem nos ofende. Pois o Senhor faz-nos essa recomendação, para livrar-nos do mal, de todo mal. “se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará”. Para dizer, não vale a pena manter no coração qualquer mágoa ou ressentimento, mas sempre perdoar.

A condição para sermos por Deus perdoados de nossas faltas é a condição de também sermos geradores de perdão. “Pois, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”. Vivemos o desafio da fraternidade solidária quando pensamos e repartimos o pão, o retrato da nossa competência amorosa. Somos chamados em Cristo, que é o Pão da vida para a vida do mundo a vivermos a solidariedade e a generosidade, principalmente, voltando o nosso olhar para quem mais precisa de nós. É uma graça a ser alcançada pela confiança relacional em Deus e pelo esforço nossa de cada dia.

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário