segunda-feira, 14 de junho de 2021

MATEUS 5, 38-42: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 14/06/2021


OUVISTES O QUE FOI DITO

Caríssimos irmãos e irmãs!

Mais uma lição preciosa do Sermão da Montanha. Se levados em conta os seus preceitos e vividos por nós, dar-nos-á condições de revolucionar o mundo e colocá-lo na direção do bem e do amor. Por isso, o Senhor chama-nos na condição de discípulos a nos qualificar. Não basta conservar, não é sufuciente absolutamente dizer: sempre foi assim. E sobretudo, não abrir-se para encontrar razões mais fortes, como o Senhor nos pede para vivermos a fraternidade e a solidariedade.

A lei dizia: olho por olho e dente por dente. O Senhor, porém, diz-nos, “Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!”Ora, o Senhor não está pedindo que sejamos depositários e destinatários de qualquer desaforo. Ao falar assim, o Senhor está dizendo: precisamos assentar a nossa vida numa dinâmica que seja da verdade e da sinceridade. Sobretudo, precisamos desenvolver em nós a simplicidade e a capacidade, desafio existencial de termos a sabedoria e o discernimento para escolher aquilo que é a verdade, o bem e que empurra na direção das relações de concórdia.

Desse modo, não podemos de modo algum assentar-nos naquilo que não leva absolutamente nada. Do contrário, pode desqualificar-nos no contexto dos nossos relacionamentos humanos, na família, no ambiente de trabalho e até na Igreja. Por isso, é preciso ter o bom senso para que, como graça de Deus levar adiante na direção certa o que é necessário. O senhor é prático ao dizer, “Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!”

Ora, se o manto não é essencial, porque não abrir mão? Não podemos abrir mão ou negociar é dos valores, do essencial, daquilo que conta na construção de um mundo melhor e na edificação da nossa pertença ao Reino de Deus. Dessa forma, continua orientando o Senhor: “Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

Fecundemos em nós pela experiência do amor de Deus a capacidade de sermos solidários e fraternos. Este é o caminho e não há outro. Por isso, conceda-nos o Senhor a graça de percorrermos a existência com amor, construindo a paz.

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário