sexta-feira, 11 de junho de 2021

JOÃO 19, 31-37: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 11/06/2021


FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Caríssimos irmãos e irmãs!

Celebramos hoje a festa do Sagrado coração de Jesus e somos desafiados a cultivarmos em nós os mesmos sentimentos dele. E como podemos constatar na narrativa de São João, é grande a generosidade do amor de nosso Deus. “Era páscoa, os judeus para evitar que ficassem na cruz durante o sábado os curssificados, pois era dia de festa solene, pediram a Pilatos para quebrar as pernas dos crussificados e os tirassem da cruz. Assim fizeram os soldados. Mas ao aproximarem-se de Jesus viram que estava morto, não lhe quebraram as pernas. E aí está a bondade e graça de Deus, o gesto que faz nascer a nossa Igreja.

A nossa Igreja nasce do lado aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Aliás, não nasce apenas a Igreja, surge os sacramentos. Por isso, o testemunho de João é verdadeiro, para que possamos igualmente acreditar: sangue e água da oferta que Cristo faz de si para selar que a nossa fé no seguimento dele só é verdadeira na medida em que a nossa vida se torna também oferta para superarmos tantos desmandos, corrupção, indiferenças e tudo que está na contramão da solidariedade tão necessária para o nosso tempo e para a nossa vida.

Desse modo, a Escritura se cumpriu quando diz: “não quebrarão nenhum de seus ossos e olharão para aquele que transpassado”. Somos chamados a olhar para ele, Cristo Senhor e lembrarmos que sua morte confere vida aos mortos, por sua morte o céu e a terra choram. Assim aconteceu para que do lado de Cristo morto na cruz se formasse a Igreja e se cumprisse aquilo que devemos também cumprir. Devemos, sobretudo, olhar para ele, a quem transpassamos com os nossos pecados, para nele refazermos o nosso caminho.

Peçamos a Deus a graças de um coração com os mesmos sentimentos de Cristo, rezando de modo especial por cada presbítero e bispos, pois participando do pastoreio do Senhor, precisam de igual modo hospedar em seus corações o amor que transforma, que reconcilia e edifica. E assim, cada pessoa, como João possa acreditar na graça sacramental do lado aberto do Senhor, de onde vem o batismos de todos nós, que nos lava e purifica.

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário