quarta-feira, 30 de junho de 2021

MATEUS 8, 28-34: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 30/06/2021

O PECADO NOS SEPULTA

Caríssimos irmãos e irmãs!

A condição dos dois possuídos pelo espírito do demônio, narrado pelo evangelista Mateus mostra-nos que precisamos fazer a experiência de sairmos de nossos túmulos: o pecado nos sepulta, porque nos tira a liberdade e impede-nos de vermos o caminho e de prosseguirmos na direção certa. Haviam, portanto, duas pessoas enjauladas pelo espírito do mal, eram violentos e ninguém podia passar por aquele caminho: estavam fora da comunidade, não tinham inteireza para participarem dela.

Porém, de dentro vem um grito: “o que tens a ver conosco filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar?” Ora, é de Deus que vem a nossa restauração e a nossa recuperação. Por isso, estando ali pastando uma manada de porcos os demônios suplicavam dizendo: “se nos expulsa manda-nos para a manada de porcos”. O homem, a mulher, cada pessoa é templo de Deus e não do domínio do demônio.

Os demônios saíram, foram para os porcos, que se dispersaram, atirando-se ao mar. Dado este fato, os cuidadores dos porcos contaram para todos o que aconteceu e a cidade inteira veio se encontrar com Jesus. No entanto, não compreenderam o alcance e a importância determinante da sua presença que nos restaura. Por isso, pediram que Ele se retirasse da região deles. Contudo, nós precisamos pedir ao Senhor a graça da recuperação e da conversão para estarmos à altura da nossa dignidade de filhos de Deus. Fecunde-nos, pois o Senhor de modo determinante!

Padre Iran Gomes Brito

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário