quinta-feira, 10 de junho de 2021

MATEUS 5, 20-26: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 10/06/2021


Desatar os nós dos nossos corações

Caríssimos irmãos e irmãs!

A nossa justiça, diz o Senhor, deve superar a justiça dos mestres da lei e dos fariseus. Eles cumpriam adequadamente o mandamento de não matar. O Senhor nos pede mais... Diz: “não matarás. Quem matar será condenado no tribunal”, para reforçar em nós a especialidade do seu pedido. Pois expressa: “todo aquele que se encoleriza com o seu irmão será réu em juízo. Quem chama o irmão de patife, será condenado. E quem chama o irmão de tolo, irá para o fogo do inferno”. São palavras fortes com o objetivo desatar os nós dos nossos corações que impedem-nos de vivermos fraternalmente com todos.

O senhor desafia-nos a sermos especialistas no relacionamento, no desenvolvimento de uma grande competência de reverenciar e respeitar cada pessoa, mormente os pobres, os sofredores e quem precisa do nosso carinho e dedicação amorosa. Para dizer, devemos ser excelências no trato com cada pessoa humana, tratando a todos com especial afeição e veneração. Não podemos, por exemplo, fazer do nosso coração um altar de mágoas, de ressentimentos e de sentimentos que nos desfiguram, na nossa condição de filhos e filhas de Deus.

Por isso, diz-nos o Senhor, “quando estiveres indo levar a tua oferta para o altar e lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a oferta diante do altar”. Em outras palavras, o Senhor está nos dizendo: é preciso reconciliar-se. Não podemos viver uma vida distante e na inimizade. Só temos condição moral de apresentar a Deus a nossa oferta, sobretudo, a oferta da nossa vida se o nosso coração estiver purificado. Daí a importância de buscarmos a reconciliação com aquele que se põe como nosso adversário.

Para tanto, fixemos o nosso olhar em Cristo e na sua misericórdia, para termos em nós a capacidade decidida de perdoar e de vivermos a alegria da fraternidade, o senho de Deus. Que Deus nos abençoe, ajudando-nos a pôr em prática e com solicitude a grandeza do seu amor que perdoa, cura e salva.

Padre Iran Gomes Brito

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário