sábado, 12 de junho de 2021

LUCAS 2, 41-51: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 12/06/2021


GRANDEZA E LARGUEZA DO CORAÇÃO DE MARIA

Caríssimos irmãos e irmãs!

Celebramos hoje a festa do Sagrado Coração de Maria, desafiados e convocados a compreendermos a grandeza e a largueza do coração da Mãe e discípula exemplar. Mostra-nos a grandeza do seu coração nas circunstâncias concretas da vida, como naquele caso, indo para Jerusalém, para a festa da páscoa, quando Jesus havia completado doze anos. Passado os dias da festa começaram a viagem de volta, mas o menino ficou em Jerusalém sem que os pais notassem.

A narrativa de Lucas põe-nos diante da Sagrada família: Jesus, Maria e José, vivendo as circunstâncias concretas e comuns da vida. Os pais penando que o filho estivesse na caravana caminharam o dia inteiro. Depois procuravam-no entre parentes e conhecidos porque caminhavam juntos, na confiança que era própria das relações da época. Não o encontrando, voltaram à Jerusalém para procurá-lo. Tres dias depois, no templo o econtraram sentado entre os mestres escutando e fazendo perguntas.

Ali Jesus enchia de admiração a todos que o escutava em razão da sua inteligência e pela beleza de suas respostas. Naquele contexto brota o diálogo para mostrar a grandeza e a largueza do coração de Maria. Ela pergunta: “meu filho porque agistes assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos angustiados a tua procura”. Porque me procuráveis, pergunta Jesus respondendo: “não sabeis que devo estar na casa do meu pai?” A mãe e o pai são chamados a compreender a grandeza da missão do próprio filho. 

Jesus ajuda Maria e José a alargarem a sua compteensão e a sua missão, que é o desafio permanente para todos nós. Após aquele diálogo desceu para Nazaré, porque era obediente aos pais. E como mostra o evangelista, Maria manifesta a grandeza do seu coração: “conserva no coração todas estas coisas”. Conservar no coração todas as coisas de Deus é o único modo de alargar o coração. Sejamos em tudo a Deus obedientes, para que o nosso coração se sustente no caminho de vida, na justiça e na paz.

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário