sexta-feira, 18 de junho de 2021

MATEUS 6, 19-23: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 18/06/2021


O OLHO É A LÂMPADA DO CORPO

Caríssimos irmãos e irmãs!

Esta passagem do capítulo seis do Evangelho de São Mateus, Sermão da Montanha precisa ecoar permanentemente em nossos corações. Nela o Senhor quer mostrar-nos a nossa responsabilidade na construção de uma vida nova a partir daquilo que somos. Os descompassos de uma sociedade, de uma família, do ambiente de trabalho ou da Igreja não caem do céu, são produzidos por nós.

Dessa maneira, cada um de nós precisamos desenvolver a clara consciência a respeito de nossas escolhas, de nossos gestos, de nossas atitudes. Por isso, o Senhor diz: “não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destrói e os ladrões assaltam e roubam”. O nosso tesouro tem que está no céu, onde a traça não destrói e nem ferrugem ou ladrões estragam. O nosso tesouro é o nosso coração.

A pergunta que se impõe a partir da escuta desta Palavra do Senhor é a seguinte: o que de fato é importante e conta para nós? Muitas vezes contam para nós coisas que na verdade, colocam-nos na contramão do bem e do amor. O Senhor, portanto, desafia-nos como discípulos, quando diz: “o olho é a lâmpada do corpo”. Assim, o que vemos, o que a nossa inteligência alcança, o que raciocinamos deve sempre iluminar e conferir sentindo a nossa vida.

“Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão”.  Isto é, se temos vícios, se escolhemos coisas que vão na contramão do bem e da verdade, nós estaremos na escuridão. Se a luz que existe em cada um de nós, o Senhor diz, “como será grande a escuridão”. Precisamos, pois de uma força orante profunda, que nos faça trabalhar dentro de nós e ocorram as nossas midificações.

Sejamos homens e mulheres dados a oração – porque a oração é o caminho experiencial que possibilita a qualificação da nossa condição humana. Qualifiquemo-nos, para que brilhe a nossa luz, que não é vaidade, mas a experiência de sermos sinceros e de vivermos no amor de Deus. Percorramos este caminho e tenhamos esta força interior, sendo com Jesus luz no mundo em trevas!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário