sexta-feira, 4 de junho de 2021

MARCOS 12,35-37: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 04/06/2021


E uma grande multidão o escutava com prazer

Caríssimos irmãos, irmãs

Jesus é o amado filho de Deus, o Messias salvador da humanidade. Por isso, no templo e em todos os lugares ele ensinava o povo para formá-lo na compreensão dos mistérios da sua identidade. Ora, havia entre muitos discussões em torno de quem ele era. Os estreitamentos de corações e mentalidade bloqueava-no e não conseguiam chegar à raiz ou ao essencial da fé em Cristo, no reconhecimento de quem ele era.

Por isso, os ele dizia para ensinar: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés”. Ora, há um equívoco na compreensão dos mestres da lei, equívoco que precisa ser corrigido, do contrário, não darão conta de ir adiante, ou seja, não superarão compreensões inadequadas, porque Davi também reverência o senhorio de Deus e igualmente esperava o Messias. Por isso, o salvador não vem de Davi, vem de Deus.

E o Senhor conclui o seu ensino: “Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E diz a narrativa sagrada: uma grande multidão o escutava com prazer. Embora tivesse quem o rejeitasse, quem não o compreendesse e quem refutasse, havia igualmente pessoas dóceis ao Espírito que o escutava. Em última análise, escutar Jesus é querer fazer processos de conversão.

Que Deus nos capacite para a sensibilidade da escuta de seu Filho, o Senhor, para nele encontrarmos o rumo certo da nossa vida, salvação! Escutemo-lo com prazer – o seu ensino é valioso e precisa passar pelo nosso ouvido e fazer morada coração!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário