quarta-feira, 9 de junho de 2021

MATEUS 5, 17-19: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 09/06/2021


Não penseis que vim abolir a lei e os profetas

Caríssimos irmãos e irmãs!

Na sequência dos seus ensinamentos, o Senhor com sua maestria, no Sermão da Montanha clareia o entendimentos dos seus interlocutores, como ilumina a compreensão de cada um de nós. Como nos dias de hoje, no tempo de Jesus também haviam muitas confusões, sobretudo, quando se pensa o Messias e as ações que dele demandam. Ora, há desde sempre uma tendência humana de burlar leis, regras, de conferir pouco significado o que muito significa.

Por essa razão, conhecendo o coração humano, porque o Senhor nos conhece por dentro, diz o Senhor: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. Noutras palavras, Cristo é a chancela Do Alto, ou seja, o carimbo com o qual Deus autentica o seu querer, o seu projeto no coração humano. Mais ainda: o Senhor efetiva o cumprimento da vontade de Deus porque encarna o seu rosto e o torna conhecido e manifesto.

Assim, continua o Senhor com o seu toque de clareza maestral: “Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra”. Na verdade, a nossa vida ganha sentido especial quando ela faz eco com a existência do amado Filho de Deus, Jesus Cristo que diz da razão da sua existência: “eis que vim para fazer a vontade de Deus”.

Dessa forma, não resta-nos dúvida, para fazermos a vontade de Deus antes de qualquer coisa, exige-nos, espírito de consideração para quem nos fala ao coração ou, de outro modo, como diz o salmista, para quem “na intimidade nos ensina a sabedoria”. Só Deus ensina-nos na intimidade, só Ele nos permite vislumbrar e experimentar a graça de sermos mais, quando na força da sua graça pomos em prática os seus mandamentos, por menor que sejam.

E há um mandamento basilar sobre o qual devemos alicerçar a nossa vida, a nossa conduta: o mandamento do amor a Deus sobre todas as coisas e o ser humano por causa Dele. Quando o Senhor fala da vivência da Lei e dos Profetas, chama-nos a atenção para o nosso grande desafio, vivermos marcadamente a experiência do amor que transforma e que cura as feridas expostas de um mundo em conflitos. Que Deus nos confira a graça de vivermos o seu querer, a sua santa benevolência, fazendo a sua vontade!

Padre Iran Gomes Brito


 

Um comentário: