terça-feira, 1 de junho de 2021

MARCOS 12,13-17: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 01/06/2021


É lícito ou não pagar o imposto a César?

Caríssimos irmãos e irmãs!

O coração humano corre sempre o risco de não ser sincero, de não ser transparente e de dialogar para poder enrolar os outros, passar para trás, levar vantagens. As autoridades mandaram fariseus e partidários de Herodes para apanharem Jesus em alguma palavra e dizem como se fossem sinceros: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém”. De fato, eles sabem que o Senhor é honesto e verdadeiro, no entanto, não praticam a conduta do Mestre.

O discípulo do Senhor é desafiado a ser sempre sincero e honesto em tudo. Eles acrescentam: “Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus”. E fazem-lhe a pergunta, não foram sinceros, “Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” Jesus os conhece por dentro. Nós não nos conhecemos adequadamente, mas Deus nos conhece até as entranhas. Por isso, sabia o que eles estavam praticando a hipocrisia, não eram verdadeiros.

Por isso, pergunta o Senhor: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja. Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Ficaram admirados, talvez não convertidos, mas no fundo, como diz santo Agostinho, o desejo de Deus é que no coração humano esteja marcado seja sua imagem, imagem que fomos criados e somos semelhança.

Este é o nosso desafio, desapegar de qualquer imagem que não seja a imagem do Senhor, a única imagem que dignifica-nos. Precisamos construir a nossa interioridade na sinceridade, na verdade e na transparência, nunca hipócritas. Comecemos este mês de junho com este propósito, sermos em tudo autênticos!

Padre Iran Gomes Brito




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário