terça-feira, 15 de junho de 2021

MATEUS 5, 43-48: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 15/06/2021


SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO

Caríssimos irmãos e irmãs!

Este é o ápice da nossa vocação, o chamado que Deus nos faz  e do sentindo de recebermos a vida como dom. A vida não é dom para gastá-la no tempo, de qualquer maneira. Pelo contrário, o caminho é construir nela como dom a perfeição, buscando viver a nossa semelhança a Deus que é o nosso Pai. “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. É difícil e exigente, mas essa deve ser a nossa meta.

Uma meta tem que ser sempre para além daquilo que é o comum, exigindo de nós um esforço maior. Por isso, o Senhor qualifica-nos ao dizer: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Jesus nos ensina algo mais, uma meta desafiadora, “amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”. É dessa maneira exigente e desafiadora que nos tornamos verdadeiros filhos do nosso Pai que está no céu, que faz nascer o sol para todos indistintamente, porque ele é bom e cuida de nós para além de merecimentos.

O Senhor, portanto, desafia-nos com esta pergunta: “se amai somente aqueles que vos amam que recompensa tereis?” ora, segundo o Senhor cobradores de impostos e pagãos fazem a mesma coisa. Assim, para quem é cristão, amar só quem o ama não faz nada de extraordinário. Fazer o comum, o habitual, sem ir além, sem fazer o que Deus faz na sua misericórdia para conosco, é tornar pequeno o coração e, por isso, pequenos também, os passos na direção do amor de Deus.

A nossa santidade de vida se insere num jeito de ser e viver marcados pela força do amor. “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. Sensibilize-nos Deus a procurarmos caminhos novos, na riqueza de sua bondade. Pois, tudo ele faz para qualificar-nos e igualmente nos levantar. Por isso, precisamos fazer-nos capazes de vivermos a vida na força do seu amor. Para tanto, cabe-nos no caminho aberto por Jesus cuidarmos dos nossos relacionamentos como irmãos e irmas, sem jamais perdermos de vista o caminho da santidade, como meta a ser alcançada!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário