quinta-feira, 24 de junho de 2021

LUCAS 1,57-66.80: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 24/06/2021


DEUS ENTRA NA HISTÓRIA

Caríssimos irmãos e irmãs!

O nosso Deus na sua bondade entra na história, como entra com o seu filho amado e intervém, dirige-a, exigindo-nos a capacidade de uma abertura para percebermos que é Ele quem tudo conduz e é na força da sua graça que devemos apostar. O Senhor entrou na vida de Isabel e de Zacarias que viviam a desventura de não terem tido um filho. No entanto, ela na sua velhice e estéril por graça de Deus recebe o dom de um filho. Deu a luz e os vizinhos ficaram felizes porque viram a misericórdia de Deus agindo na vida de Isabel. Por essa razão, alegraram-se com ela.

A misericórdia de Deus precisa ser percebida, para que nossos corações se alarguem, nossa voz possa ser ouvida e a nossa língua se solte para dizer aquilo que de fato constrói um bem. Foi dessa maneira que aconteceu com Zacarias, quando no oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar a ele o nome de Zacarias, no entanto, disse ele que o menino se chamaria de João. Zacarias havia compreendido no nome do seu filho que Deus é graça – porque o Senhor agiu com força de misericórdia na sua vida.

Alguns contestaram o nome João alegando não haver parentes de Zacarias com esse nome. Pediram, portanto, um sinal ao pai que prontamente deu o sinal, pedindo uma tabuinha e escreveu: João é o seu nome. Na verdade, Zacarias reconheceu a misericórdia de Deus, abriu a sua boca, a sua língua soltou-se e começou a louvar a Deus, dizendo a verdade e o bem que é o verdadeiro louvor a Deus. Os vizinhos maravilhados, no entanto, tinham medo.

O medo é o nosso desafio. É o temor que devemos cultivar de não sermos capazes de conferir a misericórdia de Deus que se manifesta e que se vista nos tocando, abre-nos o coração e a vida. Por essa razão pensavam: o que virá ser este menino? A mão do Senhor estava com ele. Na vida e missão de São João Batista Deus revela um caminho de conversão e nos renova a vontade de sermos testemunhas autênticas do Evangelho, de um Deus que entra na história!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário