domingo, 6 de junho de 2021

MARCOS 3,20-35: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 06/06/2021


O caminho do bem a ser percorrido

Caríssimos irmãos e irmãs!

Para ajudar-nos a percorrermos o caminho bem do Senhor pergunta e responde: quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E olhando para aqueles que estavam ao seu entorno diz, aqui estão minha mãe e meus irmãos. Ele fala assim para ensinar-nos a julgar com retidão na verdade eno amor. Só quem faz a vontdade de Deus é irmão, irmã e mãe de Jesus. Esta obediência amorosa é o único caminho para experimentarmos que tudo será perdoado aos homens tanto os pecados como as blasfemias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo jamais será perdoado.

Quem blasfema contra o Espírito Santo será culpado de um pecado eterno. Porém, em vista da vida eterna que nos será outorgada no último dia, a remissão dos pecados é a primeira graça que é-nos dada. Contudo, se esses percados subsistirem permaneceremos na inimizade de Deus, ficaremos dele separados por nossa culpa, conforme a Palavra da Escritura: “vossas iniquidades criaram abismos entre vós e vosso Deus. É contra esse dom gratuito que faz um coração impenitente.

A impenitência é a blasfemia contra o Espírito, sem que para ela haja perdão nessa vida ou na outra. Assim é alguém que é impelido a penitência pela paciência de Deus. Precisamos rever o nosso coração, ele não pode ser duro, antes, precisa numa relação amorosa com o Senhor, ser a ele obediente, fazer a sua vontade para dele ser parte, família. Conforme escutamos do Senhor hoje, “sua mãe, seus irmãos e irmãs são todos aqueles que fazem a vontade de Deus”.

Porém, quando nos propomos a fazer a vontade de Deus há compreensões, mas há iguamente incmpreensões, até acusações, basta percerber a vida do Mestre e Senhor, pois “diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios”. O certo é não se permitir contaminar por quem não está com disposição para percorrer o caminho com o Deus da vida. Diante desse tipo de coração duro vale pensar que está lutando, guerreando e que precisa vencer. E vence se com Deus permanecer.

O senhor nos ajude, dando-nos o suporte suficiente para em tudo lhe ser solícitos, fazendo a sua vontade e vivendo do seu amor desmesurado, que em nós se derrama e nos restaura, purifica e salva. Esse é o caminho a ser percorrido!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário