sábado, 19 de abril de 2014

Lobão Filho desembarca em São Luís esta semana e iniciará agenda política

O Imparcial
Senador será recebido por prefeitos, vereadores e deputados na Assembleia Legislativa, na quarta-feira.
Ronaldo Rocha
Da editoria de Política

O senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB), desembarca no início da tarde desta quarta-feira em São Luís, após recuperar-se de duas cirurgias, para iniciar de fato a corrida ao Palácio dos Leões nas eleições de outubro.
 
Ele deve ser recebido pela cúpula estadual do PMDB e por lideranças do grupo governista. Logo após o seu desembarque, Lobão cumprirá agenda com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de vários municípios, além de deputados federais e estaduais e líderes de partidos, na Assembleia Legislativa, em evento articulado pela própria legenda.
 
Este será o primeiro ato político no Maranhão do pré-candidato após ter assumido a condição de representante do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) na eleição majoritária que se aproxima.
 
Antes disso, o peemedebista foi recebido no Instituto Lula em São Paulo pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, oportunidade em que teve assegurado o apoio do PT para a sua candidatura. Na ocasião, ele estava acompanhado do ministro de Minas e Energia, e seu pai, Edison Lobão (PMDB).
 
O pré-candidato afirmou que aguarda com expectativa o seu desembarque na capital. Entusiasmado com as primeiras movimentações políticas em torno de seu nome, ele assegura estar pronto para a eleição, em que terá como principal adversário o comunista Flávio Dino (PCdoB), que na semana passada aderiu à candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República.
 
"Logo após o meu desembarque, seguirei para a Assembleia Legislativa, onde ocorrerá um grande ato cívico de nosso grupo. Ouvirei lideranças políticas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e correligionários sobre a perspectiva que cada um tem em torno desta candidatura. O ato também servirá para mostrar a unidade de nosso grupo político, que sem dúvida alguma chega forte para esta eleição", disse.

Reuniões - Lobão Filho também iniciará uma maratona de reuniões com líderes partidários para discutir alianças políticas para o pleito. Além de ter um primeiro encontro com a cúpula do PMDB, ainda na quarta-feira, o senador deverá se reunir com partidos políticos já na quinta-feira.
Ele tem pré-agendada para este dia, por exemplo, uma reunião com o presidente do PEN, deputado estadual Jota Pinto, que pleiteia a abertura de espaços no Senado para o segundo suplente, Heber Waldo Silva Costa, o pastor Bel (PEN) em troca de apoio na eleição.
 
O pré-candidato também será recebido pela governadora Roseana Sarney no Palácio dos Leões e sentará com deputados estaduais da base governista, que defendem a unidade em torno do projeto eleitoral.
 
"Na quinta e na sexta-feira eu vou aproveitar para fazer alguns contatos pessoais, até porque tenho conversado com as pessoas apenas por telefone. Então será a oportunidade de sentir um pouco a classe. Analisar o que cada um pensa individualmente e apresentar o meu projeto para esta eleição. A partir de agora, estarei em campo", completou.
 
Lobão também buscará partidos e lideranças de oposição. Ele já tem contato com o PDT - que ameaça romper a aliança com Dino após o comunista ter aderido ao PSDB -, e buscará entendimento com o PP e com o PR.
 
"Estou aberto a conversar com todos, inclusive com alguns partidos de oposição. Na minha ida aí para São Luís também haverá encontros com essas frentes", finalizou.

Candidatura de Lobão Filho gera expectativa


Lideranças políticas demonstraram entusiasmo com a pré-candidatura de Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado pelo grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB). O peemedebista foi escolhido pré-candidato após o ex-secretário de estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), ter desistido da disputa. Desde então, o senador tem movimentado a política local e no âmbito nacional, o que mudou por completo o cenário eleitoral no estado.
 
Na última quarta-feira, Lobão recebeu o apoio de Luis Fernando Silva, durante encontro em sua residência, em Brasília. Na ocasião, o ex-secretário de Infraestrutura passou para Lobão alguns detalhes sobre a rede de apoio que já havia construído no Maranhão. "Luis Fernando está animado", afirmou.
 
Lobão agora dará continuidade aos contatos e alianças antes firmadas por Luis Fernando.
 
O líder do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão na Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (PMDB), que aguarda com expectativa a chegada de Lobão na capital, disse estar otimista em relação à pré-candidatura do grupo. "O Edison Lobão Filho foi uma escolha de grupo, de consenso. Ele é um senador da República preparado para esse desafio e o grupo marchará com ele rumo à vitória", disse.
 
O líder do Bloco Parlamentar Democrático do Legislativo Estadual, deputado Edilázio Júnior (PV), falou da força política do pré-candidato e destacou a importância do apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao peemedebista. "A declaração de apoio de Lula foi muito importante para o grupo, pois veio de um político que tem a maior popularidade da história do país. Tenho a certeza de que sairemos vitoriosos das urnas", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário