quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

NOVEMBRO AZUL: A REDE DE SAÚDE DE PARAIBANO CONSCIENTIZA HOMENS PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar aos homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e combate do câncer de próstata e promover atividades voltadas ao diagnóstico e tratamento da doença, a campanha acontece com mais intensidade no mês de novembro e tem como símbolo o bigode.
Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.
Com apoio da Sec. Municipal de Saúde na pessoa de Caroline de Almeida-secretária, dos médicos e dos enfermeiros coordenadores, todos os profissionais da saúde do município envolveram-se na campanha que começou no início do mês de novembro com preventivos, atendimentos, palestras e sorteio de brindes em todas as Equipes de Saúde da Família.
Foram realizados exames do antígeno prostático específico (PSA) que é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. O PSA é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A maioria dos homens saudáveis ​​têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário