quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

GESTÃO MUNICIPAL SE REUNE COM PRODUTORES QUE ESTÃO INSERIDOS NO PAA E COM A GERÊNCIA DO BANCO DO BRASIL



O encontro deu-se no prédio da Sec. de Ass. Social e Sec. de Agricultura na tarde desta quarta-feira, 02, cujos objetivos foram a entrega dos cartões do Banco do Brasil aos participantes do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA e apresentação da Central de Abastecimento do PAA (um salão no mesmo lote da sec. de  agricultura); ali os produtores receberam além dos cartões orientações da coordenação do programa; programa este que é articulado através da Sec. de Assistência Social em parceria com a Sec. de Agricultura junto ao Governo Federal.
Se fizeram presentes a Aparecida Furtado – Prefeita, Rejany Gomes – Vice Prefeita, Edivânia Coelho - Sec. de Assistência Social, Júlio César - Sec. de Agricultura, Marcelo-Gerente do Banco do Brasil, Ana Célia-Vereadora Presidente da Câmara, Socorro Lucena-Vereadora, Luzia Ribeiro - Sec. de Educação, Joselane  Freitas - Se. Adj. de Educação, Maurício Freire - Coordenador do PAA, diretoras e os produtores cadastrados no PAA do Município de Paraibano.
“As coisa acontecem, porém nós temos visto a luta por parte da Gestora Municipal, Aparecida Furtado, à frente do nosso município;  agradecer pelo enorme esforço que a Prefeita faz é pouco, por esse programa por exemplo, pois dos 217 municípios maranhenses apenas 28 foram contemplados com o PAA, e Paraibano é um deles”, destacou Rejany Gomes, Vice Prefeita.
Entre os produtos do programa estão: mamão, pepino, pimentão, macaxeira, abobora, tomate, cheiro verde, bolos e vários outros. Os produtos serão distribuídos a vinte programas ou entidades  cadastradas, entre elas: PETI, PROJOVEM, Centro de Convivência dos Idosos, Hospital Mun. Dr. Pedro Neiva de Santana, dez escolas da Rede Municipal de Ensino, Associação da Pessoa com Deficiência, entre outras.
A Diretora do Januário Dias, Elieuda Duarte, falou da importância do PAA revelando: “foi uma novidade para os alunos e para todos, os alimentos naturais, fresquinhos da hora; um benefício maravilhoso, enriquecedor na qualidade da nossa merenda escolar”.
Marinalva Santos e Claudiana Sousa, ambas fornecedoras de bolos para o programa, afirmaram estarem gostando muito de estarem inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos; “só temos a agradecer, uma ajuda que veio em boa hora”,  revelaram as fornecedoras do PAA.
O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. Em Paraibano nesta etapa do Programa que tem vigência  até maio de 2016  estão cadastrado 38 produtores, foram garantidos R$ 198.000,00 (cento e oitenta mil reais), sendo que cada produtor cadastrado poderá vender até 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais).
Entre os principais objetivos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA estão: fortalecer a agricultura familiar; fortalecer circuitos locais e regionais e também as redes de comercialização; valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentivar hábitos alimentares saudáveis; e estimular a organização dos agricultores familiares em cooperativas e associações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário