sábado, 14 de setembro de 2013

PERFURAÇÃO DE POÇOS EM PARAIBANO


MÁQUINA DA FIRMA TOCANTINS POÇOS ARTESIANO LTDA

     O problema da falta d’água no município de Paraibano é evidente, e vem se estendendo há muito tempo, o momento atual da CAEMA é o pior de todos em Paraibano, no entanto temos boas informações no sentido da solução do problema.
     Em conversa com o Sr. Ari Furtado esposo da Prefeita Aparecida Furtado, falando sobre a água, ele nos relatou: “meu caro Bira, água é vida... veja só, o problema da CAEMA é quase que geral no estado, Paraibano infelizmente chegou a um momento crítico, sabemos que a atribuição do abastecimento d’água na cidade é de responsabilidade da CAEMA, a prefeitura é responsável em dá atenção aos poços da zona rural (41), e estes estão funcionando, um problema aqui outro ali, mas a prefeitura logo conserta.  Não estamos fugindo da nossa responsabilidade com relação a água da zona urbana, pois também é uma preocupação de Aparecida. Pois bem, temos boas notícias; além dos dois carros pipas que temos ai, vai chegar um outro com capacidade de 15.000 litros e, terça-feira (17/09), a CAEMA estará colocando uma bamba nova no P10 que é o poço da Rua 7, renovando parte da encanação, para jogar 70.000 litros de água por hora, e a bomba do P10, vão colocar no poço da Substação que irá jogar 60.000 litros por hora, vai melhorar muito. Enquanto isso conseguimos sensibilizar a CAEMA para perfurar mais um poço, a CAEMA pediu um terreno e a Prefeitura doou, e a CAEMA vai perfurar em breve um poço na Vila Leão.
     Vendo a dificuldade (financeira, administrativa... ) da CAEMA em perfurar novos poços, então corremos atrás, a batalha tem sido grande. Nós conseguimos, um convenio com o Governo do Estado, e contrapartida do município, angariamos recurso para perfurar um poço, inclusive a máquina já está perfurando esse poço na Substação, este si der uma boa evasão vai ficar para o bairro da Substação, que é realmente um bairro muito sofrido com esta questão d’água, lá tem várias ruas que não vai água a dois anos.
     Temos corrido para São Luis e para Brasília, estivemos em Brasília com o Senador Cafeteira e, através do Deputado Rogério Cafeteira conseguimos uma emenda de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), emenda individual que está carimbada, falta apenas empenhar para liberar o recurso,  para a prefeitura contratar a empresa. Tem mais, recentemente a prefeita juntamente com sua equipe fez um projeto junto ao Ministério da Integração Nacional, solicitando o projeto de um poço profundo no valor de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) que é: poço, caixa d’água e expansão de rede, em seguida fomos onde o Ministro Edson Lobão e pedimos socorro a ele, para nos dar uma força, pois Paraibano está sofrendo, Lobão ligou para o Ministro Fernando Bezerra, e quando retornamos para falar com o Ministro Fernando Bezerra ele disse: o pedido do Lobão para mim é uma ordem, o Ministro Lobão merece tudo para mim.
     Então estamos nesta luta, o Ministro estar acompanhando, não digo que estar resolvido, mas estamos no caminho, estamos fazendo o que podemos, pedindo socorro, reivindicando e na esperança que sejamos atendidos também com esse poço, e que Paraibano possa ter dias melhores com fartura de água”, concluiu Ari Furtado.


HOMENS E MÁQUINA EM AÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário