quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA MOBILIZAM USUÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DE PARAIBANO

Ao microfone Elisiana Lucena, coordenadora do Bolsa Família, na Igreja de Stº Expedito no Residencial João Furtado com usuários do PBF/foto: Bira da Rádio


A série de encontros que começou na segunda-feira, 25, pelo Bairro Subestação e Vila Guilhermino Brito, aconteceu também no Residencial João Furtado na terça-feira, 26, e passará por todas as comunidades da  zona urbana até a próxima semana, abordando as condicionalidades do Bolsa Família, cadastros não atualizados em 2015, Carteira do Idoso, informações sobre o Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) e a participação da coordenação da vigilância epidemiológica reforçando a questão do combate ao Aedes Aegypte.
As ações que aconteceram nas Igrejas de Stº Antônio na Subestação e Stº Expedito no Residencial para usuários do Bolsa Família das referidas comunidades contou com a presença de Edivânia Madeira - sec. de ass. Social, Carlos Henrique – sec. adj. de ass. social, Elisiana Lucena - coordenadora do Bolsa Família, Gilclean Gomes-téc. da se. de ass. social, Antônia de Kássia, enfermeira coordenadora da vigilância  epidemiológica de Paraibano, Ariston Alves-educador em saúde e  Jacislane Carvalho-enfermeira do Residencial João Furtado.
Ambos os encontros teve início por volta das 15:30h com a explanação de Antônia de Kássia, enfermeira coordenadora da vigilância  epidemiológica de Paraibano na Substação e Jacislane Carvalho-enfermeira do Residencial João Furtado, que reforçaram a questão da limpeza dos depósitos de água e dos quintais, especialmente neste período chuvoso, quando aumenta o índice de focos positivos do mosquito Aedes Aegypti, tranmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Após às orientações das enfermeiras sobre o combate ao Aedes Aegypte e  as doenças que ele transmite, panfletos foram distribuídos por Ariston Alves-educador em saúde. 
Elisiana Lucena, coordenadora do Bolsa Família, nas duas ações informou que para cartões não serem bloqueados, tem que serem obedecidas as seguintes condicionalidades:  atualização cadastral, está matriculado e obedecer a frequência escolar, e, crianças tem que estarem com peso e altura sendo acompanhados pelas agentes comunitária de saúde.  Chamou a atenção daqueles que não fizeram a atualização em 2015 para fazer até fevereiro e, os responsáveis por crianças que vão completar 6 anos até março que atualizem o cadastro a partir do dia 22 de fevereiro até o final de março a fim de evitar o cancelamento do benefício. “O atualização cadastral geral começa a partir do mês de abril pelo Residencial João Furtado Brito; a carteira do idoso é para pessoas acima de 60 anos que possua renda de até 2 salários mínimo, é necessário que seja feito a inclusão no cadastro único e sua atualização de 2 em 2 anos”, reforçou Elisiana Lucena, coordenadora do Bolsa Família.
O Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) é um programa do Governo do Estado do Maranhão, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que consiste na complementação de renda às famílias maranhenses, com o objetivo de garantir às crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, condições mais adequadas de frequentar a escola.
Anualmente, as famílias receberão o recurso, nos meses de janeiro, com a finalidade exclusiva da compra de materiais de uso escolar. Com a melhoria nas condições de frequentar a escola, o Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família)  vai garantir, também, a permanência dos alunos em sala de aula, reduzindo os índices de abandono e evasão escolar. É mais dignidade e garantia de direitos aos alunos de todo o Maranhão.
As crianças e adolescentes precisam estar inscritas no Cadastro Único, ter renda por pessoa da família de até R$ 154,00 e estar matriculados em escola pública. Cada criança ou adolescente que esteja no perfil do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família)  vai receber o valor de R$ 46,00.
A sec. de ass. social, Edivânia Madeira, em uma de suas falas chamou a atenção dos pais dizendo: “é muito importante que os pais estejam acompanhando seus filhos diariamente em todos os sentidos e, sobre a vida escolar que acompanhe não só nos dias de reunião de pais e mestres, uma ou duas vezes por ano, mas, que observe o comportamento dos seus filhos sempre, a fim de evitar situações desagradáveis, deixando de ir à escola para fazer coisas que possa lhe trazer problemas maiores, e com a baixa frequência escolar o consequente   corte do seu benefício Bolsa Família; se pais ou responsáveis estivem tendo dificuldades de controlar situações dessa natureza com crianças ou adolescentes, saibam que, na sec. sec. de assistência social temos técnicos habilitados para  orientar na intenção de contornar situações desse tipo”, finalizou Edivânia Madeira – gestora do Bolsa Família em Paraibano.
Edivânia Madeira-sec. de ass. social, na Igreja de Stº Antônio na Subestação com usuários do PBF/foto: Bira da Rádio

Antônia de Kássia, enfermeira coordenadora da vigilância  epidemiológica de Paraibano/foto: Bira da Rádio

Carlos Henrique – sec. adj. de ass. Social/foto: Bira da Rádio

   
Ao microfone Elisiana Lucena, coordenadora do Bolsa Família, na Igreja de Stº Expedito no Residencial João Furtado com usuários do PBF/foto: Bira da Rádio

Jacislane Carvalho-enfermeira do Residencial João Furtado/foto: Bira da Rádio
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário