terça-feira, 24 de junho de 2014

A COMUNIDADE E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA



A Associação da Pessoa com Deficiência do Município de Paraibano com o apoio da Prefeitura Municipal através da sua Secretaria de Assistência Social realizaram na noite de hoje (24) um importante encontro na Escola Edison Lobão no intuito de discutir com autoridades e empresários locais a questão da acessibilidade de modo geral.

Sob o comando Manoel Francisco - Preside da Associação da Pessoa com Deficiência de Paraibano e Edivânia Coêlho – Sec. Mun. De Assistência Social, o acontecimento contou com a presença de Dilson Bessa - Pres. do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Aldilene Monteiro – Coordenadora do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Estado do Maranhão, do palestrante Wanderson José Barbosa – Coord. do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoa com Deficiência e Patologia do Maranhão, de Francisco Leosvan – Sec. Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de São João dos Patos, do Assessor Jurídico da Prefeitura de Paraibano Daniel Furtado,   Vereadores, Secretários Municipais, Pessoa com Deficiência e seus familiares entre outros.

A Coordenadora do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Estado do Maranhão Aldilene Monteiro agradeceu o apoio por parte da Prefeita Aparecida Furtado e Edivânia Coêlho e fez um pedido para Lucimar Sá - Sec. de Saúde. “Gostaria de pedir aqui a senhora Sec. de Saúde que realize ações como palestras e capacitações para profissionais do setor, com o propósito que estes possam com carinho desempenhar um trabalho de forma diferenciada para mulheres com necessidades especiais”, pediu a Coordenadora.

O palestrante Wanderson José Barbosa discorreu sobre as diretrizes legais que amparam os direitos das pessoas com deficiência, e destacou dizendo: “ todos nós temos de igual modo direito a educação, a saúde, a diversão... já pensou tomarmos um sorvete juntos, irmos a uma churrascaria juntos, estarmos em um evento, par isso é preciso termos uma cidade acessível, com calçadas padronizadas, facilitando a vida de todos”,  disse o  Coord. do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoa com Deficiência e Patologia do Maranhão.
O Vereador Murilo Ribeiro (PSL), na sua fala revelou: “muitos dos direitos da pessoa com deficiência precisam ser atendidos, vejo que ainda há muita discriminação em função disso e de outros fatores, algumas coisas já fizemos, criamos a Frente Parlamentas em Defesa das Pessoas com Deficiência e Patologia (PL de autoria de Murilo Ribeiro), a semana da mobilidade e o dia 20 de dezembro como o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência (PL de autoria do Vereador Raimundo Nonato), porém é preciso fazermos muito mais, parabenizo o Sr. Manoel Francisco e a todos vocês pelo excelente trabalho”, finalizou Murilo Ribeiro.
 
ao microfone à esquerda Wanderson Barbosa (palestrante) e à direita Aldilene Monteiro (palestrante)  

ao microfone: à esquerda Murilo Ribeiro (Vereador) e à direita Dr Daniel Furtado (advogado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário