quinta-feira, 22 de abril de 2021

JOÃO 6,44-51: HOMILIA DO EVANGELHO DO 22/04/2021


Eu sou o pão vivo descido do céu

Caríssimos irmãos e irmãs!

Ninguém pode chegar a Cristo se o Pai que o enviou não atrair. Isso ajuda-nos a compreender, portanto, que precisamos crescer numa profunda intimidade com Cristo, colocá-lo sempre como centro da nossa vida, deixando-nos interpelar por suas palavras e por seus gestos. É dessa maneira que seremos capazes de conquistar a vida plena, pois ele disse, “e eu o ressuscitarei no último dia”.

É por isso que somos chamados a sermos discípulos de Deus, no seguimento de Cristo, seu Filho. Só assim escutamos o que o Pai nos quer instruir e que dele vem. Ninguém jamais viu o Pai a não ser aquele que vem de junto de Deus, o Filho. Por isso Jesus disse, “em verdade, em verdade vos digo, quem crê em mim possui a vida eterna”. E faz uma recordação para todos nós de quem ele é: “eu sou o pão da vida”.

Assim, quem se alimenta de Cristo, na força da sua palavra e na eucaristia celebrada, não morrerá jamais. Por isso ele diz: “eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”. E o pão que ele nos oferece é ele mesmo como oferta, para garantir uma vida que não passa. Nossa confiança deve, portanto, assentar-se no sacrifício redentor de Cristo.

É por isso que a eucaristia é o centro de nossa vida. Nela proclamando a Palavra, comendo o pão e bebendo o vinho, o sangue do Senhor, seja para nós uma vida eucarística vivida. Assim encarando-a desdobraremos nossa vida em amor e solidariedade para com todos!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário