domingo, 25 de abril de 2021

JOÃO 10,11-18: HOMILIA DO EVANGELHO DO 25/04/2021


O exercício do nosso pastoreio

Caríssimos irmãos e irmãs!

Quando Jesus diz “eu sou o Bom Pastor”, quer ele fazer entrar em nossos corações seu gesto concreto de redenção. O bom pastor oferece a vida por suas ovelhas. Portanto, o nosso pastoreio é marcado pela força da oferta e, principalmente pela qualidade amorosa de que quanto fizermos, seja para o bem de todos. Do contrário, estaremos na condição de mercenários. O mercenário que não é pastor, por não ser dono das ovelhas ver o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge e deixa que os lobos as ataquem. E elas são dispersadas.

O mercenário não é exemplo, faz por interesse, não se importando com as ovelhas. Por isso, o Senhor proclama: “eu sou o Bom Pastor” O bom pastor conhece as ovelhas e por elas é conhecido, na mesma proporção do amor e do conhecimento e intimidade dele com o Pai que o conhece e que ele conhece o Pai. Por isso ele oferta a sua vida pelas ovelhas. Na verdade, a grandeza de tal gesto mostra-nos que a qualidade da nossa oferta depende da nossa experiência de amor.

A nossa experiência de amor só é verdadeira e abre-nos para a generosidade quando estamos fundados na experiência de intimidade com Cristo, Bom Pastor e por Ele, Nele e com Ele, numa profunda intimidade com o Pai. Essa é a razão pela qual tem preocupação por aquelas que estão fora, que Ele deve conduzir e que precisam escutar a sua voz, para que sejamos um só rebanho e um só pastor.

O Pai ama o Filho porque este na obediência amorosa oferece a sua vida para o bem de todos. E não se poupa, para depois receber. Porque ele mesmo diz: “ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo. Tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente”. Somos chamados, portanto, ao pastoreio qualificado por nossa capacidade de amar e fazer de nossa Igreja um celeiro de vocações. Nós todos, servidores nela.

Compreendamos o exercício do nosso pastoreio, procurando alcançar as verdes pastagens, onde nos alegraremos na companhia dos cidadãos do céu.

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário