segunda-feira, 19 de abril de 2021

EVANGELHO DE JOÃO 6,22-29: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 19/04/2021


Incondicional confiança em Cristo

Caríssimos irmãos e irmãs!

Não podemos absolutamente ter a força necessária para sermos instrumentos de mudanças no mundo se não formos instrumentos a partir da nossa fé e da nossa incondicional confiança em Cristo. A nossa força vem dele, como fizera  com aqueles cinco mil homens que foram saciados. Quando a multidão percebeu que Jesus nem discípulos estavam ali, foram a sua procura em Cafarnaum. Ao verem perguntam-no: “quando chegaste aqui mestre?” Jesus faz-lhes uma observação: “me procurastes não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos”.

O Senhor faz a observação da nossa estreiteza humana, dos interesses que fazem-nos colocá-lo muitas vezes como horizonte da nossa vida. Porém, faz-nos uma recomendação: “esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará”. Ele é de fato, marcado com o selo do Pai. Assim, perguntam eles: “que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Para realizar as obras de Deus só é possível quando cultivamos e crescemos na força da fé. Trata-se, portanto, de um exercício de depositar a fé naquele que o Pai enviou, Cristo Jesus.

Se acreditamos em Jesus, depositando nele toda a nossa confiança, vivendo o empenho diário de nele ter os mesmos sentimentos, qualificaremos cada vez melhor o nosso testemunho. Somos raça escolhida, nação santa. Por isso, seja o nosso testemunho à altura da nossa pertença ao Senhor da vida. Deus nos ajude a compreender a força desta graça, para que tocados, abrirmo-nos ao amor de Deus que se escancara para nós. Eis aí o nosso grande milagre!

Padre Iran Gomes Brito
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário