sábado, 17 de abril de 2021

JOÃO 6,16-21: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 17/04/2021


Não tenhais medo

Caríssimos irmãos e irmãs!

A presença de Deus devolve-nos a força do amor que nos faz corajosos e, sobretudo, convence-nos de que temos de ser generosos e solidários. Jesus estava com os discípulos. E após momentos vividos na sua presença amorosa eles entraram na barca e foram em direção à Cafarnaum, do outro lado do mar. Soprava um vento forte, o mar estava animado, os discípulos haviam remado cinco quilômetros, viram Jesus andando sobre as águas, na direção da barca.

Por não compreenderem de que se tratava do Filho de Deus, Deus e homem, ficaram com medo. No entanto, Jesus com a força da sua presença infunde neles, como em cada um de nós a força da coragem, quando diz, “sou eu”, ou seja, é Deus que está presente. Onde o Senhor se faz presente não há razão para o medo – porque ele é a força da vida, da vitória e de todo bem.

Certamente a grandeza deste momento ficou registrada no coração dos discípulos, como deve ficar no coração de todos nós, sobretudo, nas palavras encorajadoras do Senhor: “não tenhais medo”. Ora, o medo gera fantasmas que paralisa e produz monstros dentro do coração humano. É preciso experimentar a certeza de que Deus quer que sejamos salvos e cheguemos ao conhecimento da verdade.

Por isso, muitas vezes e de muitos modos falou outrora nossos pais pelos profetas. Quando se completou o tempo, o nosso tempo enviou o seu Filho, Palavra que se fez carne, ungido pelo Espírito Santo, para anunciar a boa nova aos pobres e curar os contritos de coração. Ele é o médico dos corpos e das almas, mediador entre Deus e os homens. Sua humanidade na unidade da pessoa do Verbo foi instrumento da nossa salvação, principalmente pelo Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Cristo!

Padre Iran Gomes Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário