segunda-feira, 30 de maio de 2016

Inscrições para 56 mil vagas do Sisu começam nesta segunda

Não há horário especificado no edital para abertura das inscrições. Serão oferecidas mais de 56 mil vagas em instituições de ensino superior.

Do G1
As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 começam nesta segunda-feira (30). Serão oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. O prazo vai até as 23h59 do dia 2 de junho. O horário exato de abertura do sistema não foi divulgado, mas a expectativa é que seja pela manhã como nas demais edições.
Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação. As inscrições, gratuitas, serão feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br .
Pelo site, no endereço http://sisu.mec.gov.br/cursos é possível realizar a busca pelas vagas, filtrando por município, instituição ou curso. Nesta edição, 33 cursos de medicina oferecerão vagas. A UFRJ é a instituição com o maior número de vagas: 100. A Universidade de São Paulo (USP), que no primeiro Sisu de 2016 fez sua estreia, não oferece vagas nesta segunda edição do ano.
O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência. O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.
O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.
Entenda o Sisu 
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Há ainda instituições estaduais e municipais que aderem ao processo. O sistema usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para determinar quais candidatos terão direito às vagas.
Quem pode participar? 
Os estudantes que fizeram o Enem e que tenham obtido nota acima de zero na redação poderão se inscrever no Sisu. As duas edições do Sisu de um determinado ano sempre utilizam os dados do Enem do ano anterior. Por exemplo, nos Sisu de 2015, valem apenas as notas do Enem 2014.
Como funciona o Sisu? 
O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina um período de inscrições durante o qual o candidato pode:
- inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção)
- alterar suas opções quantas vezes quiser durante o prazo de inscrições.
Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem.
Caso a nota do candidato permita convocação nas duas opções de vaga, ele será selecionado em sua primeira opção.
Como o Sisu calcula a nota de corte? 
Durante o prazo de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso uma vez por dia. O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até esse fechamento, o candidato pode optar por mudar de cursos ou universidades.
Quais as modalidades de concorrência no Sisu? 
O candidato pode escolher se concorre às vagas de "ampla concorrência", às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou às vagas destinadas para as demais políticas afirmativas de cada instituição.
Qual o percentual da reserva de vagas para a Lei de Cotas? 
Todas as universidades que participam do Sisu reservaram, pelo menos, 37,5% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
É preciso ter uma nota mínima no Enem para participar do Sisu? 
Sim, por dois aspectos. Primeiro, será vetada a participação de candidatos que tenham zerado a redação. Em segundo lugar, o MEC esclarece que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesses casos, o próprio sistema vai alertar o candidato durante o processo de inscrição.
Existe lista de espera no Sisu? 
Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das suas opções de curso na chamada regular ou os candidatos que foram aprovados em sua segunda opção poderão participar da lista de espera. Estes estudantes deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar interesse. Posteriormente, as universidades terão novo prazo para informar as vagas disponíveis em seus próprios sites.
A participação na lista de espera só poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. A convocação dos candidatos nesta "segunda chamada" é realizada diretamente por cada uma das instituições de ensino superior participantes do Sisu. Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera.
Resultado e matrículas dos aprovados pelo Sisu 
O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e no telefone 0800-616161. A matrícula deverá ser realizada diretamente na instituição em que o aluno foi selecionado.
Documentos necessários 
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Em caso de aprovação, os estudantes devem ficar atentos à documentação exigida pela universidade para a matrícula. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
Sisu e Prouni: qual diferença? 
O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem também é usado em outras ações do MEC, como o Ciência sem Fronteiras, o Fies e o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

sábado, 28 de maio de 2016

COMEÇOU A PRIMEIRA RODADA DO 1º INTERCOLEGIAL DE FUTSAL DO GOVERNO DE CIDADANIA E TRABALHO


No Ginásio Poliesportivo Gaspar Coelho na Vila Aparecida na tarde desta sexta, 27, teve início as primeiras partidas valendo pontos pelo  1º Intercolegial de Futsal  com cinco partidas de futebol de salão e a participação de vários alunos/atletas de escolas da rede municipal e estadual de ensino que terão suas equipes na competição.

A importante competição do calendário esportivo escolar de Paraibano é uma ação da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Esportes de Paraibano e tem apoio da sec. de educação Luzia Ribeiro, José Armando - sec. de esportes e Aparecida Furtado - prefeita com o objetivo de desenvolver o espirito participativo e reforçar os laços de união, a disciplina e o amor pelo esporte nas crianças e educadores.

Com a organização do coordenador do PNAIC Erison Benigno, assessoria de Ésio Ayslan, entre outros colaboradores, as partidas de ontem contou com a presença de diretores, coordenadores educacionais, professores, profissionais de outras áreas da educação e desportistas que, com muita emoção e vibração prestigiaram os jogos escolares com pais e familiares dos atletas de times que se exibiram neste primeiro momento.

A quantidade de times e a premiação ainda não está definida, sabe-se que o torneio será nas modalidades infantil e infanto/juvenil, feminino e masculino, e que, na próxima sexta-feira, 03 de junho, haverão mais jogos no Ginásio Gaspar Coelho a partir das 17:00h, nas categorias dos 8 aos 12 e dos 13 aos 18 anos.

PARTIDAS/PLACARES:

INFANTIL MASCULINO - ZÉLIA CRUZ  1 x 3  JOÃO PARAIBANO
JUVENIL FEMININO  - ADONIAS VERDE  2 X 2 ADONIAS ROSA
JUVENIL MASCUKINO - ANA TEREZA  2 X 3  JOÃO FURTADO BRITO
JUVENIL MASCULIN- EPITÁCIO PESSOA 1 (RED BULL)    1 X 5 EPITÁCIO PESSOA 2 (N. GERAÇÃO)
JUVENIL MASCULINO - ADONIAS 1  2X 5  ADONIAS 2



















quinta-feira, 26 de maio de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FICAIS DO 1º QUADRIMESTRE DE 2016 DA PREFEITURA DE PARAIBANO/MA

Luzía Ribeiro-sec. de educação/foto: Bira da Rádio
A Prefeitura de Paraibano realizou no prédio da Câmara João Batista Dias Carneiro na noite da última terça-feira, 24, audiência pública para prestação de contras da gestão da educação, agricultura e assistência social e saúde referente ao 1º quadrimestre de 2016.

O encontro teve como facilitadora a professora Deusilene Diniz, onde a sec. de educ. Luzia Ribeiro, o sec. de agricultura Júlio César,  Mauricio Freire-coordenador do PAA, a sec. de assistência social Edivânia Coelho e o sec. adj. de saúde Daniel Lucena fizeram suas explanações das ações realizadas, demonstrando os gastos referente aos meses janeiro, fevereiro, março e abril do corrente ano das secretarias acima citadas.

A sessão contou com a presença da presidente da câmara Ana Célia, da vereadora Socorro Lucena, de José Armando - sec. de esportes, de Neuracir Oliveira – pres. da Associação da Pessoa com Deficiência de Paraibano,  de Séfora Freire – coordenadora da Atenção Básica, de Antônia de Kássia – coord. da Vigilãncia Epidemiológica,  profissionais da educação, da saúde e de diversos outros setores.

As audiências públicas são momentos de debate e definição dos destinos de Paraibano, viabilizados pelo encontro entre Executivo, Legislativo e a população. Em cumprimento ao § 4º, Art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal nº. 101/2000.

Todas as despesas, licitações e contratos do município estão disponíveis no portal da transparência da Prefeitura! Acesse: www.paraibano.ma.com, e, no canto direito da tela acesse o link Portal da Transparência.


Júlio César - sec. de agricultura/foto: Bira da Rádio


Maurício Freire - coord. do PAA/foto: Bira da Rádio

Edivãnia Coelho - sec. de ass. social/foto: Bira da Rádio


Daniel Lucena - sec. adj. de saúde/foto: Bira da Rádio


terça-feira, 24 de maio de 2016

PROJETO QUE DÁ INSENÇÃO DE 5% DE PAGAMENTO DE INSCRIÇÕES DE CONCURSOS EM PARAIBANO À CANDIDATOS DENSEMPREGADOS É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL


Em sessão ordinária da Câmara de Vereadores João Batista Dias Carneiro na noite desta segunda-feira, 23, presidida por Ana Célia foi aprovado Projeto de Lei/001 de 2016 de autoria do vereador Murilo Ribeiro, que diz assim no Art. 1º: ficam isentos de pagamento de taxa de inscrição dos concursos públicos realizados pelos Poderes Executivo e Legislativo municipal, sobre 5% das vagas, os trabalhadores em geral, de qualquer regime legal que se encontrarem à época das inscrições desempregados.

Murilo Ribeiro externou sua gratidão pela aprovação do seu projeto e fez saber do sua admiração pelo Grupo Guerreiros da Paz da Igreja Adventista dizendo: “gostaria de agradecer a todos os vereadores pela aprovação deste projeto que vai beneficiar nossa população, agradecer também ao grupo da Igreja Adventista, assim como da Igreja Batista, Igreja Católica e demais igrejas que tem levado uma mensagem de paz, tirando muitos jovens das drogas; a você Cristiano com seus amigos da Igreja Adventista, parabéns pelo trabalho e muito obrigado a todos”, destacou o vereador

Após uma saudação e comentário sobre a importância do projeto da noite de autoria do vereador Murilo e dos projetos de prorrogação de contratação de funcionários do poder Executivo aprovados na sessão extraordinária do dia 21 de maio de 16, a vereadora Lucimar Sá, líder do governo na câmara, abordou sobre obras do município paradas, revelando: “a creche do Residencial João Furtado, onde a empresa que ganhou a licitação não a nível local, mas a nível de Nordeste, para todas as creches que vão ser construídas nessa região, Paraibano que foi beneficiado com uma dessas; infelizmente a empresa responsável repassou a dificuldade que está tendo para o reinicio e conclusão da construção, devido entre outros motivos o momento de crise que estamos passando. Outro assunto é a perfuração desse poço próximo a Câmara que está parada, um poço profundo que será perfurado pela Funasa, as máquinas da empresa que ganhou a licitação e vieram fazer o serviço não consegue perfurar poço dessa profundidade, por isso medidas foram tomadas por precaução para que seja feito da melhor forma possível”,  revelou a parlamentar.

Além dos vereadores acima citados  estiveram participando da reunião os vereadores Raimundo Nonato, Francisco das Chagas, Socorro Lucena e Elisangela Teixeira; assistindo estiveram funcionários da secretária de assistência social, membros da associação das pessoas com deficiência, representantes de igrejas, entre outros.

Cristiano, representando a Igreja Adventista trouxe  o livro ‘Esperança Viva’ e distribuiu para cada um dos vereadores presentes; no início usou a tribuna comentou sobre o livro deixando a todos uma mensagem de paz e esperança, desejando bom trabalho e se disponibilizando juntamente com demais fieis a está contribuindo em ações do legislativo e executivo paraibanense.







Ibama descobre garimpo 'gigante' de minério dentro de reserva, em RO

Área devastada corresponde a mais de mil campos de futebol, diz órgão.
Operação conjunta desativou garimpo e equipamentos foram queimados.

Flona Vale do Jamari (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)Imagens aéreas mostram destruíção da Flona Vale do Jamari (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)













O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontrou e desativou um garimpo "gigante" dentro da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, a cerca de 100 quilômetros de Porto Velho. De acordo com os fiscais que participaram da operação, iniciada no domingo (22), a área devastada pelos garimpeiros já corresponde a 1 mil campos de futebol.
Para encontrar o garimpo no meio da reserva, os fiscais contaram com o apoio de dois helicópteros e ainda da Polícia Federal (PF), COE, Força Nacional e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio).
Segundo o Ibama, na área onde foi aberto o garimpo ilegal havia apenas um pequeno riacho. Para extrair o minério do local, como cassiterita, columbita, tantalita e nióbio, os trabalhadores colocaram bombas dentro do rio. As máquinas então mandavam a água por um cano até o tonel, fazendo com que a areia fosse separada do minério.
Mesmo sendo uma operação secreta e rápida, os fiscais não conseguiram localizar os responsáveis pelo garimpo, já que com a aproximação das autoridades eles são avisados por comparsas e fogem.
Para deixar o garimpo inutilizável, os equipamentos encontrados no local foram incinerados pelos fiscais, incluindo três motores que custam cerca de R$ 15 mil cada. "É uma área com grande devastação, um grande trauma ao meio ambiente. Através da destruição de bens e da apreensão da retirada do material que foi extraído, você descapitaliza e inibe esse tipo de crime", diz Renê Luiz de Oliveira, superintendente do Ibama em Rondônia.
Segundo Ibama, local onde garimpo foi aberto era apenas um pequeno riacho (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)Segundo Ibama, local onde garimpo foi aberto era apenas um riacho (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)
Durante a operação na Flona do Vale do Jamari, o Ibama descobriu um novo tipo de desmatamento. Para não chamar a atenção das autoridades, os madeireiros abrem pequenas clareiras na mata e, com isso, retiram as árvores em pontos menores.
"Hoje eles extraem, abatem as árvores e tentam tirar o mais rápido possível da reserva, de uma forma para tentar driblar a fiscalização ambiental. O carregamento é em pouca quantidade. Logo que carregam já saem com destino à madeireira", diz Renê
.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

ABERTURA DO 1º TORNEIO INTERCOLEGIAL DE FUTSAL GOVERNO DE CIDADANIA E TRABALHO


O 1º Intercolegial de Futsal  teve abertura oficial na tarde do último sábado, 21, no Ginásio Poliesportivo Gaspar Coelho na Vila Aparecida com apresentações, partida de futebol de salão e a participação de vários alunos/atletas de escolas da rede municipal e estadual de ensino que terão suas equipes na competição.

No lançamento do torneio iniciado com execução dos Hinos Municipal e Nacional teve grande público e houve apresentação de coreografia de um grupo de crianças da Escola Imã Gema, dança de Capoeira com o mestre Magrelo e crianças do SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o jogo amistoso entre os times infantis das escolas Padre Dante e Os Amiguinhos, onde Os Amiguinhos levou a melhor e fez 3 X 1 em cima do Padre Dante.

A importante competição do calendário esportivo escolar de Paraibano é uma ação da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Esportes de Paraibano e tem o objetivo de desenvolver o espirito participativo e reforçar os laços de união, a disciplina e o amor pelo esporte nas crianças e educadores.

O secretário de juventude esporte e laser José Armando fez uma saudação comentando as inúmeras ações que vem acontecendo no esporte no Governo de Cidadania e Trabalho, parabenizou a organização e finalizou dizendo: “ agradeço a prefeita aparecida Furtado pelo apoio ao esporte, reforço que estaremos sempre a disposição para colaborar e, nessa oportunidade desejo a todos os envolvidos sucesso neste importante torneio dedicado para os nossos alunos”.

Desportistas, familiares, pais, a prefeita Aparecida Furtado, o sec. de esporte José Armando, a sec. de finanças Vanessa Furtado, o coordenador do PNAIC Erison Benigno representando a sec. de educação Luzia Ribeiro, Ana Célia-vereadora, Socorro Lucena-vereadora, Jair Carvalho-vereador, coordenadores educacionais, professores dentre outros profissionais da educação com muita vibração prestigiaram o pontapé inicial dos jogos escolares.

A quantidade de times e a premiação ainda não está definida, sabe-se que o torneio será nas modalidades infantil e infanto/juvenil, feminino e masculino, e que, na próxima sexta-feira, 27, no Ginásio Gaspar Coelho a partir das 17:00h, nas categorias dos 8 aos 12 e dos 13 aos 18 anos.

















Os Amiguinhos com equipagem amarela/foto: Francisca Santos

Time Irmã Padre Dante/foto: Francisca Santos