terça-feira, 8 de março de 2016

No Dia da Mulher, doodle do Google traz vídeo com Malala


Paquistanesa Nobel da Paz e outras 57 mulheres aparecem no vídeo.
Elas completam a frase 'Um dia eu vou' com desejos e aspirações.

 
Doodle do Google traz vídeo de mulheres, como a Nobel da Paz Malala Yousafzai, no Dia Internacional da Mulher. (Foto: Divulgação/Google)
Doodle do Google traz vídeo de mulheres, como a Nobel da Paz Malala Yousafzai, no Dia Internacional da Mulher. (Foto: Divulgação/Google)

O Google publicou um doodle nesta terça-feira (8) para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Dessa vez, a animação, usada para lembrar datas marcantes como o aniversário de personalidades célebres ou de grandes invenções, é um vídeo que reúne 58 relatos de mulheres, conhecidas e anônimas, de todo canto do mundo, de Jakarta ao Rio de Janeiro.

As quase seis dezenas de depoimentos são apenas uma fração do esforço do Google. Ao todo, 337 jovens e mulheres de 13 cidades. São Francisco, Londres, Paris, Moscou, Berlim, Cairo, Jakarta, Bangkok, Nova Delhi, Tóquio, Cidade do México, Lagos (Nigéria) e do Rio de Janeiro. Do árabe ao inglês, elas falam 15 línguas em pouco mais de um minuto.

Todas são convidadas a completar a frase “Um dia eu vou”. “Eu viajarei ao espaço para ver os anéis de Saturno”, responde a brasileira. “Eu sei a primeira presidente mulher do Egito”, diz a jovem ouvida no Cairo.

Além de anônimas, há entre as respondentes mulheres como a paquistanesa Malala Yousafzai que, aos 16 anos, foi laureada com o Nobel da Paz após ter sido baleada na cabeça ao sair da escola por integrantes do Talibã. “Um dia eu verei toda menina na escola”, diz Malala.

Outra presença ilustre é a da antropóloga britânica Jane Goodall, que estudou a vida social dos chimpanzés da Tanzânia por 40 anos. “Eu irei discutir meio ambiente com o Papa Francisco”, diz Jane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário