sexta-feira, 4 de março de 2016

Centro produtor de mudas de São Luís é reaberto


A revitalização do Centro, que estava paralisado há mais de 10 anos, é uma ação realizada pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o governo do Estado e a Alumar


O Imparcial

A revitalização do Centro, que estava paralisado há mais de 10 anos, é uma ação realizada pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o governo do Estado e a AlumarO prefeito Edivaldo participou nesta quinta-feira (3) do ato de reativação do Centro de Produção de Mudas do Polo Agrícola de Anajatiua, na zona rural de São Luís. A revitalização do Centro, que estava paralisado há mais de 10 anos, é uma ação realizada pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o governo do Estado e a Alumar. Durante visita aos canteiros de mudas do Centro, o prefeito Edivaldo conversou com agricultores locais e garantiu o apoio necessário para promover o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e dos secretários municipais Lula Fylho (Governo); Helio Soares (Articulação política) e do vereador Osmar Filho, o prefeito Edivaldo destacou a reativação do Centro de Produção de Mudas como uma ação importante para conceder infraestrutura aos pequenos agricultores da capital, estimular a geração de renda no campo e reduzir os índices de insegurança alimentar.

"Para reativar este centro de produção de mudas, utilizamos de toda a transversalidade do poder público, buscamos as parcerias necessárias para beneficiarmos as nossas comunidades rurais. Com um olhar mais atento e muita vontade de trabalhar, conseguimos reativar este importante Centro de Produção de Mudas, que vai movimentar a economia da zona rural e promover uma cadeia que envolve os agricultores familiares", disse o prefeito Edivaldo.

Além do fornecimento dos insumos agrícolas e da assistência técnica, a Prefeitura de São Luís garante aos agricultores apoio para a compra dos alimentos produzidos pelos agricultores beneficiados pelo Centro de Produção de Mudas de Anajatiua, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

ATIVIDADES

Além do fornecimento dos implementos como estufa, bandejas, kits de irrigação e sementes de diversas variedades, o Centro de Produção de Mudas do Polo Agrícola de Anajatiua recebeu ainda reformas na estrutura utilizada como espaço para capacitação agrícola.
 
O centro tem capacidade para produzir 120 mil mudas, ao mês, de variedades culturas como, alface, couve, pimentão, pepino, cebolinha, coentro, jiló, maracujá, quiabo, maxixe e outras. As mudas serão vendidas a baixo custo aos agricultores familiares da região.

O responsável pelo centro de mudas, Tenório Emerson Rodrigues, destacou a importância da reativação do local. "Considero de extrema importância essa busca do poder público por trazer a agricultura para a sua pauta principal. Existem muitos agricultores na zona rural que necessitam desse aporte para melhorar suas estruturas físicas e de produção", disse o técnico.
 
Presente ao ato de reativação do Centro de Produção de Mudas, o agricultor familiar José de Ribamar Ferreira, do Polo de Anajatiua, considerou louvável a iniciativa de revitalizar o espaço. "Adquirindo as mudas já prontas, temos uma significativa redução nos custos de produção, porque elas já vão direto para o plantio no solo a um preço baixo e com grande qualidade", disse o agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário