segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Ceia leve e nutritiva pode contribuir para o início de um ano novo mais saudável

O Natal é uma época que remete a muitas tradições, uma delas a da ceia farta para comunhão da família. Veja as opções de pratos e sobremesas para quem não quer exagerar na comilança

O Imparcial


A alimentação é o combustível para nossa vida, nos fornece força e disposição para a realização de todas as atividades. Mas em tempos de vida corrida, a qualidade do alimento ingerido está deixando a desejar com a ausência de alguns nutrientes básicos.
    Não adianta simplesmente comer. É preciso alimentar-se corretamente, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros.
   Uma alimentação balanceada, contendo equilibradamente frutas, cereais (inclusive integrais), verduras, legumes, carnes e leite, pode contribuir positivamente para a manutenção da saúde do indivíduo e uma boa forma.
    Com a proximidade das festas de fim de ano, é de praxe ocorrer exageros alimentícios. Para evitá-los sem passar fome, vale buscar alternativas para uma ceia natalina saudável e que não pese no estômago no dia seguinte.

 (ILUSTRAÇÃO)
A nutricionista Gabriela Carneiro, especialista em Nutrição Clínica e professora da Estácio São Luís, alerta para os pratos calóricos ingeridos na noite natalina. Eles podem ocasionar o ganho significativo de peso e um aumento nas taxas de colesterol e glicemia.
    Mas isso não significa privação total ou parcial. É possível desfrutar  das tradicionais delícias dessa época do ano sem descuidar da saúde. Gabriela recomenda algumas substituições saudáveis. “Para não passar privações alimentares, valem as substituições - tanto de ingredientes, quanto de pratos inteiros - que são uma opção viável. Sugiro, assim, algumas dicas para tornar a ceia mais saudável e nutritiva, como as frutas secas, oleaginosas ( castanha, amêndoas e nozes) e saladas e carnes brancas”, explicou Gabriela.
    As frutas secas possuem uma boa quantidade de fibras, ajudam no controle do colesterol e da glicemia, proporcionam a saciedade, diminuindo o apetite, além de serem importantes para o funcionamento do intestino.
    Já as saladas podem ser bastante incrementadas e saudáveis. Para isso, a maionese ou alguns produtos industrializados devem dar lugar a pasta de soja ou ao iogurte natural. Deve-se incluir também a esta preparação, as folhas e vegetais crus em quantidade ilimitada, por serem alimentos ricos em fibras, minerais, vitaminas, além de promover a saciedade precoce.
    Com relação às carnes brancas por serem mais magras devem ser a melhor escolha para o prato principal, sendo assados ou cozidos. Dentre os mais saudáveis, estão o famoso peru, o frango orgânico ou os peixes. Aqueles indivíduos que preferirem a carne suína, devem consumi-la com moderação ou optar pelo lombo, que é a parte mais magra dessa carne.
    E aquele arroz branco quentinho? Ele deve dar lugar ao integral, vermelho, ou ser substituído por outros grãos, haja vista a oferta de fibras e outros nutrientes. Ele também deve ser incrementado com vegetais cozidos, frutas secas ou oleaginosas, tendo assim, um toque especial e nutritivo. A farofa também é uma alternativa, porém deve conter legumes ou frutas em substituição ao bacon ou presunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário