terça-feira, 27 de agosto de 2013

PLANO VIVER SEM LIMITE EM PARAIBANO


KATIA ESPINDOLLA, EDIVÂNIA COELHO E LEOSVAN

     A Prefeitura Municipal de Paraibano, através de sua Secretaria de Assistência Social, em parceria com as secretarias de Educação, de Saúde e de Obras, realizou nesta segunda-feira, 20 de agosto, na Câmara de Vereadores, encontro para lançamento do plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município, que tem como tema: “Viver Sem Limite”. O plano que foi lançado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, prevê ações de acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade dos usuários do Beneficio de Prestação Continuada (BPC). No primeiro momento (na parte da manhã) estiveram presentes: Edivânia Coelho, secretária de assistência e demais secretários; Rejany Gomes, Vice-Prefeita; Carlos Eduardo de Arruda Mont’Alverne, juiz da Comarca de Paraibano; vereadores; representantes de conselhos;  funcionários e sociedade civil.



Os palestrantes foram: Kátia Espindola, Coordenadora Estadual da Pessoa com Deficiência do Maranhão, e Francisco Leosvan, Coordenador do Fórum Estadual das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia do Maranhão, também Secretário Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São João dos Patos. Após várias explanações, em uma de suas falas a palestrante incitou os presentes dizendo: “temos que mudar a realidade do Brasil, temos que mudar a realidade dos municípios, é preciso que tenham rampas de acesso em todas as escolas, e não só nas escolas assim como em todo ambiente público, banheiros adaptados e tantas outras formas de inclusão, nós é que temos que buscar estas conquistas, pois quem muda a realidade de um povo é o próprio povo”,  concluiu Kátia Espindolla . Leosvan ressaltou: “Há preocupação por parte das autoridades, foi feito alguma coisa, más é preciso fazer muito mais, pois todo ser humano precisa de carinho, amor e respeito, não é para ninguém aceitar imposições ou viver na condição de coitadinho, temos que quebrar as barreiras da descriminação e do preconceito, e sermos interrogados sobre o que queremos, o poder de decisão é nosso, nós temos os nossos direitos”.
      Dos 5.543 deficientes do município o evento contou com a presença de mais de cem ( cadeirantes, surdos, mudos, deficientes visuais...), alguns dos quais ali estavam fizeram perguntas, e tiraram suas dúvidas, recebendo as orientações dadas por parte dos palestrantes.


     Quando interrogada sobre o encontro, a vereadora Célia respondeu: “ficamos abismados com a quantidade de deficientes que a nossa cidade tem. Foi maravilhoso, de grande proveito, esperamos que cada um faça sua parte, e estamos aqui para dá todo apoio”. A Vereadora Socorro do Chuta falou: Gostei, principalmente à tarde quando os pais presentes ouviram que tem que quebra o preconceito principalmente dentro da família, e exercer os seus direitos legalmente constituídos.
Edivânia Coelho: “Está sendo um prazer está à frente desta secretaria, eu me sinto realizada em poder ajudar as pessoas, principalmente pessoas com deficiência”, falou emocionada à nossa reportagem. “Quero dizer que, com o apoio da prefeita Aparecida Furtado, a secretaria de assistência social assim como toda a equipe do governo, vai dá o apoio necessário a estas pessoas para conquistarem seus direitos”, finalizou a Secretária de Assistência Social.
     Encerrando-se as atividades, após um lanche reforçado, o município disponibilizou um ônibus para o retorno daqueles com maior deficiência de locomoção.


MOMENTOS FINAIS: USUÁRIOS TIRANDO DÚVIDAS E ENCERRAMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário