quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ENTREVISTA NA LIBERDADE FM SOBRE CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO EM PARAIBANO


BIRA DA RÁDIO E A ENFERMEIRA ANTONIA RAQUEL

A coordenadora de imunização da secretaria de saúde do município de Paraibano, enfermeira Antonia Raquel, concedeu entrevista ao radialista Cícero Ubiratan na manhã desta quarta-feira(21/08) no quadro hora da saúde pela Liberdade FM, abordando o tema  “campanha de multivacinação para crianças menores de cinco anos”. A campanha que tem como dia “D” este sábado dia 24, porém vai até o dia 30 de agosto. A enfermeira que após sua saudação inicial, falou do convite da prefeita Aparecida furtado, da acolhida da secretária de saúde Lucimar Sá  e do seu desafio à frente deste setor da saúde do município.
Veja trecho das informações da coordenadora enfermeira Raquel que entre outras respondeu: “serão ofertadas todas as 11 vacinas que compõem o calendário básico de vacinação da criança: BCG, Hepatite B, Pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral e DTP. Todos as crianças menores de 5 anos (0 a 4 anos 11meses e 29 dias) deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.  O Brasil conseguiu vitórias importantes no combate à transmissão de várias doenças por meio da estratégia de campanhas nacionais de vacinação com a erradicação da poliomielite a eliminação da circulação ocorrida dentro do território nacional do vírus do sarampo e da rubéola no Brasil, e a diminuição drástica das doenças imunopreveníveis como difteria, coqueluche e tétano.                                                      É indispensável o cartão de vacinação da criança, e para aquelas que não tem é importante que os pais ou responsáveis busquem recuperar o cartão de vacinação nas unidades de saúde onde costumam levá-las”.



A coordenadora da rede de frios que esteve na câmara de vereadores na tarde de terça-feira(20/08) reunida com profissionais da área, a saber,  enfermeiros coordenadores de ESF, técnicos de enfermagem e ACS, esclarecendo detalhes da realização da campanha, frisou também sobre o apoio por parte da prefeita Aparecida Furtado e da secretária de saúde Lucimar Sá para o dia “D” de multivacinação.
De acordo com dados da técnica da rede de frios Marlene Osmídia, nesta campanha serão vacinadas em torno de 1450 crianças. Informou ainda os postos de vacinação que são: as ESF ( Equipe de Saúde da Família) tanto da zona urbana tanto quanto da zona rural   ( Varzinha e Vazante), escola João Paraibano e Posto de saúde do Bairro Marajá.
 Multivacinação pretende atingir crianças menores de 5 anos em Santa Cruz, SP. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Então, para que seus filhos(as) fiquem imunes contra as doenças acima citadas, é necessário vaciná-los(las), portanto faça sua parte, neste sábado das 8:00 às 17:00h ,  com o cartão de vacinação em mãos, leve o seu pequenino(a) ao posto de saúde onde costuma levá-lo, afinal prevenir é melhor que remediar, diz o ditado.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM REUNIÃO NA CÂMARA DE VERADORES


Nenhum comentário:

Postar um comentário