sábado, 1 de maio de 2021

MATEUS 13, 54-58: HOMILIA DO EVANGELHO DO 01/05/2021

                                            

Festa do Trabalhador

 

Caríssimos irmãos e irmãs!
Hoje estamos iniciando juntos com Maria o caminho do mês de maio, uma especialidade para a espiritualidade cristã. Seja, portanto, forte as devoções marianas em nossas casas, ajudando a todos fecundarem na espiritualidade o coração e a vida de peregrinos. Grande alegria é compartilhar neste primeiro dia de maio, dedicado a São José, companheiro de estrada de Maria, Pai adotivo de Jesus Cristo.
Em se tratando de trabalho, somos remetidos a exemplaridade de Jesus que trabalhava sempre. Com isso, o Senhor recorda-nos que o trabalho é fundamental na nossa cidadânia. Por isso, precisamos abrir o coração e a nossa alma, dando forma e beleza à obra da criação. O trabalho é digno, merecendo de todos os governos respeito e zelo. Quando não há respeito pelo trabalho a dignidade humana fica comprometida.
Jesus na sua própria terra natal, ensinando nas sinagogas, causando admiração, mas ao mesmo tempo, oportunizando a eversão do coração de seus conterrâneos, resistentes, com as muitas perguntas que fizeram. “De onde vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? As perguntas feitas mostram a desvalorização de alguém por não valorizar a sua profissão. Mas o trabalho dignifica toda pessoa humana.
As perguntas não cessaram, prosseguiram: “sua mãe não se chama Maria? Seus irmãos, Tiago, João, José, Judas, e suas irmãs não moram conosco? De onde lhe vem tudo isso?” Não conseguiam compreender que ali estava a presença do Filho de Deus. Não conseguiam fitar para além das aparências, para além daquilo que dominavam e das próprias evidências.
Por essa razão diz o Senhor, “um profeta só não é estimado em sua pátria e em sua própria família”. E ali, diz a narrativa, Jesus não teve condições de fazer milagres, porque estava entre pessoas que não tinham fé. Isto é, não se abriam à força do amor de nosso Deus. A fé é a experiência que modula o nosso coração com o coração de Deus, o Criador, Senhor de toda obra da criação.

 

Padre Iran Gomes Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário