quinta-feira, 20 de maio de 2021

JOÃO 17, 20-26: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 20/05/2021

 


A nossa qualificação vem da participação da mesma intimidade da Trindade

Caríssimos irmãos e irmãs!

Pela ação do Espírito Santo o Senhor chama-nos a participar de uma intimidade que é a nossa força, e que temos que cultivar. Não podemos, portanto, distanciar-nos deste empenho e desta experiência. Por isso, o Senhor diz: “Eu não rogo somente por eles, mas por aqueles que vão crê em mim pelas suas palavras”. E o projeto é este: que todos sejam um como Deus e Jesus Cristo são um. O Senhor mostra-nos, pois, qual é a nossa qualidade e envergadura da nossa condição filial.

A nossa qualificação vem da participação da mesma intimidade da Trindade. Nossa glória, portanto, não é algo fantasioso, mas a experiência significativa da força do amor de Deus. Uma glória que se manifesta na unidade, por isso, diz Ele: ‘que eles sejam um, como nós somos um’. Precisamos, partindo de Cristo, investir e aprofundarmos-nos  na comunhão entre nós, para que o mundo se abra ao amor de Deus.

A comunhão é uma missão confiada a nós, por isso, o Senhor diz: “Pai, aqueles que me destes quero que estejam comigo onde Eu estiver, para que contemplem a minha glória, glória que me destes antes da fundação do universo”. Contemplar a glória é experimentar a força do amor de Deus que nos transforma – porque somos todos honrados com a inserção em Jesus Cristo.

Peçamos a Deus que seu Espírito de amor vem em auxílio de nossa fraqueza e, principalmente, com a graça do Senhor esforcemo-nos para abrir-nos à ação do Espírito Santo, para que possamos ser instrumentos de unidade no mundo e entre nós!

Padre Iran Gomes Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário