quarta-feira, 5 de maio de 2021

JOÃO 15, 1-8: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 05/05/2021


Aquele que permanecer em mim, e Eu nele, esse produz muitos frutos

Caríssimos irmãos e irmãs!

O senhor diz aos discípulos e a nós que Ele é a videira verdadeira e Deus Pai é o agricultor. E convida-nos a compreendermos a nossa inserção como ramos Nele, que só podemos gestar frutos se estivermos unidos profundamente a Ele. O ramos que dar fruto Ele o limpa para que dê mais frutos. Estamos limpos, porque somos Dele, mas sempre desafiados a cultivarmos uma profunda intimidade com o seu coração.

O Senhor diz, “permanecei em mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramos não pode dar frutos se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar frutos se não permanecerdes em mim”. Esta é a convicção que precisamos cultivar em nós, porque Ele é a videira e nós somos os ramos. É só na medida em que permanecemos Nele e Ele em nós é que podemos produzir frutos.

Portanto, não podemos viver o nosso dia sem uma profunda sintonia e intimidade com o seu coração. Diz Ele que se Nele não permanecermos seremos lançados fora como ramos que, sem está vinculado à árvore seca e morre. Ao contrário, se permanecermos Nele, proclamando a sua Palavra que precisamos escutar e acolher, tudo quanto a Ele pedirmos será dado. É nisto que consiste a glória do Pai.

Precisamos ser galhos unidos a videira Jesus Cristo, para darmos frutos, numa conduta que ajude a cada pessoa a ser justa e solidária.

 

Padre Iran Brito Gomes


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário