terça-feira, 11 de maio de 2021

JOÃO 16, 5-11: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 11/05/2021


Se Eu não for, não virá até vós o defensor

Caríssimos irmãos e irmãs!

Somos chamados a compreender o quanto é bonito, importante e fecundo o chamamento que o Senhor nos faz para participar da sua intimidade. Uma intimidade que nos faz crescer, dar-nos envergadura e se torna para nós a fonte do amor de que precisamos. O Senhor chama os discípulos a compreenderem que esta participação na sua intimidade dará a eles a condição de serem Cristo continuado na história.

O senhor interpela os seus discípulos ao dizer, “parto para Aquele que me enviou, e nenhum de vós me perguntas para onde vais? Porque eu vos disse que parto, os vossos corações e encheu de tristeza”. Ora, o nosso coração enche-se de tristeza na medida em que nós não sentimos a força da presença amorosa de Cristo. O coração se enche de alegria e de força na medida em que sentimos, experimentamos e temos a certeza da presença de Cristo.

O Senhor, por essa razão diz, “é bom para vós que Eu parta. Se Eu não for, não virá até vós o defensor, mas se Eu me for, Eu vo-lo mandarei”. Precisamos do defensor que é o Espírito, ele que produz em nós a compreensão, a clara evidência, o gosto e a coragem daí nascida de continuarmos o caminho. É o Espírito que nos ajuda a compreender a dinâmica do mundo assentada sobre a dinâmica do pecado.

Vale, portanto, como Ele disse, compreender que o pecado é, sobretudo, não acreditar Nele, Cristo. Quem nele não acredita pega o caminho na contramão da verdade e do bem. Mostra-nos, Ele igualmente a justiça, porque indo para o Pai, não o veremos enquanto realidade física, mas como manifestação do Espírito Santo.

Assim, a experiência determinante da nossa vida é a nossa inserção em Cristo, mormente pela Eucaristia e escuta da Palavra. Abramos, pois à ação do Espírito de Deus em nós derramado!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário