quinta-feira, 13 de maio de 2021

JOÃO 16, 16-20: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 13/05/2021


A vossa tristeza se transformará em alegria

Caríssimos irmãos e irmãs!

A nossa existência sempre estreitada pelos limites humanos de cada um de nós é igualmente estreitada pelas injunções da nossa história de vida familiar e social. O Senhor é quem pode nos resgatar e nos colocar para uma praça mais ampla, para um horizonte mais largo. Por isso, o Senhor desafia os discípulos a compreenderem a sua existência num outro parâmetro, quando diz: “pouco tempo ainda, e já não me vereis. E pouco tempo e me vereis de novo”.

Os discípulos sentiram-se profundamente desafiados. Os desafios existem por conta dos limites humanos e existenciais de cada um de nós. Muitas vezes não vemos com a claridade que precisa ser vista. Por isso, fazemos escolhas inadequadas, sendo com frequência primários nas nossas decisões, escolhas e reações. É portanto, oportuno os discípulos perguntarem entre si, “o que significa: pouco tempo ainda, e já não me vereis. E pouco tempo e me vereis de novo?

Ora, o que significa esse pouco tempo e o que Ele quer dizer? Jesus compreendendo o desafio humano e existencial ajuda-os a compreenderem. Ele disse, “estais discutindo entre vós porque eu disse, pouco tempo e já não me vereis e pouco tempo me vereis outra vez? Em verdade vos digo: chorareis e vos lamentareis. A ascensão do Senhor enche o coração dos discípulos de alegria, porque Cristo é nossa alegria completa, está conosco e nos sustenta!

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário