terça-feira, 18 de maio de 2021

JOÃO 17, 1-11a: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 18/05/2021

 


Oração sacerdotal de Jesus

Caríssimos irmãs e irmãs!

O Senhor ora ao Pai, porque chegou a sua hora. Pede, portanto, a glorificação Dele, Filho, porque o deu poder sobre todo homem para dar a este a vida, pois Ele morreu na cruz para nos salvar. E a vida eterna que o Senhor nos dar é o conhecimento do Pai, o único Deus verdadeiro e Aquele que Ele enviou, Jesus Cristo. É daí que nasce a glória e leva a bom termo a obra da salvação.

Por isso, Ele pede: “Pai glorifica-me junto de ti com a glória que Eu tinha antes de que o mundo existisse”. Essa glória é a presença amorosa de Deus que Jesus a manifesta em nome do Pai aos homens que lhe foram dados e por quem Ele morre para a sua salvação. O senhor diz ainda, “eram teus, e os confiastes a mim, e eles guardaram a tua Palavra”. Ora, tudo quanto foi dado a Cristo, Cristo deu aos homens pela força da sua Palavra.

Assim, aqueles que acolhem a Palavra e reconhecem verdadeiramente que Cristo saiu de Deus e Nele acreditam, se tornam seus discípulos e se tornam fecundos. Uma fecundidade na contramão da dinâmica do mundo, dinâmica do pecado, do ódio e do desamor. Por essa razão o Senhor pede, “Eu te rogo por eles, não pelo mundo, mas por aqueles que me destes, porque são teus”.

Por fim, numa oração de intimidade o Senhor conclui: “tudo que é teu é meu e tudo que é meu é teu”. Por estarmos no mundo, nesta luta na contramão do mal é preciso adentramos no amor de Deus e sermos encharcados por Ele, numa profunda intimidade com o seu coração de misericórdia e bondade. Por isso, se guardarmos na intimidade, como discípulos a sua Palavra, seremos congregados na unidade do Espírito.

Padre Iran Gomes Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário