quarta-feira, 19 de maio de 2021

JOÃO 17, 11b-19: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 19/05/2021


Oração Sacerdotal de Jesus

Caríssimos irmãs e irmãs!

Voltando o olhar para o céu, numa intimidade profunda, verdadeiro sustento do Filho cumprindo a vontade do Pai, Jesus ora a Deus por nós: “guarda-os em teu nome. O nome que Tu me destes, para que eles sejam um assim como nós somos um”. Esta é a medida da comunhão que somos chamados a construir entre nós. Um desafio existencial de todo tamanho em razão da nossa mesquinhez, da nossa pobreza espiritual e humana.

Por isso o Senhor pede, “quando Eu estava com eles guardava-os em Teu nome, o nome que Tu me destes”. Sabendo que não damos conta da unidade, do amor e da comunhão por nós mesmos, porque somos frágeis, o Senhor por nós intercede e em nós atua pelo Espírito Santo. Bonito é constatar que o Senhor tem sede da nossa alegria, na condição de seus discípulos, chamados a sempre Nele confiar plenamente.

O Senhor dar-nos a Palavra que é Ele mesmo, Palavra que o nundo rejeitou. No entanto, não somos do mundo, porque Aquele que recebemos, ou seja, a Palavra de Cristo não é do mundo. Por esse motivo Ele pede ao Pai que não nos tire do mundo, mas que nos guarde do maligno. Esta é nossa grande luta diária: não nos deixarmos cooptar e dominar pelo maligno. Não somos do mundo, isto é, a nossa dinâmica não é do ódio, da inveja, do mal, mas do amor.

Desse modo, somos chamados a nos consagrar na verdade, que é Ele, Cristo com a sua dinâmica, com o seu jeito para ajudarmos o mundo a abrir-se ao amor de Deus. Diz Jesus, ‘Eu me consagro por eles, a fim de que os mesmos sejam também consagrados na verdade’. Não estamos, portanto sós nesta tarefa missionária de vivermos a nossa consagração na verdade.

Padre Iran Gomes Brito


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário