sexta-feira, 27 de agosto de 2021

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARAIBANO/MA



Numa parceria do Conselho Municipal de Assistência Social, Prefeitura Municipal de Paraibano, através da Secretaria de Assistência Social, foi realizada nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Paraibano, que trabalhou o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O evento que aconteceu na Câmara de Vereadores contou com a presença de Vanessa Furtado-Prefeita, Edivânia Coelho-Sec. de Assistência Social, Geysa Thayná-Presidente do Conselho Municipal de Ass. Social, João Marcelo-Presidente da Câmara, entre outros vereadores, secretários municipais, representantes de associações e sindicatos, funcionários da Sec. de Ass. Social e de outros setores da Prefeitura de Paraibano, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil.

Após o momento formal com hinos e a abertura oficial por  Geysa Thayná-Presidente do Conselho Municipal de Ass. Social, entre as saudações e falas das autoridades foi feita também por José Filho, a leitura da Lei 208/2021, que trata da restauração do Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Paraibano.

“É louvável o trabalho que desenvolve a equipe da Assistência Social de  Paraibano, com coerência e responsabilidade. De janeiro para cá já foi feita a restauração dos CRAS e CREAS, do Programa Criança Feliz, e mais recentemente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-Criança. Deixo um recado especial aos idosos: vocês jamais serão esquecidos em minha gestão, em breve vocês estarão fazendo suas atividades. Minha gratidão aos membros do Conselho Municipal de Ass. Social que se dedicam de forma voluntária ao nosso município”, agradeceu Vanessa Furtado-Prefeita.

Em sua explanação Edivânia Coelho-Sec. de Assistência Social parabenizou o trabalho das equipes dos diversos setores dentro da Secretaria de Assistência Social e, deu ênfase às ações desenvolvidas pelo CRAS, CREAS, as atividades remotas para crianças do SCFV, Programa Criança Feliz, o Arraiá em Casa com os idosos, as doações de cestas. Agradeceu o apoio da gestão e a parceria das secretarias municipais. Falou ainda da participação da sua equipe nos programas Minha Casa Melhor e Vale-Gás do Governo do Estado.

No encerramento da programação do primeiro dia em alusão ao Agosto Lilás foi apresentada uma dramatização sobre a violência contra a mulher, atuaram na peça Luana, Júlio Andrade (Xuxa) e Polyana Soares.

Na manhã de hoje na conferência foram trabalhados os eixos trabalhados:

Dentre as propostas aprovadas estão:

Criar estratégias para facilitar o acesso às informações sobre os benefícios das 3 esferas;

Divulgar o Serviço de Acolhimento em Família acolhedora;

Assegurar os benefícios eventuais por meio de atendimento técnico, devido as necessidades humanas básicas  decorrentes das contingências sociais, ou seja, situações inesperadas, como nas de nascimento, falecimento, vulnerabilidade temporária e calamidade pública;

Garantir de que os direitos trabalhistas e sociais já conquistados e adquiridos pela seguridade social não sejam alterados;

Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; entre outras.

Os eleitos para participarem da Conferência Estadual de Assistência Social foram:

 Neuracy Oliveira - titular (Associação da Pessoa com Deficiência) e José Filho (Igreja Batista) suplente, representando a Sociedade Civil:

Gilclen Gomes- titular e  Thayna- suplente,  representando o Poder público.

































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário