segunda-feira, 31 de maio de 2021

LUCAS 1,39-56: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 27/05/2021


Visitação de Nossa Senhora à Isabel

Caríssimos irmãos e irmãs!

Celebramos hoje o dia da visitação de nossa Senhora à sua parenta Isabel. Esse gesto de Maria renva em nós o apelo do querido Papa Francisco, quando pede-nos todos de sermos Igreja em saída, indo ao encontro dos irmãos e irmãs, sobretudo, dos vulneráveis, daqueles que precisam. Concluindo este mês de maio, somos desafiados a nos voltar para a figura da Mãe de Deus, discípula exemplar e mãe de todos nós enquanto nos inspira no seguimento de seu Filho.

Toca o coração quando Isabel ouviu a saudação de Maria e com grande grito exclamou: “bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. Precisamos cobrar em nós o vigor das visitas, sejam elas de que for, são sempre visitas de Deus em nossas vidas. Convém nunca esquecermos, em nós Deus visita e faz o bem, em nós Deus acolhe para pessoa sem distinção e com alegria e prontidão.

Neste texto sagrado podemos contemplar grandes belezas que nos impulsionam a sempre acreditar. Primeiro, Deus assumir a nossa condição humana na figura de Maria; segundo, o espírito de prontidão de Maria para socorrrer a Isabel, tão precisada de cuidados e de carinho; terceiro, o encontro de duas crianças, ou seja, da mensagem e do mensageiro e a alegria deste, que no ventre de Isabel já comunica a presença do salvador.

A contemplação desta cena desconcerta-nos e também nos desafia. Desconcerta porque no geral tendemos ao fechamento, aos abatimentos e, portanto, a falta de acolhida do outro, sobretudo, o outro diferente de nós em muitos aspectos.  Desafia-nos porque precisamos ser homens de mulheres assumidos por Deus e dele sermos mensageiros da alegria que restaura e salva; desafia-nos porque precisamos ser Igreja em saída, como diz o Papa Francisco, acidentada porque foi ao encontro da humanidade sofredora, das periferias existenciais.

A vsitiação de Maria à Isabel, em última análise do Senhor, nos inspire e nos faça excelência em gestos humanísticos, como presença e alegria do encontro. Em nós Deus visita!

Padre Iran Gomes Brito


 

CARTILHA DA FUNDAÇÃO DO CÂNCER ENSINA COMO PARAR DE FUMAR

Lançamento marca o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje


A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora hoje (31) o Dia Mundial sem Tabaco com a campanha "Comprometa-se a parar de fumar”, visando a promover uma mobilização global para combater o hábito de fumar. Cada país, cada setor da sociedade e instituições ajudam a sensibilizar as pessoas de que fumar faz mal à saúde e que é fundamental deixar o hábito.

Com esse objetivo, a Fundação do Câncer lançou em seu site a cartilha Prática para Parar de Fumar, que orienta a população sobre os malefícios do tabaco. “O que a gente fez foi uma cartilha com algumas dicas para aqueles que fumam, mostrando a importância de parar de fumar e o mal que esse hábito faz à saúde da própria pessoa e dos outros. A OMS fez uma relação de 100 razões para motivar as pessoas a pararem de fumar”, disse à Agência Brasil o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni.

A cartilha deixa claro que o tabagista é um dependente químico. “É um dependente da nicotina, e a gente entende isso como uma doença”, ressaltou o médico. É preciso que o fumante se convença de que precisa de ajuda, se conscientize disso e, depois, tome a decisão de parar. “Não é simples. A gente entende isso pela própria dependência”, afirmou.

Maltoni explicou que a dependência da nicotina ocorre, inclusive, com abstinência. Por isso, é muito importante ter apoio de quem está próximo, da família, dos amigos. Para os dependentes, ele recomendou que não devem ter vergonha mas, ao contrário, precisam exteriorizar a vontade de parar de fumar, porque obterão ajuda.

Mudança de hábitos

Uma das principais recomendações para a pessoa deixar de fumar é a mudança de hábitos, porque existe todo um cenário externo que facilita o hábito de fumar. Tomar um cafezinho após o almoço é um deles. A cartilha ajuda, indicando mudanças. Em vez do café, por exemplo, beber água. “Enfim, fazer alguma coisa diferente daquilo que leva a pensar ou ter vontade de fumar. Criar hábitos saudáveis, como alimentação adequada, exercícios físicos, tomar bastante líquido”, disse o médico.

Luiz Augusto Maltoni destacou também que tanto no sistema privado, quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), há orientações sobre locais e gente treinada para ajudar quem quer deixar de fumar. O Disque Saúde atende pelo número 136. De maneira geral, as abordagens iniciais são feitas por profissionais da saúde que conversam, compreendem o grau de dependência do fumante e definem qual o melhor caminho a seguir.

Segundo o médico, o passo inicial costuma ser uma abordagem cognitiva comportamental, sugerindo mudança de hábitos, o que, na maioria das vezes, é feito em grupo. “É interessante, porque se trocam experiências, um ajuda o outro”. Depois, as reuniões vão se espaçando, até que a pessoa consegue parar.

Em alguns casos, é preciso que se acrescente tratamento medicamentoso, que é feito de duas formas: ou pela reposição de nicotina, por meio de adesivos ou de goma de mascar, “e aí vai reduzindo a dose, sempre com orientação médica”, ou ainda com uso de antidepressivo, também disponível no SUS. Maltoni reforçou que o tabagista é um dependente químico e deve ser tratado com o carinho que merece, entendendo que não é simples parar de fumar e que, muitas vezes, as pessoas que tentam parar acabam falhando em uma primeira vez.

“Mas devem insistir, porque a gente sabe que, com o número de tentativas, a pessoa acaba conseguindo, porque vai depender da vontade, do apoio, do grau de dependência que tinha. Mas é possível”. Tomar consciência do mal que o fumo representa também para as pessoas que cercam o fumante é um incentivo. “Procurando ajuda, consegue parar”.

O médico lembrou que, qualquer que seja a forma que tenha, a nicotina é uma substância altamente viciante e, uma vez tragada, em segundos ela atinge o sistema nervoso central e provoca dependência química. “E faz abstinência, como ocorre com o álcool e outras drogas”.

Experiência

De linguagem direta e clara, a cartilha está disponível no site da Fundação do Câncer ou diretamente no link http://app10.cancer.org.br/93/parar-de-fumar. A publicação ajuda o fumante a deixar a dependência do tabaco, que ainda afeta 9,8% da população brasileira. Além disso, contém a ansiedade, esclarece os males que a dependência química da nicotina traz e mostra os benefícios que o indivíduo tem em sua saúde, horas, dias e semanas após deixar o vício.

A cartilha propõe ainda uma reflexão sobre os fatores negativos da dependência do cigarro, entre eles o cheiro forte, o gosto na boca e o fato de o produto causar diversas doenças que podem levar à morte.

Sueli Fátima Perestrelo, 59 anos, fumou durante quase 30 anos e só depois desse tempo deixou a dependência do cigarro. Ela disse à Agência Brasil que está há cerca de dez anos sem fumar. "Eu fiz tratamento três vezes para parar de fumar. Só na terceira consegui. O que me ajudou a parar de fumar foram as reuniões. Escutando depoimentos, conversando com um e com outro é que você consegue parar”.

Maria Vera deixou o cigarro há oito anos, depois de fumar mais de 30 anos. Ela afirmou que estava querendo parar há muito tempo. “Tentei várias vezes. Parava, depois voltava”. O fato de ter filhos e, depois, netos, influenciou na decisão de Maria Vera abandonar de vez o cigarro. “Prejudica as crianças. Uma coisa foi se juntando à outra. E como eu já estava querendo parar, deixei de vez. Determinei que não ia fumar mais e parei. É difícil. Tem que ter muita força de vontade”, explicou. “Teve época em que engordei demais, devido à ansiedade que o cigarro causa, e descontei na comida. Mas depois voltei ao normal”.

Fonte: Agencia Brasil


 

domingo, 30 de maio de 2021

MATEUS 28, 16-20: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 30/05/2021


Levemos a vida em nome da Santíssima Trindade

 “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28,19).

Com grande alegria no coração, celebramos, hoje, o nosso Deus. É claro que todos os dias celebramos Deus em nossa vida, mas hoje queremos, acima de tudo, celebrar aquilo que é a identidade d’Ele.

O nosso Deus é único, não há outro. Não há outro além d’Ele, nem abaixo nem acima d’Ele, porque o nosso Deus é único, criador de todas as coisas. Ele que nos ama, que nos salva e santifica. O Deus de Moisés, de Abraão, de Isaac e Jacó, o Deus de nossos pais, é esse Deus que nós amamos, e não há outro.

Esse Deus, que é único, manifesta-se a nós, e nós O conhecemos nas três pessoas que fazem parte dessa única realidade. As três pessoas divinas vivem uma comunhão tão sublime de amor, que não são três deuses jamais, eles não se dividem, mas cada um tem a sua identidade, porque o Pai é Pai, o Filho é Filho e o Espírito Santo é o Espírito Santo, e eles vivem essa comunhão de amor de uma forma tão sublime que não se dividem, mas também não se confundem.

É em nome da Santíssima Trindade que devemos levar a vida, que devemos viver e realizar todas as coisas.

As três pessoas são um único e verdadeiro Deus. Conhecemos da revelação que Deus criou todas as coisas e as provas do Seu amor estão em todo o Universo, está em toda obra criada. Vemos que esse Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e esse Deus, quando nos viu tomado pela escravidão do pecado, enviou-nos Seu próprio Filho para ser o nosso Salvador e Libertador.

Foi o Espírito que nos falou do Pai, que nos apresentou o Pai, e esse mesmo Filho nos deu o Espírito de amor.

Celebramos o Deus Uno e Trino, e Ele mesmo está nos ordenando, através da boca do Seu Filho Jesus, que fossemos batizados na autoridade e no poder do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É em nome da Trindade Santa, a Santíssima Trindade, que devemos levar a vida, que devemos viver e realizar todas as coisas.

Glorifiquemos o Deus Uno e Trino, levemos a vida em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Glorifiquemos, demos glórias ao Pai, glórias ao Filho e ao Espírito, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Deus abençoe você!                 

Padre Roger Araújo

Fonte: Canção Nova


 

IR ENTRA NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA PARA DECLARAR


Prazo para entregar declaração termina nesta segunda-feira (31). Para evitar o risco de multa, especialistas recomendam o envio de dados mesmo que incompletos.

Este é o último final de semana antes de terminar o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021. Os contribuintes têm até as 23h59 de segunda-feira (31) para enviar os dados à Receita Federal e, assim, evitar o pagamento de multas.

A Receita estima que sejam entregues neste ano um total de 32.619.749 declarações. Em 2020, o Fisco recebeu 31,98 milhões de declarações.

Por conta da continuidade da pandemia, o governo estendeu a data final de entrega das declarações de abril para maio.

Envie já e retifique depois se necessário
A recomendação dos especialistas é entregar já a declaração com os dados que contribuinte tiver, mesmo com eventual erro ou com informações incompletas, porque a Receita dá a possibilidade de corrigir os dados depois. É melhor cumprir o prazo do que pagar multa.

Vale lembrar que o contribuinte pode corrigir a declaração enviada quantas vezes julgar necessário sem ter de pagar multa. Para retificar a declaração, basta reenviar com os dados corretos, escolhendo a opção de “Declaração Retificadora” no programa da Receita.

Mas é preciso cuidado para um detalhe: depois do final do prazo de entrega, o contribuinte não pode mais alterar o modelo de declaração – simples ou completa. A declaração no modelo completo é mais indicada para quem tem muitas deduções a incluir, como dependentes e gastos com saúde. Já a simples é mais vantajosa para os contribuintes que não têm essas deduções.

Vale lembrar ainda que, na reta final, o contribuinte também pode ser surpreendido pela sobrecarga do sistema da Receita Federal e ter problemas na hora de enviar a declaração. Sem contar outros imprevistos aos quais todos estão sujeitos: falha na conexão à internet, interrupção do fornecimento de energia elétrica ou algum tipo de defeito no computador que impeça o seu uso.

O que acontece se eu não declarar?
A multa mínima para quem não entregou dentro do prazo é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.

A penalidade é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber. Para quem tem imposto a pagar, a multa é de 1% ao mês (ou fração de atraso) sobre o valor do imposto a pagar, limitada a 20% do imposto devido. Já para quem não tem imposto a pagar, o valor da multa corresponde ao mínimo exigido, que é de R$ 165,74.

Além disso, o CPF pode ficar irregular, o que pode impedir a liberação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

Quem precisa declarar em 2021?

  • quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70;
  • contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil em 2020;
  • quem obteve, em qualquer mês de 2020, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do Imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
  • quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
  • quem pretende compensar, no ano-calendário de 2020 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2020;
  • quem tinha, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
  • quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro;
  • quem optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, caso o produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda;
quem recebeu Auxílio Emergencial em 2020, em qualquer valor, e outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76.

Fonte: Central de Notícias MA

 

sábado, 29 de maio de 2021

MARCOS 11, 27-33: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 29/05/2021


Submetamo-nos à autoridade de Jesus

 “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” (Marcos 11,28).

Jesus e Seus discípulos estão de novo em Jerusalém, e foi andando no templo que os sumos sacerdotes, os mestres da Lei, os anciãos, os grandes, os principais responsáveis pela religião judaica aproximaram-se de Jesus para questioná-Lo, para interrogá-Lo, para saber de onde vinha a autoridade d’Ele.

E que autoridade tinha Jesus? Autoridade sobre os espíritos impuros, sobre o maligno; a autoridade evangélica, a autoridade de curar, de abençoar e libertar. A autoridade do amor, do testemunho, a autoridade que faltava para muitos líderes religiosos, muitos deles corrompidos pelo amor ao dinheiro, pelos seus próprios interesses, muitos deles perdidos. E Jesus dava a graça de o povo se reencontrar com Deus pelo Seu poder e pela Sua autoridade. Os chefes tinham a autoridade do autoritarismo, mas a autoridade moral só quem nos dá é quem tem uma vida de testemunho, alguém que tem vivência, intimidade com Deus, que tem humildade para submeter-se a Ele.

Se quisermos conhecer a verdade, precisamos submetermo-nos à autoridade de Jesus, porque a autoridade d’Ele vem de Deus

Por isso estavam questionando de onde vinha a autoridade de Jesus. Ele, na Sua humildade e simplicidade, respondeu a pergunta deles com outra pergunta: “O batismo de João vinha dos homens ou do céu?”. O povo tinha grande amor e estima por João e pelos religiosos; e os chefes religiosos sabiam que não podiam responder de qualquer jeito ou dar qualquer resposta, porque se respondessem que vinha dos homens, seriam desacreditados, mais do que já eram pelo povo. Mas se respondessem que vinha de Deus, por que eles não seguiam? Já que era de Deus, por que não seguiam o que João orientou, formou e falou? Eles preferiram responder: “Não sabemos de onde vem”.

“Se vocês não sabem de onde vem a autoridade de João Batista, também não posso vos dizer de onde vem a minha autoridade. Porque, na verdade, se vocês querem me conhecer, procure a verdade” (cf. Marcos 11,33). A verdade não está na curiosidade ou na ironia com que eles queriam tratar a realidade.

Se quisermos conhecer a verdade, precisamos submetermo-nos à autoridade de Jesus, porque a autoridade d’Ele vem de Deus. A autoridade que Deus dá a Jesus é a mesma autoridade que Deus quer dar a nós também para que vivamos uma vida coerente, testemunhando o amor d’Ele que está em nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Fonte: Canção Nova


 

sexta-feira, 28 de maio de 2021

MARCOS 11, 11-26: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 28/05/2021


Permitamos que Jesus chegue ao nosso coração

 “Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas” (Marcos 11,15).

Tem dois fatos no Evangelho de hoje muito importantes. O primeiro deles é Jesus que viu, de longe, uma figueira, e ela estava coberta apenas por folhas. Ele foi até lá para ver se encontrava algum fruto. Não era nem época de a figueira dar frutos, dar figos, mas ela tinha só folhas. Por causa disso, Jesus mesmo amaldiçoo aquela figueira: “Que ninguém mais coma frutos de ti”.

É claro que se trata de uma parábola, de uma forma didática de Jesus ensinar aos Seus discípulos, porque não importa a época, o ano ou a estação, o discípulo tem que produzir frutos. O discípulo tem que estar sempre vigoroso, refazer-se, renovar-se, mas o que se espera de uma árvore boa é que ela produza bons frutos. Precisamos, em todo o tempo e lugar, produzir frutos, porque em seguida ele vai entrar no templo. E no templo onde você espera os frutos da graça, o que Jesus contempla com Seus discípulos é uma verdadeira desgraça. Transformar uma casa de Deus em uma casa de bagunça, numa feira, num lugar de comércios, negócios, agitação, tomando conta daquela casa, que é a casa de Deus.

Permitamos que, neste tempo, Jesus chegue ao nosso coração para expulsar toda e qualquer algazarra

Como Jesus está nos dizendo: a casa de Deus é casa de oração para todos os povos, para todos os corações.

Não permitamos que a algazarra tome conta daquilo que é de Deus, não permitamos que a nossa vida seja uma algazarra, porque, se permitirmos, também não produzimos frutos. Se Jesus começou pela figueira e chegou no templo, permitamos que, neste tempo, Ele chegue ao nosso coração para expulsar toda e qualquer algazarra que toma conta, muitas vezes, da nossa casa, do nosso coração e da nossa vida.

Quantas vezes permitimos que a nossa vida, realmente, vire uma bagunça! E no meio da bagunça Deus não está. Deus está onde nós permitimos o silêncio e a ordem acontecerem. Nem na casa de Deus, que é o templo, nem casa de Deus, que é a nossa casa, a nossa casa que sou eu, o verdadeiro templo de Deus. Precisamos colocar ordem na casa.

Jesus, que era manso e humilde de coração, quando viu a exploração acontecendo dentro da Sua casa, dentro da casa de Deus, tomou as rédeas. Não seja, com todo o perdão da palavra, aquela pessoa “pamonha”, aquela pessoa lenta, aquela pessoa que diz: “Vou esperar Deus resolver”.

Seja uma pessoa que tem atitudes quando vê as coisas bagunçando. Muitos pais deixaram a bagunça acontecer na vida dos filhos, e quando quiseram tomar atitudes, não conseguiram mais. Não é questão de ser autoritário, de pegar chicotes e bater nos filhos. É só questão de colocar a casa em ordem.

Comece da sua casa coração, comece da casa onde você vive e mora, onde você é pai e mãe. Comece da sua casa, do seu quarto, porque o quarto de muitos de nós é uma algazarra! Comecemos a cuidar melhor das nossas igrejas, porque somos o lugar da morada de Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Fonte: Canção Nova


 

quinta-feira, 27 de maio de 2021

APARECIDA FURTADO, EX-PREFEITA DE PARAIBANO TEM SUAS CONTAS APROVADAS PELO TCE

 


Os conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores do Ministério Público de Contas reunidos em Sessão Plenária nesta quarta-feira, 26, apreciaram as prestações de contas apresentadas pelos seguintes gestores públicos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE):

Maria Aparecida Queiroz Furtado (Paraibano/2015) teve suas contas aprovadas.

Domingos Santana Costa Júnior (Alcântara/2016); José Rolim Filho (Codó/2011); Márcio Leandro Antezana Rodrigues (Santa Luzia/2011); Maura Jorge Alves de Melo Ribeiro (Lago da Pedra/2016) tiveram suas contas aprovadas com ressalvas.

Afonso Celso Alves Teixeira (Presidente Juscelino/2015); Amin Barbosa Quemel (Carutapera/2015); Antonio José da Silva Rocha (Água Doce do Maranhão/2011), com débito de R$ 923.077,00 e multas no total de R$ 48.800,00; Francivaldo Vasconcelos Souza (Cachoeira Grande/2011); José Francisco Costa de Oliveira (Maracaçumé/2012), com débito de R$ 27.891,37 e multas no total de R$ 159.257,00; Maria Deusdete Lima (Centro do Guilherme/2014) e Paulo Barbosa Coelho (Feira Nova do Maranhão/2014).

Entre as Câmaras Municipais foram julgadas regulares com ressalvas a prestação de contas de Eudes da Silva Barros (Raposa/2011).


MARCOS 10, 46-52: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 27/05/2021



A fé nos ajuda a enxergar a graça de Deus

 “Então, Jesus lhe perguntou: ‘Que queres que eu te faça?’ O cego respondeu: ‘Mestre, que eu veja!’” (Marcos 10,51).

O cego de Bartimeu, filho de Timeu, que era não só cego, era mendigo e estava sempre à beira do caminho, ouviu Jesus passando. E, quando ouviu Jesus passando, gritou com todo o ardor do seu coração: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.

Ele podia ser cego e mendigo, mas tinha a visão da graça, porque mesmo sem seus olhos verem como os nossos – fisicamente falando – ele enxergou pela sensibilidade que era Jesus que estava ali. Mas mais do que isso, ele enxergou quem era Jesus.

Porque não basta ver a pessoa, nós temos que assumir qual é a identidade da pessoa. Ele sabia que Jesus era o Messias, seja por ser o Filho de Davi, como ele mesmo clamou, seja por clamar pela misericórdia, porque só quem pode nos dar a sua misericórdia é Deus. Então, ele foi ousado na fé, ele desafiou sua própria cegueira física.

A nós, que parecemos enxergar tão bem, nós, muitas vezes, deixamos de enxergar a graça, deixamos de enxergar Jesus passando no meio de nós. Deixamos de enxergar a graça de Deus entre nós para enxergarmos somente as desgraças do mundo.

Precisamos da graça, precisamos realmente nos submeter à luz de Jesus, nos tempos todos que estamos vivendo

Não podemos ter olhos vedados, andar como cegos e indiferentes. As tribulações do mundo são muitas, os desafios que passamos, no tempo presente, são cruéis, não podemos fechar os olhos para a realidade jamais.

Não podemos perder os olhos da fé, não podemos perder os olhos da graça, não podemos deixar de enxergar Jesus no meio de nós. E, assim como esse cego, gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de nós”. Tende piedade dessa humanidade que está padecendo, está envolta numa cegueira sem igual. E, quando a pessoa está cega e não cuida de enxergar, como é possível de sobressair-se nesse mundo, nós começamos a atropelar uns aos outros. Você imagina, cego guiando outro cego e quantas realidades. Estamos indo para o buraco, estamos caindo mesmo, porque estamos sendo cegos guiando outros cegos.

Precisamos da luz, precisamos da graça, precisamos realmente nos submeter à luz de Jesus, nos tempos todos que estamos vivendo e enfrentando. Peçamos a graça de enxergar o que não enxergamos.

Tem muita coisa que não enxergamos, a começar por enxergar nós mesmos, de escutar aquele velho ditado: “Se enxerga”. Reveja o que está dentro de você, o que tem nessa cabeça, nesse coração. Para termos em nós a mentalidade de Jesus, é preciso permitir que Ele abra os nossos olhos.

“Vá, meu filho. A tua fé te curou”. Que a fé nos cure, nos levante e nos ajude a enxergar o que não enxergamos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Fonte: Canção Nova


quarta-feira, 26 de maio de 2021

AGRICULTURA DE PARAIBANO É REPRESENTADA NO 1° ENCONTRO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA DO MARANHÃO

Sávio Sá Secretário Adjunto de Agricultura de Paraibano; Dr Zé Francisco prefeito de Codó; Ismael Lima Secretário de Agricultura de Paraibano; Antônio Zaidan Secretário de Agricultura de Codó

O 1° Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura do Maranhão ocorreu nesta terça feira (25), no Municipio de Codó, e contou com a presença de cerca de 100 secretários de outros municípios maranhenses.

Ismael Lima - Sec. Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Paraibano e Sávio Sá - Sec. Adjunto de Agricultura, estiveram representando a cidade de Paraibano e apresentando produtos produzido neste município.

O objetivo foi discutir assuntos estratégicos, problemas comum da área e programas que possam ser implementados nos municípios com foco no setor agrícola, além de debater formas de aumentar a produção da agricultura no Maranhão. Houve palestras, diálogos, mesas de debate, onde vários outros assuntos foram discutidos.

“O encontro promovido pela Prefeitura de Codó, na pessoa do Prefeito Dr. Zé Francisco, e pela Secretaria Municipal de Agricultura de Codó, na pessoa do Sec. Antônio Zaidan, foi muito importante para a agricultura do Maranhão e, com certeza, juntamente com o nosso Secretário de Agricultura Ismael e o apoio da Prefeita Vanessa Furtado, vamos desenvolver bons projetos com agricultores de Paraibano”, resaltou Sávio Sá - Sec. Adj. de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Paraibano.

Entregando a cesta com produtos advindos da Agricultura familiar do município de Paraibano.




 

terça-feira, 25 de maio de 2021

REUNIÃO DOS VEREADORES DE PARAIBANO EM 24-05-2021


Realizou-se na noite de ontem, com a direção de João Marcelo Furtado Veloso-vereador presidente da Câmara, mais uma reunião ordinária; sem nenhuma matéria para ser votada, após abertura e ser aprovada a ata da sessão anterior, passou-se para grande expediente e inúmeros assuntos foram abordados.

Fizeram-se presentes além de João Marcelo (PTB), todos os demais vereadores, a saber: Neurivan Pitó (PC do B),  Nilton Pitó (PTB), Doaldo Quaresma (PC do B), Lopes da Lucimar (PC do B), Tânia Santos (PTB), André Alves (PTB), Ricardo Xavier (PC do B), Elizangela da Tabaroa (PTB), Dênis Nascimento (PTB) e Dênia Sá (PC do B), apenas a última não fez uso da palavra.

Mais uma vez os assuntos foram coleta de lixo, iluminação pública, construção de praças, terraplanagem, roço de estradas, pavimentação de ruas, a melhora do abastecimento de água em Paraibano, a saúde do Ex-Prefeito Sebastião Pitó e do Sr. Antônio Quaresma, como se encontra a saúde em Paraibano e recomendações contra o Covid-19.

Reinvindicações foram feitas e serão levadas ao poder executivo pelo presidente da câmara e por André Alves-líder do governo. André destacou que hoje (25) o Sec. De Agricultura Ismael Carvalho estaria em busca de novidades e benefícios participando do 1º encontro dos secretários municipais de agricultura, e ainda que, as solicitações do vereador Lopes já chegaram à Prefeita Vanessa e que em breve benefícios chegaram à comunidade da Varzinha; falou também que a prefeitura fará as reformadas das praças João Neto e Sergio Coelho.



 

MARCOS 10,28-31: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 25/05/2021


A maior graça e vocação é o amor de Deus

 “Começou Pedro a dizer a Jesus: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos’” (Marcos 10,28).

Na verdade, o apóstolo Pedro está questionando Jesus sobre qual é a consequência de segui-Lo, o que vão receber em troca disso, sobretudo eles que deixaram tudo para seguir Jesus. Algumas pessoas até perguntam: “Mas Pedro era casado?”, “Ele abandonou a família?”. Já estava com a família criada, então, os apóstolos já tinham uma certa idade. Não sabemos dizer se Pedro teve filhos, mas o fato é que, se tinha, já estavam criados e encaminhados.

Eis que eles deixaram a missão que tinham, eram pescadores de peixes, e se tornaram pescadores de homens, segundo a própria missão que Jesus lhes confiou. É claro que outros tinham outras profissões, como Mateus, que era um cobrador de impostos; enfim, eles deixaram tudo por causa de uma missão.

O grande questionamento: O que ganhamos para seguir Jesus? Primeiro, nós já ganhamos Jesus. A graça de tornar-se discípulo já é uma graça sublime, única e incomparável, não se compara a nada material, a nada humano, a graça de segui-Lo e amá-Lo. Por isso, independentemente daquilo que seja a sua missão no mundo e da responsabilidade que lhe é confiada, seguir Jesus é o fundamental. Saiba que a recompensa é Ele mesmo, Ele é o tesouro, Ele é a graça, e não podemos perdê-Lo.

Se o Senhor o chama, não deixe de segui-Lo, porque a maior graça e vocação é o amor

Se, muitas vezes, somos chamados a abnegar, a renegar o que temos para segui-Lo, não nos preocupemos, porque Ele não vai deixar de cuidar de nós. “Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, campos por causa de mim e do Evangelho, não se preocupe porque teremos cem vezes mais – irmãos, irmãs para cuidar, pais, mães” (cf. Mateus 10,29).

Tenho que testemunhar que, há 30 anos, quando tinha 15 anos, fui para o seminário seguir Jesus. Tudo deixei, os sonhos, as expectativas de vida, para gerir um novo sonho: ser também um pescador do Evangelho. Digo isso a jovens, moças, rapazes, homens e mulheres que são chamados nas mais diversas realidades e situações para o seguimento de Jesus: não seja movido pelo medo.

É verdade! Se o que move o nosso coração é a ganância do mundo, Deus não satisfaz a ganância, a avareza nem a cobiça do mundo, mas Ele satisfaz as necessidades do nosso coração, da nossa alma; Ele se torna o alimento, a riqueza, e nos dá toda a dimensão da eternidade sem nunca deixar que nos iludamos no caminho. Teremos tudo isso com tribulações, com perseguições, mas a Sua graça está conosco e na vida futura, a vida eterna.

Se o Senhor o chama, não deixe de segui-Lo nem de amá-Lo, porque a maior graça e maior vocação é o amor. Quanto mais você se doar pelo amor, mais o amor de Deus estará em você!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Fonte: Canção Nova


 

MARANHÃO SEGUE SEM CONFIRMAÇÃO DE “TRANSMISSÃO LOCAL” POR CEPA INDIANA DA COVID-19


O único tripulante no navio "MV SHANDONG" que testou positivo para a variante, segue internado em um hospital privado de São Luís, com quadro clínico grave.

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, informou que até o momento, não há confirmação de transmissão local da variante indiana (B.1.617.2.) da Covid-19.

Ainda de acordo com a nota, a secretaria de saúde informou que permanece o monitoramento das pessoas que tiveram contato com os tripulantes do navio “MV SHANDONG DA SHI” que testaram positivo para a cepa indiana do novo coronavírus.

O Estado aguarda o resultado da análise de amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas, laboratório referência para sequenciamento genômico.

Sobre os tripulantes, as 23 pessoas embarcadas no navio seguem assintomáticas e em quarentena em área de fundeio em alto mar. O único tripulante internado em um hospital privado de São Luís, permanece com quadro clínico grave.


Fonte: Central de Notícia-MA

 

segunda-feira, 24 de maio de 2021

JOÃO 19,26-27: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 24/05/2021


Estejamos sempre sob a proteção da Virgem Maria

 “‘Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe’”. 

Ontem, celebramos o dia de Pentecostes, a grande festa da Igreja, a Igreja nascente, a Igreja que é guiada e conduzida à alma da Igreja: o Espírito Santo. E, hoje, temos a graça de celebrar Maria, a Mãe da Igreja.

Como é importante, porque a Igreja nasceu primeiro do lado aberto de Cristo Jesus na Cruz, porque do Seu lado aberto saiu sangue e água, os Sacramentos da Igreja, o alimento da Igreja. A Igreja se alimenta da Eucaristia, a Igreja se fortalece e se purifica na graça do batismo. Esses dois Sacramentos que saem do lado aberto de Cristo.

Mas lá na cruz, o próprio Cristo que nos deu os Sacramentos deu-nos a Mãe da Igreja, porque Ele, a cabeça da Igreja, tem em Maria a Sua Mãe. Ao seu lado estava o discípulo, e quando falamos o “discípulo”, o discípulo João representa cada um de nós, sejam os discípulos foragidos, sejam os discípulos que estavam ali em pé como ele, mas representa a Igreja que é mãe e tem seus filhos.

Uma vez amando a Igreja e sendo filhos da Igreja, amemos a Virgem Maria, sejamos filhos dela

Os filhos da Igreja não estão sozinhos, porque nós filhos temos uma mãe, essa mãe se chama: Virgem Maria. Ela mesma recebeu isso como missão: “Mulher, eis aí teu filho”. (João 19,26)

Naquela Igreja nascente, reunida em Pentecostes, reunida no Cenáculo, estavam todos reunidos com Maria, a Mãe de Jesus; estavam reunidos com Maria, que era o consolo, o amparo, que era a força. Como ela foi na vida do Seu Filho Jesus, ela é também na vida dos seguidores de Jesus, ela é a primeira seguidora de Jesus. Como primeira discípula e seguidora, o próprio Jesus a torna mãe da Sua Igreja.

Que beleza e que graça! Nós sempre correlacionamos a figura de Maria à figura da Igreja, e a Igreja à figura de Maria. A Igreja, como aquela que gera filhos para Deus, a Mãe Igreja; Maria, aquela que gerou o Filho de Deus para nós, mas é também Mãe de todos nós.

Amemos a Igreja, sejamos filhos da Mãe Igreja. E uma vez amando a Igreja e sendo filhos dela, amemos a Virgem Maria, sejamos filhos dela. Caminhemos nessa condução da graça, pois assim nunca nos perderemos, porque a Mãe é aquela que acalenta, que ensina e conduz Seus filhos sempre para o caminho da graça, ainda que, algumas vezes, se extraviem pelas estradas da vida.

Ó Mãe Santíssima, Mãe da Igreja, a ti confiamos, rogamos por toda Igreja e por todos nós, para que sejamos seus filhos e estejamos sempre sob a sua proteção. Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Fonte: Canção Nova 


 

sábado, 22 de maio de 2021

PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL (AJA): 8 VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA JOVENS DE PARAIBANO


Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), lança o programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O programa vai oferecer para jovens estudantes uma capacitação ambiental e um incentivo de um auxilio durante 12 meses.

Os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Juventude irão auxiliar os jovens de Paraibano na inscrição do programa, oferecendo apoio logístico e de estrutura para que todos possam concorrer.

Em Paraibano serão ofertadas 08 vagas.

O programa é direcionado para os jovens que estão cursando ou que já concluiu o ensino médio e quer ganhar uma capacitação ambiental e uma bolsa mensal de R$ 250,00 durante um ano. Para participar, os jovens devem ter entre 16 e 21 anos de idade, ter concluído ou estar cursando o ensino médio em escola pública, ser morador de Paraibano, não ter nenhum vínculo empregatício e não está participando de nenhum outro programa de auxílio.

Em Paraibano as coordenadoras do programa são Samanda Costa - Sec. Mun. de Juventude, Esporte e Lazer e  Claudene Campos – Sec. Mun. do Meio Ambiente e Turismo, apoio Vanessa Furtado – Prefeita.

Então jovem! Quer se tornar um Jovem Agente Ambiental? As inscrições são on-line, foram prorrogadas até o dia 30 de maio e podem ser realizadas pelo link: www.trabalhojovem.ma.gov.br/aja/ Para tirar dúvidas ou obter mais informações, procure a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou a Secretaria Municipal de Juventude das 08:00 às 13:00 horas no prédio do Centro Administrativo ao lado da Igreja Matriz no centro da Cidade.



 

JOÃO 21,20-25: HOMILIA DO EVANGELHO DO DIA 22/05/2021


'Senhor, o que vai ser deste?'

Caríssimos irmãs e irmãs!

Nesta cena narrada pelo evangelista João, focalizamos a figura de Pedro, que pergunta: “Senhor o que vai ser deste?” Ele quer saber a respeito do destino do seu compaheiro. Jesus o ajuda a amadurecer, alargando o seu coração a compreender que antes de tudo é preciso entender os mistérios do amor de Deus revelados a cada um de nós e termos a consciência de que Deus nos chama, como foi chamado também Pedro.

Quanto a pergunta de Pedro, o Senhro responde: “se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isto?” Nós somos muito importunados a respeito do caminho dos outros. Somos chamados a nos interessar sobre os outros, particularmente para ajudar a levantar e sustentar os enfermos, os pobres e sofredores. No interesse, portanto, não é a respeito do que será este ou do que vai acontecer com aquele.

Do interesse mesquinho sobre a vida dos outros é que nascem as disputas e inveja: porque este é mais, porque este tem isto, porque este faz aquilo, porque este é colocado neste lugar, porque este recebe isto ou aquilo. Por isso, correu o boato de que aquele discípulo, o discípulo amado não morreria. Mas o Senhor não disse que ele não morreria, disse apenas isto: “se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa?”

Tudo isto para dizer, importa a vontade de Deus - porque é dela que vem a nossa verdadeira paz. E é pela ação amorosa do Espírito que somos capazes de fazer o que por nós mesmos não poderemos fazer.

Padre Iran Gomes Brito


 

sexta-feira, 21 de maio de 2021

ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO FERNANDES: ENTREGA DE ATIVIDADES E HOMENAGEM ÀS MÃES


Sob a direção de Francisca Oliveira e Maroni, e a coordenação de Marco Aurélio Pereira, a comemoração do dia das mães da Unidade Escolar Raimundo Fernandes de Sousa deu-se na manhã de hoje, 21, ocasião em que estavam sendo entregues as atividade da 3ª etapa de atividades remotas.

Com som ambiente e mensagens para as mães, no espaço ornamentado para o tema, com a colaboração dos professores(as) o momento foi celebrado com um glamoroso café da manhã e sorteio de prêmios para as mães de alunos da referida unidade de ensino, obedecendo todos os protocolos orientados pelas autoridades da saúde contra a Covid-19.

Todo o quadro de funcionários estava em peso marcando presença e mostrando serviço, empenhados no trabalho docente e na valorização das mães da escola Raimundo Fernandes, professoras e mães de alunos. Prestigiaram o evento Maria Raimunda – Sec. de Educação, Denis Nascimento – vereador, Césia Margareth – Articuladora do Selo UNICEF; coordenadores da SEMED, Haureliano, Edileusa Ladeira, Jucelma, Auricélia Alves e a aniversariante Solange Aquino.

A secretária de educação deu graças a Deus e parabenizou todos pelo trabalho belíssimo feito ali e, aqueles desenvolvidos por educadores com atividades remotas neste momento de pandemia, deixou ainda uma mensagens às homenageadas. “Mãe, palavra simples, mas sem definição à sua altura, anjo protetor, anjo de defesa, anjo com grande farol a iluminar todos os filhos, independentemente de quantos tiver, não importa se de sangue ou adotivo, pois tem um coração com abrigo especial, Deus abençoe a todas”, agradeceu a Secretária de Educação Maria Raimunda.  

O coordenador Marcos Aurélio Carneiro Pereira fez uma oração ás mães e, Francisca Oliveira deixou sua gratidão a Deus, deu obrigado pela presença de todos, agradeceu alguns patrocinadores de brindes, parabenizou os professores(as) pelos resultados dos trabalhos, às operacionais, os vigias e, o importante apoio da sua diretora adjunta Maroni e do coordenador Marcos Aurélio.