quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cursos gratuitos são oferecidas pelo Senac em Imperatriz

As inscrições iniciam na sexta-feira e podem ser feitas no site do PSG
O Imparcial


A instituição lançou mais um edital para oferecer cursos gratuitos em diferentes áreas na cidade de Imperatriz.Um total de 604 vagas estão sendo oferecidas. As inscrições começam nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, e podem ser feitas no site do PSG até o dia 06 de março.

Entre os cursos oferecidos estão o de Almoxarife, Artesão em Pintura em Tecido, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Cozinha, Auxiliar Pessoal, Cabeleireiro Assitente, Camareira em Meios de Hospedagem, Costureiro, Manicure e Pedicure, Operador de Caixa, Operador de Computador e Vendedor. As aulas serão ministradas em bairros como Centro, Vilinha, Vila Esmeralda e Vila Nova. O candidato classificado será convocado para matrícula de acordo o número de vagas na turma do curso e no turno definido em sua inscrição.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 09 de março, através do site do PSG (www.ma.senac.br/psg). Para conferir o edital completo entre no site, ou ligue para (99) 3524-2961.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

REUNIÃO ORDINÁRIA DE VEREADORES DE PARAIBANO

VEREADORES: CAZUQUINHA, NATO, Mª RAIMUNDA, SOCORRO DO CHUTA, CHICO EVERTON, DÊNIA, CÉLIA, JAIR, ELIZÂNGELA,MURILO E TICO DO JETÚLIO
SESSÃO DO DIA 14/11/13 NA CÂMARA JOÃO BATISTA DIAS CARNEIRO
 

A Câmara Municipal de Vereadores de Paraibano/MA realizou na noite de ontem (23/02) a 1ª sessão ordinária do ano de 2015, a reunião aconteceu no Centro de Convivência de Idosos Alzenir Frazão, devido a Câmara João Batista Dias Carneiro está em reforma.

As matérias do dia foram: dois requerimentos do Vereador Murilo Ribeiro para construção de duas academias públicas, sendo uma na Praça São Sebastião e outra no Complexo Esportivo (apreciado e aprovados), e; um requerimento para  formalização de um regimento interno para as escolas da Rede Municipal de Ensino Paraibanense, este último só para apreciação, pois, será votado na próxima sessão.

O encontro contou com a participação da Vereadora Célia – Presidente da Câmara e dos Vereadores Murilo Ribeiro, Socorro Lucena, Maria Raimunda, Jair Carvalho, Elisângela Teixeira e Dênia Sá; poucas pessoas marcaram presença, entre estas podemos destacar a Prefeita Aparecida Furtado, Edivânia Coêlho – Sec. de Ass. Social e Luzia Ribeiro – Sec. de Educação.

A próxima reunião ordinária está prevista para a segunda-feira, 02 de março, às 19:30h, no mesmo local e, como de constume com transmissão ao vivo pela Liberdade FM.

Justiça decide que menores de 6 anos não podem frequentar ensino fundamental

A regra já tinha sido regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mas era questionada judicialmente
O Imparcial

 (Reprodução)O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta segunda-feira (23), que escolas públicas e particulares não devem aceitar a matrícula de crianças menores de 6 anos (a completar até 31 de março do ano letivo) no ensino fundamental. Alunos com idade inferior devem ser matriculados na etapa de ensino anterior, que é a pré-escola. A regra já tinha sido regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mas era questionada judicialmente em alguns estados por pais e redes de ensino que pediam a flexibilização da idade corte.

O CNE defende que crianças menores do que 6 anos, ainda que tenham capacidade intelectual, ainda não atingiram a maturidade necessária para esta etapa de ensino. A decisão da Primeira Turma do STJ reformou acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que admitiu o acesso de alunos menores de 6 anos de idade no ensino fundamental em Pernambuco, mediante a comprovação de capacidade intelectual do aluno por meio de avaliação psicopedagógica.

 

Em sua primeira decisão, o TRF5 determinou a suspensão das resoluções e autorizou a matrícula de menores de 6 anos em todas as instituições de ensino fundamental do país. A União recorreu e o tribunal manteve a sentença, mas limitou sua eficácia ao estado de Pernambuco.

 

As duas partes recorreram ao STJ. A União sustentou, entre outros pontos, que a fixação da idade mínima para ingresso no ensino fundamental é atribuição do CNE e que as resoluções foram expedidas após a realização de estudos e audiências públicas. Já o Ministério Público defendeu que a sentença de liberação da matrícula para menores de 6 anos deveria valer em todo o Brasil, e não apenas em Pernambuco.

 

Em seu voto, o juiz Sérgio Kukina, relator dos recursos, apontou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação é clara ao afirmar que o ingresso do aluno no ensino fundamental deve ocorrer a partir dos 6 anos. Também argumentou que o Judiciário não poderia acolher o medido do Ministério Público, caso contrário estaria invadindo competências do Executivo

 

 

 


 

 


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MEC reabre nesta segunda sistema de inscrições do Fies a novos alunos


Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

Governo vai usar indicadores de desempenho e qualidade das instituições.

 
O MEC só reabrirá as incrições do Fies no dia 23 de fevereiro. (Foto: Reprodução Fies)
Site do Fies (Foto: Reprodução Fies)

O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (23) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para novos contratos para o primeiro semestre deste ano no site sisfiesportal.mec.gov.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril. A portaria com as regras para a inscrição no Fies foi publicada no "Diário Oficial".
 
De acordo com a portaria, o agente operador do Fies utilizará indicadores de desempenho e de qualidade de instituição de ensino superior aderentes ao programa para fins de concessão do financiamento, mediante a implementação de mecanismos específicos no SisFies.

 Segundo o MEC, após a validação das informações durante a inscrição, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição..

Novas regras Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano. No ano passado, o governo gastou R$ 9 bilhões com o Fies. Segundo dados do Ministério da Educação, o número de novos contratos cresceu quase dez vezes em cinco anos: em 2010, foram fechados 76,2 mil contratos. Em 2014, esse número subiu para 731,3 mil. 

 O sistema do Fies estava fechado para novos contratos desde o final do ano passado, quando o MEC mudou as regras do financiamento, passando a exigir nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ter zerado na redação. Professores da rede pública que lecionam na educação básica e estejam matriculados em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia ficam isentos da regra.

 Desde o final de janeiro, o sistema está aberto para renovação de contratos. O Ministério da Educação decidiu reavaliar o índice de reajuste das mensalidades e anunciou que os contratos que estavam travados vão poder ser corrigidos em até 6,4%.

Qualidade No último dia 11, o ministro da educação, Cid Gomes, disse que a autorização dos novos contratos levando em conta a qualidade e o perfil do curso é uma a medida irá coibir a adesão de faculdades de baixa qualidade no programa. “O governo vai colocar um balizador nisso que é qualidade”, disse o titular do MEC. 

 Cid, porém, garantiu que os alunos que atenderem aos critérios serão contemplados. “Os estudantes brasileiros que demandarem cursos com qualidade ou cursos que estejam no rol de cursos estratégicos para o Brasil (...) terão a nossa chancela”. Entre as áreas prioritárias, ele citou as licenciaturas em física, química e matemática.

Reembolso

 As mudanças a serem anunciadas virão na esteira de outras definidas em uma portaria do MEC em dezembro passado. A partir de agora, o governo reembolsará oito parcelas das mensalidades por ano para as instituições. Até então, as faculdades recebiam 12 parcelas anuais. As demais quatro mensalidades serão pagas somente após a formatura do estudante.

 Entretanto, a portaria não estabelece quando os valores serão reembolsados para as instituições nem se sofrerão correções monetárias.

A medida recebeu críticas das instituições de ensino. Em um seminário promovido pelo MEC na terça (10), o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Gabriel Mario Rodrigues, fez duras críticas à mudança, que, segundo ele, vão prejudicar o funcionamento das faculdades particulares do país.

 

Inscrição para seletivo da PM deve ser feita no Comando Geral

Serão oferecidas 500 vagas de Oficiais e Praças da Reserva Remunerada
O Imparcial

As inscrições para o processo seletivo com 500 vagas de Oficiais e Praças da Reserva Remunerada da Polícia Militar para trabalhar em atividades-meio da corporação seguem abertas até o próximo dia 27. O militar interessado em participar do seletivo deve procurar a Diretoria de Pessoal, por meio da Ajudância Geral, localizada no Comando Geral da PM, no Calhau, das 7h30 às 17h30. Para os policiais selecionados para atuarem na realização de tarefas por prazo certo será incorporado um adicional de 50% ao valor dos proventos.

O militar deve apresentar requerimento devidamente assinado pelo Chefe da Seção de Inativos (DP/4), com os documentos solicitados no edital do respectivo processo. Dentre as 500 vagas disponíveis, 90 são destinadas para o cargo de oficial e 410 para praça. Os candidatos do interior do estado deverão enviar seus requerimentos via e-mail (protocolodp@gmail.com), no formato PDF, para a Diretoria de Pessoal.

A medida foi uma determinação do governador Flávio Dino para garantir o pleno funcionamento do sistema de segurança no estado e, consequentemente, proteção ao cidadão, aumentando o policiamento nas ruas e substituindo na atividade-meio os policiais da ativa por reservistas.

“Os índices de violência no Maranhão ainda são altos e o Governo do Estado está buscando diversas formas de garantir aos cidadãos mais segurança”, informou o governador Flávio Dino.

O processo de seleção dos candidatos é composto por duas etapas: análise de documentação e avaliação de saúde física. O exame médico, referente à segunda etapa do seletivo será de caráter eliminatório e a indicação para o preenchimento das vagas é de competência da Diretoria Pessoal da PMMA atendendo à conveniência e ao interesse da Administração Pública, de acordo com as vagas disponibilizadas, por postos e graduações especificadas no edital.

A Diretoria de Pessoal divulgará a relação de todos os candidatos considerados aptos e selecionados até o dia 5 de março de 2015. Conforme estabelecido na Lei Estadual nº 6.839/1996, fica determinado que os policiais militares indicados para realização de tarefa por prazo certo no período de 18 meses, podendo ser renovado apenas uma vez por igual período.

A distribuição das vagas será exclusivamente na região metropolitana de São Luís, mesmo que o candidato seja do interior do estado. Estão sendo abertas cinco vagas para major, 37 para capitão, 48 para tenente, 50 para subtenente, 200 para sargento e 160 para cabo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

184 postos de combustíveis serão notificados até esta sexta-feira


O preço de da gasolina comum chegou a R$ 3,60 em alguns postos de São Luís
O Imparcial

Juiz Douglas  Martins (DIEGO CHAVES/ O IMPARCIAL)
Juiz Douglas Martins
Na semana passada, um total de 60 postos foram notificados por oficiais de justiça na capital, para informar a decisão judicial do juiz Douglas  Martins. Nesta quinta-feira (19)  os oficiais de justiça foram divididos novamente  para intimar os 184 postos de combustíveis restantes até a sexta-feira (20). Caso ocorra o descumprimento da liminar os empresários pagaram uma multa  de 20 mil reais além de multa administrativa.

O aumento de R$ 0,22 por litro da gasolina e de R$ 0,15 por litro de diesel está valendo desde  o dia 1º de fevereiro e foi anunciado através de decreto federal que altera as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina e o óleo diesel.

Os preços de da gasolina comum chegou a R$ 3,60 em alguns postos de São Luís e os maiores  prejudicados foram os consumidores. Tendo em vista os preços abusivos o Juiz Douglas Martins sancionou  liminar que entrou em  vigor desde o dia 13 de fevereiro. Os postos de combustíveis são os mais beneficiados com o aumento. “Não estamos interferindo na liberdade dos postos em dá seus preços, mas a partir do momento em que os empresários se unem contra o consumidor o tornado impotente o poder judiciário deve entrar em ação” relata o juiz.

Segundo o diretor do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor  do Maranhão(Procon/MA), Duarte Junior, os órgãos que trabalham em defesa do consumidor trabalharam juntos pela primeira vez no território em uma operação. Os postos que não cumprirem as sanções judiciais e administrativas serão penalizados com multas. “É ideal que o cliente exija a nota fiscal, pois através dela poderá ser feitas denuncias  em relação aos preços abusivos dos postos” relata o diretor do Procon.

Marciano de Aragão de 50 anos, relata que mesmo com a redução, o preço da gasolina  continua alto. “ Eu ainda acho R$ 3,34 caro, antes eu enchia o tanque do meu carro com R$ 100, agora com o mesmo valor encho praticamente meio tanque” revela o motorista.

O cidadão que se sentir lesado por pagar preços altos nos postos de combustíveis  pode fazer reclamação em alguns postos como o Procon, Defensoria Pública, Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública, Núcleo do Consumidor do Ministério Público Estadual , caso a decisão judicial não seja cumprida.

Os consumidores que pagaram o valor de combustível a mais poderão recorrer na justiça para reaver a quantia que foi paga de forma indevida, mas para isso, o cliente deverá ter em mãos todas as notas fiscais do abastecimento para poder comprovar e tomar a medida cabível. Também as denuncias de postos de combustíveis podem ser feitas através de imagens e divulgadas Facebook, Twitter do Procon para melhor facilidade do consumidor.

Deputado Wellington do Curso cobra esclarecimentos sobre as obras da BR-135


Deputado Wellington do Curso (PPS)
Deputado Wellington do Curso (PPS)
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS), na sessão desta quinta-feira (19), solicitou ao Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Gerardo de Freitas Fernandes, esclarecimentos sobre o andamento das obras de adequação e duplicação da BR-135, uma das principais rodovias que cortam o Estado do Maranhão.

O parlamentar falou sobre o intenso fluxo de carros e a precariedade na manutenção da rodovia. Segundo Wellington, problemas esses que são os principais obstáculos enfrentados diariamente por quem transita pela BR.

O deputado destacou, ainda, que o acompanhamento das obras pelo Poder Público, sociedade civil e demais protagonistas sociais, poderá evitar mais atrasos nas obras que são de grande valia para a mobilidade rodoviária do estado.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ASA FOLIA: FIM DO CARNAVAL 2015 EM PARAIBANO

 
O bloco do Paulinho e Betânia, Asa Folia, com grande número de foliões, fechou nesta terça-feira (17) as festividades de carnaval em Paraibano.

Na Casa de Eventos Municipal em  concentração fechada aos seus foliões, o Bloco Asa Folia ofereceu churrasco, cerveja, música ao vivo com Anjos da Noite, 10 (dez) sorteios de R$ 50,00 e 2 (dois)  sorteios de R$ 100,00 aos seus brincantes.

Por volta das 20:30h, num verdadeiro arrastão, a galera do Asa puxada pelo Paredão da Mamãe sob a locução de Buba Cross, sai da concentração subindo a Avenida 1º de Maio, que, após algumas paradas chega à Praça Sérgio Coêlho onde o agito foi total com Mazinho Venturiny de Salvador/BA.

Na Praça de Eventos Municipal tocou e quebrou todas Mazinho Venturiny com suas dançarinas e os Boyzins (músicos da banda); muitos convidados foram  ao palco para dançar algumas coreografias( entre outra a da muriçoca).   

Parabéns a Paulinho, Betânia e aos foliões do Asa pela linda festa de ontem; de parabéns estão todos os demais diretores de blocos que com seus foliões também fizeram bonito no carnaval, e a Prefeita Aparecida Furtado pelo apoio aos blocos e contratação das bandas que tocaram o carnaval na Praça.

Vale aqui destacar o trabalho desenvolvido pelo pessoal da Sec. de Juventude nas pessoas de Kaliny Brito, Zezé, Agda e  demais  da organização; aos seguranças postos pela Prefeitura, ao pessoal da Rota Noturna que também contribuíram de alguma forma e às Policias Civil e Militar que conduziram o carnaval o mais pacificamente possível.















terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

BALÃO MÁGICO NO SEU 5º ANO

 
A Casa de Eventos Municipal recebeu na tarde de ontem (16/02) a galerinha do Bloco Balão Mágico, o bloco mirim do Carnaval Paraibanense, que, acompanhados dos pais ou responsáveis extravasaram em diversão e alegria.

Na festa do bloco que tem como diretora Kaliny Brito, teve música ao vivo com Pagodão Ki-Farra ao som do Paredão JR Moto;  houveram brincadeiras com os personagens Minnie, Mickey, Palhaço e Galinha Pintadinha, regado a muito lanche para a garotada.

Kaliny Brito, como em anos anteriores, fez homenagem, e, este ano o homenageado foi seu colega de infância Jarbas Reis, colaborador na criação do bloco, ao qual, além dos elogios e agradecimentos foi entregue uma placa com uma mensagem do Balão Mágico.

“Todos os anos faço uma homenagem a um patrocinador, porém, este ano o meu reconhecimento é para uma pessoa que posso chamar de meu irmão, Jarbas Reis; ele que num momento muito triste da minha vida, que foi a morte do meu primo João Neto... uma passagem difícil pra mim...  momento que eu pensei o quanto a gente era feliz quando criança, foi quando Jarbas me deu apoio e tivemos a ideia de criar este bloco para as criança (Bloco Mágico). E está ai este bloco maravilhoso, que não é meu, porém, de todas as crianças e de todos nós. O meu muito obrigado em especial a Prefeita Aparecida Furtado, ao Sr. Ari Furtado, meus primos Drª Diana Furtado, Doracir Furtado, Dr. Daniel Furtado, Fernandinho Furtado, Ari Filho, meus amigos Agda e Jarbas Reis, a todas as crianças, aos pais, aos patrocinadores e colaboradores”, agradeceu Kaliny Brito, Sec. Adj. de Juventude e principal organizadora do Carnaval 2015 de Paraibano.
Nesta segunda teve ainda na Praça as atrações musicais locais: Poliana Soares, Sorriso de Menina Elétrico e Ki-Farra Elétrico;  nesta terça-feira e a vez do Bloco Asa Folia, também na casa de Eventos Municipal, e, na Praça, Maziinho Venturiny e Ki-Farra Elétrico.










segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MALUCO BELEZA: 2º DIA DO CARNAVAL 2015 PARAIBANENSE




O  bloco veterano do carnaval de Paraibano, o Maluco Beleza, com seus diretores, centenas de foliões e os patrocinadores recebem a benção de São Pedro (chuva) nos seus 19 anos de existência.
Saindo sempre da Avenida João Paraibano no domingo de carnaval, neste ano não foi diferente, e, na tarde de ontem (15/02), portanto, a galera do Maluco Beleza se reuniu no seu tradicional ponto de partida, para, antes disto, degustar aquele churrasco e aquela cerveja ou refrigerante estupidamente gelados.
Na concentração, além de bebidas, churrasco e muito axé com o Paredão da Mamãe, houve sorteios de 1 (um) celular Galaxy Win, 1 (uma) mountain bike, 1 (uma) TV LED de 32 polegadas, 2 (dois) prêmios de R$ 100,00, e 3 (três) kits de O Boticário.
Depois de muita diversão e azaração; após serem hidratados por dentro e por fora, e tantos outros momentos, o bloco sai percorrendo o corredor da folia (Av. João Paraibano, Rua 7 de Setembro e Av. 1º de Maio) até chegar a Praça Sérgio Coêlho no maior agito.
A Banda Kizoeira já dava Show na Praça de Eventos Municipal antes dos foliões do Bloco chegarem ali, onde estes misturaram-se com outros brincantes e num clima de confraternização contagiados pela atração musical fizeram auê de diversão. A banda que sequenciou ao vivo na noite de ontem foi Ki-Farra Elétrico, tocando todas e mais algumas.
No meio da apresentação da Banda Kizoeira, sob a coordenação de Vanessa Furtado, Célia, Viviane, Cristiane Campus, Claudene Campus, Bira Filho, Roberto Gurgel e outros colaboradores, foi feita uma linda homenagem numa mensagem aos saudosos primos João Neto e Márcio Furtado (fundadores do Maluco Beleza), com queima de fogos e salva de aplausos ao final.
Graças a Deus até agora tudo em paz no carnaval da Capital da Vaquejada. Estão de parabéns os foliões, os diretores de blocos, o pessoal da segurança (seguranças postos pela Prefeitura, Policia Militar e Civil), o pessoal da Sec. de Juventude e a Prefeita Aparecida Furtado pelo apoio aos blocos com o Paredão da Mamãe, bandas e ornamentação nos espaços dedicados à grande festa.
Só lembrando que hoje tem o Bloco Balão Mágico (Kaline Brito) na Eventos Municipal (antiga Casa de Show) e na Praça Sérgio Coêlho as atrações musicais locais são: Sorriso de Menina Elétrico, Ki-Farra Elétrico e Poliana Soares;  nesta terça-feira e a vez do Bloco Asa Folia também na casa de Eventos Municipal, e, na Praça, Maziinho Venturiny e Ki-Farra Elétrico.













Chuva inspira sambas, mas enredos biográficos criam melhores momentos em


Musas se destacam na passarela
O Imparcial
Sabrina Sato na Gaviões da Fiel (Junior Lago/UOL)
Sabrina Sato na Gaviões da Fiel
 
Não poderia ter sido mais oportuno _ e divertido! No carnaval da crise hídrica, um samba pedindo chuva encerrou a segunda noite dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. Mas, apesar da boa ideia da X-9, foram dois enredos biográficos que proporcionaram os melhores momentos do ano. Elis Regina ou Marília Pêra?  Vai-Vai ou Mocidade Alegre? Os desfiles que retrataram a vida e obra da estrela da MPB e da diva do teatro nacional são, coincidentemente, os dois maiores favoritos para a conquista do título deste ano. Mesmo que não vençam, Vai-Vai e Mocidade saíram ontem da passarela do Anhembi novamente reconhecidas como escolas de samba que dignificam o carnaval paulistano. Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Tucuruvi e Império de Casa Verde também fizeram desfiles competentes e podem surpreender na hora abertura dos envelopes das notas oficiais. A decisão só sai terça-feira (17), e a única escola que já vai para o juízo final punida com perda de pontos é a Acadêmicos do Tatuapé, que estourou em um minuto o tempo de desfile.

De volta à elite do Carnaval depois de um surpreendente rebaixamento para o grupo de acesso em 2013, a Unidos de Vila Maria abriu a última noite disposta a brilhar. Não por acaso, levou para a avenida um enredo que falava de diamantes, ideal para exaltar também as bodas de 60 anos da escola. A combinação deu certo.  A escola não economizou no brilho e no luxo de suas alegorias e adereços – apenas no carro abre-alas, uma representação do Taj Mahal, foram utilizadas 144 mil pedras brilhantes. A comissão de frente foi outro destaque da passagem da Vila pelo Sambódromo, com a encenação de uma briga de gângsteres armados a bordo de um reluzente Ford 1936, de onde saía uma Marilyn Monroe como guardiã do grande diamante.

Egito, Grécia, Minas, Serra Pelada... A trilha do ouro marcou o luxuoso desfile da Acadêmicos do Tatuapé, quinta escola a desfilar no sambódromo já na madrugada de domingo (15). A proposta do enredo era mostrar a relação do homem com o metal desde a Antiguidade até os dias de hoje, tomando-o como símbolo de poder, riqueza e ambição. Do Rei Midas a Tio Patinhas. De Oxum à Galinha dos Ovos de Ouro. Das bodas de ouro ao funk ostentação. Desde 2010, quando foi campeã do Grupo 1 da União das Escolas de Samba Paulistanas, a escola da Zona Leste tem experimentado gradual ascensão e segue firme na busca de seu maior tesouro: um troféu de campeão. O problema é que no final do desfile, um vacilo da harmonia praticamente entregou o ouro. Mesmo correndo, a bateria e o carro de som, que fechavam o desfile, estouraram o tempo em um minuto (1h06), o que certamente vai acarretar punição e perda de pontos na apuração.

Poderia ser só mais um desfile. Poderia ser só mais um enredo biográfico. Poderia ser um show de velhos sucessos da MPB....mas foi uma catarse coletiva. O desfile da Vai-Vai em homenagem à cantora Elis Regina, morta em 1982, certamente entra para a história do Sambódromo do Anhembi como um dos momentos mais emocionantes do Carnaval paulistano. Raras vezes se viu cenário igual, com sambistas chorando durante boa parte do desfile – entre eles, a cantora Maria Rita, que conduziu o espetáculo como mestre de cerimônia da comissão de frente. Seus irmãos, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli, também estavam lá, ao lado de outros artistas que foram importantes na vida de Elis.

A participação do público contribuiu para conferir um caráter de celebração ao desfile da Saracura. Muito pela força do samba, um dos mais belos do ano, construído à base de uma costura de títulos, frases e citações de célebres sucessos da Pimentinha. O refrão, que resgata o canto de escravos presente na canção "Maria, Maria", de Milton Nascimento e Fernando Brandt, se encarregou de levar o Anhembi ao delírio, do começo ao fim do desfile. Na apoteose podiam-se ouvir gritos, justificados, de "é campeão, é campeão".

Com 85 anos de vida, a Vai-Vai tem 14 títulos. Curiosamente, o último campeonato foi conquistado em 2011, com o enredo "A música venceu", em homenagem ao maestro João Carlos Martins. Mas o fato é que a escola entrou na avenida este ano sob o estigma do decepcionante desfile do ano passado, quando terminou em nono lugar e ameaçada pelo rebaixamento. Por conta desse fantasma, causou aflição o problema no eixo do carro abre-alas de 90 metros de comprimento, que quase pôs a perder um desfile histórico. Um desfile que era para ser "Simplesmente Elis", mas foi "Simplesmente Vai-Vai".

A última noite do grupo especial do carnaval de São Paulo podia terminar ali, mas os deuses do samba ainda reservaram espaço para o desfile da X-9 Paulistana. Já sob a luz do amanhecer, e com as arquibancadas ainda lotadas, a escola da Zona Norte pegou carona na crise hídrica que assola São Paulo para promover uma autêntica dança da chuva no Anhembi. O enredo "Sambando na Chuva" não só permitiu uma enxurrada de alegria para a comunidade como lavou a alma dos paulistanos. A seca no sistema Cantareira foi tratada com bom humor pelo carnavalesco André Machado, que levou para avenida um carro em forma de banheira cheia de "água do volume morto", ao som de um refrão que vai ficar como um alento: "Deixa chover, deixa molhar, a nossa festa não tem hora para acabar/Eu quero ver você sambar/Com a X-9 até o dia clarear".

domingo, 15 de fevereiro de 2015

SÁBADO DE CARNAVAL EM PARAIBANO

Banda Safadões/palco da Praça Sérgio Coêlho
Foto: Bira da Rádio
 
Muita folia em vários pontos da cidade, porém, os maiores focos do carnaval paraibanense neste sábado (14) foram na Avenida João Paraibano onde se concentrou o Bloco Ki-Zuêra e na Praça Sérgio Coêlho com maior número de brincantes para curtir o carnaval ao Som de Safadões do Forró e Ki-Farra Elétrico.

Com a participação dos foliões e uma parte dos seus patrocinadores o clima de alegria esquentou no finalzinho da tarde na concentração do Ki-Zuêra, onde houve churrasco, bebida, sorteio de brindes, homenagens e muito axé com o Paredão da Mamãe.

Antes de sair percorrendo pela Rua 7 de Setembro e Avenida 1º de Maio para a Praça, trazendo seu slogan “viva essa emoção”, o Ki-Zuêra no seu décimo  ano fez homenagens a patrocinadores e a foliões que estiveram presentes em todos os anos do Bloco.

Com placa Dr. Helder, Mirian (patrocinadores) e Carlinho (folião)
Magno, Márcio e Railton (diretores) Foto: Bira da Rádio
Sob o comando de Márcio Ribeiro, Magno Diel e Railton Sousa, diretores do Ki-Zuêra, foram feitas as entregas das placas de homenagens, os sorteios dos brindes (1 smartphone, 2 tablets,  kits do o boticário e prêmios em dinheiro) e agradecimentos.

Railton Sousa falou da sua gratidão  pela participação dos foliões, patrocinadores e o apoio da Prefeitura Municipal de Paraibano que patrocinou o Paredão da Mamãe e contratou as atrações da Praça de Eventos Municipal.     

Devido compromisso para tocar também na cidade de Pastos Bons, Safadões Elétrico começou a dá show às 21:00h com pouca gente, chegando mais pessoas e a galera do Ki-zuêra em seguida, reunindo um bom público na Praça Sérgio Coêlho. O pagodão Ki-Farra Elétrico que veio em seguida começou ás 23:30h, logo após a atração principal, levando a tranquilidade da festa do primeiro dia de até tantas horas da madrugada.

Pagodão Ki-Farra/palco da Praça Sérgio Coêlho
Foto: Bira da Rádio