domingo, 30 de novembro de 2014

Amigos e elenco de 'Chaves' participam de cerimônia para Bolaños


TV realiza homenagem ao comediante, que morreu na sexta-feira (28).

Neste domingo, fãs darão adeus ao Chespirito em estádio no México.
 
Edgar Vivar, o Senhor Barrigas de 'Chaves', chega à cerimônia da Televisa San Ángel em homenagem a Roberto Bolaños (Foto: Reprodução/Televisa)Edgar Vivar, o Senhor Barrigas de 'Chaves', chega à cerimônia da Televisa San Ángel em homenagem a Roberto Bolaños (Foto: Reprodução/Televisa)
 
Auditório na sede da Televisa San Ángel, local onde Bolaños e o elenco de 'Chaves' e 'Chapolin' foram gravados durante mais de 30 anos, é preparado para receber a cerimônia de despedida de família e amigos a Roberto Bolaños (Foto: Reprodução/Televisa)
Auditório na Televisa San Ángel foi preparado
para receber a cerimônia de despedida
de 
família e amigos a Bolaños
 (Foto: Reprodução/Televisa)
Vários parentes, amigos e colegas do elenco dos seriados "Chaves" e "Chapolin" participaram na madrugada deste domingo (30) da cerimônia de homenagem a Roberto Gómez Bolaños, que aconteceu na sede da emissora Televisa San Ángel, na Cidade do México. Bolaños, que criou os seriados e interpretou os dois protagonistas, morreu na sexta-feira (28), aos 85 anos, em sua casa em Cancún.
 
 
O corpo do comediante chegou à sede da Televisa San Ángel, na Cidade do México, por volta das 20h20 de sábado (29), no horário de Brasília, segundo o canal de televisão. O local foi preparado para receber uma homenagem privada ao artista, e colegas de trabalho, familiares e amigos foram convidados a participar da cerimônia. Edgar Vivar, que deu vida ao Senhor Barriga no seriado "Chaves", chegou ao local por volta das 18h30 (22h30 no horário de Brasília). A missa de corpo presente foi presidida pelo monsenhor Diego Monroy.
 
Depois da cerimônia, o corpo do artista segue para o estádio Azteca, onde os fãs poderão se despedir neste domingo (30). Milhares de ingressos para esta cerimônia já começaram a ser distribuídos.
 
 
A atriz mexicana Florinda Meza, viúva do ator e intérprete do personagem de mesmo nome em "Chaves", acompanha o corpo desde a saída de Cancún. No trajeto entre o aeroporto e a Televisa, o cortejo parou durante cerca de 40 minutos, segundo a Foro TV, em uma agência funerária. Depois, ele retomou o caminho pela estrada até Toluca, onde fica a Televisa.
 
Na manhã deste sábado, Florinda agradeceu o apoio e o carinho dos jornalistas e fãs do humorista. "Obrigada por todo o apoio que deram ao meu Robert", afirmou ela a jornalistas, segundo o jornal local "Excélsior", antes de embarcar no avião que levaria o corpo do comediante até a Cidade do México.
 
Neste domingo, os fãs estão sendo chamados para participar da cerimônia de despedida do artista mexicano e a levar uma flor branca.
 
Sucesso internacional
Florinda Meza, viúva de Roberto Bolaños (Foto: Israel Leal/AP)
       Florinda Meza, viúva de Roberto Bolaños
(Foto: Israel Leal/AP)
 
    Dono de frases antológicas, como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, também criador do Chapolin, foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, TV e teatro.
 
"Chapolin” se tornou o primeiro seriado mexicano a ser vendido para outros países, e “Chaves” seguiu o mesmo caminho. Ao longo de quatro décadas, os programas foram exibidos em mais de 90 países, sendo Cuba o único em toda a América Latina a não exibi-los.
 
Dublado em dezenas de idiomas, foi sucesso também nos Estados Unidos e em países da África e Europa. No Brasil, os personagens chegaram em 1984, através do SBT.
 
 
 
Cortejo fúnebre de Roberto Bolaños foi aplaudido pelas ruas da Cidade do México neste sábado (Foto: Reuters/Carlos Jasso)

Cortejo fúnebre de Roberto Bolaños foi aplaudido pelas ruas da Cidade do México neste sábado (Foto: Reuters/Carlos Jasso)
Cortejo fúnebre de Roberto Bolaños foi aplaudido pelas ruas da Cidade do México neste sábado (Foto: Reprodução/Foro TV)

Cortejo fúnebre de Roberto Bolaños foi aplaudido pelas ruas da Cidade do México neste sábado (Foto: Reprodução/Foro TV)
Cortejo fúnebre de Roberto Bolaños foi aplaudido pelas ruas da Cidade do México neste sábado (Foto: Reprodução/Foro TV)

Cortejo fúnebre de Roberto Bolaños foi aplaudido pelas ruas da Cidade do México neste sábado (Foto: Reprodução/Foro TV)
 
 
 
 
 
 
 
 

 

sábado, 29 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL EM PARAIBANO



























Novembro Azul é uma campanha nacional de conscientização sobre o câncer de próstata que acontece neste mês. O câncer de próstata que é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

Com o apoio da Prefeitura de Paraibano o encerramento da Campanha Novembro Azul aconteceu na tarde desta sexta-feira, 28, com sorteio de prêmios e um jogo amistoso entre veteranos de Paraibano no Estádio Municipal Arizão, evento onde Agentes Comunitárias, Téc. De Enfermagem, Enfermeiros (as), Médicos (as) e diversos outros profissionais da área da saúde estavam presentes e envolvidos na ação fazendo distribuição de panfletos e conscientização.

O placar final do jogo amistoso dos veteranos de Paraibano cujo o objetivo foi sensibilizar os participantes da partida de futebol ficou assim:   Deixa que eu Chuto F.C. 4 X 1 Chuta que eu Deixo F.C.,  Deixa que eu Chuto F.C. é o time do Nato, Murilo e Cia; Chuta que eu Deixo F.C. é o time de João Marcelo, Machado e Cia.

Quem coordenou a Campanha de palestras de conscientização para a saúde do homem foi a  Enfermeira Caroline de Almeida – coordenadora da Saúde do Idoso e Adulto, com a colaboração de funcionários de todos os setores da Sec. de Saúde Paraibanense, que, com o apoio da Secretária de Saúde Lucimar Sá e da Prefeita Aparecida Furtado realizaram uma mobilização surtido bons resultados com a conscientização.

Caroline de Almeida, Vadim,
João Marcelo e Cristiane Campus
Ao fala com a nossa reportagem Caroline de Almeida revelou: “este evento é uma comemoração ao Novembro Azul, um mês de prevenção à saúde do homem que é uma mobilização ao câncer de próstata; fizemos aqui planfetagem, entrega de bigodes e cata-ventos (símbolos da Campanha), sorteio de brindes e distribuição de bolinhas anti-stress (doadas pelo Instituto Lado a Lado). O meu obrigado a Aparecida Furtado – Prefeita, a Lucimar Sá – Sec. de Saúde, José Armando – Sec. de Esportes a todos que vestiram a camisa do Novembro Azul e nos apoiaram,” agradeceu a Enfermeira Coordenadora.











Morre aos 85 anos Roberto Gómez Bolaños, intérprete de Chaves e Chapolin


Ator estava com a saúde debilitada desde o começo do ano
Do R7

Roberto Bolaños morreu aos 85
Reprodução/ Twitter
Morreu, nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, Roberto Gomez Bolaños, criador das séries Chaves e Chapolin. O ator, humorista, escritor e produtor mexicano morreu em casa, em Cancún, e a causa da morte ainda não foi divulgada.

No começo de novembro, em sua última aparição, o ator estava bem debilitado, usando um tubo de oxigênio, em foto divulgada por sua filha, Paulina.

Em maio, o ator se isolou no litoral mexicano com a mulher, Florinda Meza, que interpretou Dona Florinda em Chaves. Amigos próximos declararam que a chance dele se recuperar era mínima, porém, ao longo do ano, apresentou altos e baixos. Bolaños deixa seis filhos e uma imensa saudade dos fãs em todo mundo, especialmente dos brasileiros.

No Brasil desde 1985, as séries Chaves e Chapolin logo se converteram em sucessos atemporais, à prova de qualquer mudança na grade. Líderes de audiência em muitos momentos, os personagens conseguiram renovar seu público, fazendo parte da infância de pelo menos três gerações de brasileiros.

A última mensagem de Bolaños no Twitter é a prova de que o sentimento pelos brasileiros era recíproco. "Todo meu amor para o Brasil", escreveu o humorista em 26 de novembro, emocionando a todos que leram sua mensagem após saber de sua morte.

Trajetória
O ator, roteirista e diretor mexicano Roberto Gómez Bolaños foi o maior nome do humor televisivo na América Latina. Tanto que recebeu do cineasta conterrâneo Agustin Delgado, logo no começo da carreira, o apelido Chespirito, por considerá-lo uma versão em miniatura do inglês William Shakespeare (1564-1616), por conta de seu 1,60 m.

Começou a carreira como redator de rádio e televisão na década de 50, e passou a atuar em 1960. Bolaños atuou em vários papéis, mas seu personagem mais querido foi o Chaves, o menino pobre que vivia dentro de um barril. Puro carisma, o garoto era rodeado de outros personagens que caíram no gosto do público: Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, Quico, Professor Girafales, entre outros. Bolaños também interpretava o super-herói atrapalhado Chapolin, e imortalizou bordões como "Não contavam com minha astúcia"

Nascido em 21 de fevereiro de 1929, Roberto Bolaños estudou engenharia, mas foi na publicidade que começou a carreira, aos 22 anos. Na segunda metade da década de 1950, tornou-se roteirista requisitado, por conta de seu texto ágil e de humor facilmente apreendido pelo público. Depois de escrever os programas de maior audiência da TV mexicana, tornou-se também ator em 1968, na emissora TIM, com o personagem Doutor Chapatín.

Em 1970, estreou o programa Chespirito, com vários esquetes de humor, entre as quais a do personagem Chapolin Colorado. Em 1971, surgia El Chavo del Ocho, ou simplesmente Chaves para os brasileiros. E o sucesso foi imediato. Em 1973, os dois personagens já eram vistos em quase toda América Latina. Em 1975, dava cerca de 60 pontos de audiência na TV mexicana.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

GINCANAS CULTURAIS DOS COLÉGIOS DR. ADONIAS LACERDA E DR. ADONIAS LACERDA ANEXO EM PARAIBANO/MA

De branco Equipe 3R e de verde Equipe Guardiões da Natureza
Foto: Francisca Santos

Hoje, 27, com início por volta das 7:00h e término às 15:30h foi realizada duas gincanas: uma pelo Dr. Adonias Lacerda, com os alunos do Mais Educação, coordenada por Raimundo Augusto e professores do referido programa com o apoio de outros professores da Unidade de Ensino; a outra foi pelo Dr. Adonias Lacerda Anexo, coordenada pela Diretora Maria Cícera Moraes, Diretora Lúcia Oliveira e Ritinha Xavier com o apoio de professores e demais funcionários da Escola.

Com duas equipes o pessoal do Dr. Adonias Lacerda trabalhou o tema “Conservação do Patrimônio Público”, com várias baterias, onde teve mutirão de limpeza, trabalhos com material reciclável, plantio de árvores, arrecadação de alimentos que será distribuído através de sextas básicas a famílias carentes, entre outras; a colocação final ficou com a Equipe 3R com o titulo de campeã levando R$ 350,00 e a Equipe Guardiões da Natureza com o 2º lugar ganhando o prêmio de R$ 150,00, ambas as equipes ganharam medalhas.

Já o Dr. Adonias Lacerda Anexo tinha seis equipes participando, e teve como tema “Orgulho Negro”, também com diversas baterias, com apresentações de capoeira, candomblé, parodias, entre outras e arrecadação de alimentos que serão distribuídos a famílias carentes; desta escola as equipes vencedoras foram: Vivendo Sem Racismo (campeã), Os Guardiões da Igualdade (vice – campeã) e Os Exterminadores do Racismo (3º lugar), todas ganharam medalhas, a campeã ganhou o prêmio extra de uma viagem.

A Diretora Maria Cícera Moraes quando nos fornecia algumas informações revelou: “foi muito cansativo, porém, valeu apena ver o entusiasmo e a alegria no rosto de todos os alunos e profissionais envolvidos; arrecadamos muito alimento e aprendemos muita coisa juntamente com os nossos alunos; agradeço o apoio da Prefeita Aparecida Furtado, o apoio da Secretária de Educação Luzia Ribeiro e de todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente com esse trabalho, muito obrigado”, finalizou a Diretora Cicinha.
 
Reportagem: Bira da Rádio com colaboração de Mateus Brito.
 
 
 



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

BANCO DO NORDESTE REALIZA PALESTRA EM PARAIBANO





 

Representantes do Banco do Nordeste em  parceria  com  a  Prefeitura  Municipal de Paraibano através da Sala do Empreendedor e o apoio da Secretaria de Agricultura do Município promoveram uma importante palestra na noite desta terça-feira, 25, no prédio da Assistência Social para, entre outros assuntos falar do
Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades.


O Representante da Superintendência do BNB, Jaubas Alencar – Chefe dos Agentes de Desenvolvimento do BNB/MA, Francisco Borges – Gerente Geral da Agencia de São João dos Patos, Geane - Agente de Desenvolvimento do BNB, Marciel Mendes – Gerente de Negócios, entre outros funcionários do Banco marcaram presença para aboradar sobre as vantagens das linhas de créditos para Empreendedor Individual e empresários das mais diversas categorias, e anunciaram que no máximo até o fim do ano estará em pleno funcionamento a Agencia do Banco do Nordeste de São João dos Patos e falaram da expectativa de crescimento para esta região.
Aproximadamente 60 (quarenta) empresários de diversas áreas e níveis de empreendimentos compareceram ao encontro, entre estes podemos citar o Ex-prefeito Ari Furtado, Bitonho da Churrascaria e Hotel Boi na Brasa, Zuzu do Comercial O Reis, Sandra da Loja Via Bela, e tantos outros.

O evento foi organizado por Ana Paula Brito e Marizete Duarte, ambas Agentes de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor Onildo Gonçalves dos Reis e Júlio César – Secretário de Agricultura de Paraibano, o qual fez uso do microfone e na sua fala justificou a ausência da Prefeita Aparecida Furtado e falou do Programa Agro Amigo que tem beneficiado milhares de produtores rurais.

A Agencia de São João dos Patos está situada na Rua 7 de Setembro,s/n – Centro, fone: (99) 3551-3551, maiores informações para cadastro para abertura de conta e linhas de crédito pelo site:
www.bnb.gov.br.

Veja no quadro abaixo um demonstrativo da atual situação de negociações do BNB com empresários e produtores rurais paraibanenses:






CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA COMTRA A MULHER EM PARAIBANO


Bira da Rádio, Samanda Costa e Kellen Barros
Foto: Sabrina

No Município Paraibanense a campanha foi iniciada no dia 20 de novembro e terminará no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ontem, 25, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, Samanda Costa – Assistente Social e Kellen Barros – Psicóloga do CRAS do Residencial João Furtado Brito estiveram na Rádio Liberdade FM divulgando a campanha 16 dias de ativismo, que é realizada no Brasil desde o ano 2003, por meio de ações de mobilização, palestras, debates, eventos e encontros.

Saamanda Costa e Kellem Barros
Foto: Bira da Radio

"Como sempre com o apoio da Prefeita Aparecida Furtado e da Secretária de Assistência Social Edivânia Coêlho, envolvendo todo o quadro da Sec. de Assistência Social, o Município de Paraibano não poderia ficar fora desta campanha, onde este ano temos uma grande programação", declarou Samanda Costa - Assistente Social.
"Conclamamos toda a comunidade a comprometer-se com a luta pela erradicação da violência contra mulheres, queremos construir um mundo livre, sem exploração e reprodução de preconceitos e discriminações, onde ser mulher, negra, indígena, lésbica, idosa, com deficiência, represente a efetividade da diversidade humana e não elementos que desencadeiem formas de opressão e de violência", finalizou Kellen Barros - Psicóloga.
A Campanha 16 Dias de Ativismo de Não Violência Contra a Mulher será marcada por importantes momentos, veja no quadro abaixo:



Iniciadas em São Luís, as atividades do projeto "Viver Mais"


O principal objetivo do projeto é promover o bem-estar dos idosos, aposentados e pensionistas
O Imparcial


A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), iniciou nesta terça-feira (25) as atividades do projeto “Viver Mais”, no Centro de Convivência, no Olho d’Água. O principal objetivo é promover o bem-estar dos idosos, aposentados e pensionistas, obedecendo à política de valorização do servidor instituída pelo prefeito Edivaldo.

Segundo o presidente do Ipam, Raimundo Penha, a iniciativa visa revitalizar e valorizar o espaço da sede social e proporcionar às pessoas idosas uma vida mais saudável. Atividades socioeducativas, culturais, de lazer e de saúde também estão disponíveis a idosos que moram nas proximidades do Centro de Convivência.

“O prefeito Edivaldo tem determinado ao Ipam atividades de integração, de convivência, socioeducativas, culturais e de lazer, visando à melhoria da qualidade de vida dos beneficiários da previdência municipal. O Ipam tem compromisso institucional e social com seus beneficiários e dá oportunidade também à inserção de pessoas idosas da área de abrangência de sua sede social”, ressaltou Raimundo Penha.

Nesta primeira fase, o “Viver Mais” oferece aulas de hidroginástica, aeróbica, oficina de artesanato, reuniões socioeducativas, ações de prevenção e promoção da saúde e sócio-ocupacionais. As inscrições para participar do projeto podem ser feitas na sede do Ipam, na Rua do Sol, e no Centro de Convivência, no Olho d’Água. Para a atividade física, os inscritos devem apresentar, obrigatoriamente, laudo médico.

As aulas de hidroginástica serão realizadas as terças e quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino. Enquanto as quartas e sextas-feiras serão ministradas as atividades aeróbicas nos turnos matutino e vespertino. Já as oficinas de artesanato foram programadas para as quintas-feiras. As reuniões socioeducativas serão realizadas sempre nas tardes de terça-feira. As ações de prevenção e promoção da saúde e sócio-ocupacionais foram reservadas para as quartas, quintas e sextas.

Para garantir maior eficiência do projeto, os resultados obtidos através das atividades desenvolvidas serão avaliados com a participação da equipe técnica, público-alvo e parceiros. As análises permitirão identificar possíveis pontos de limitação e solucioná-los, bem como a manutenção dos avanços obtidos. O “Mais Viver” é desenvolvido através do Ipam e conta com a parceria das secretarias municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Administração (Semad), Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc) entre outros órgãos.

Centro de Convivência
O Centro de Convivência, também conhecido como sede social do Ipam, está localizado na Rua São Bernardo, nº 115, Olho d’Água. O local será utilizado como espaço para as atividades do projeto “Viver Mais” devido à estrutura adequada para as diversas ações previstas. O Centro é um espaço dedicado ao lazer de servidores municipais, aposentados e pensionistas do Município.

O local está à disposição dos servidores no horário das 8h às 19h e possui salão de festas, quiosques, churrasqueiras, quadra de voleibol e futebol society, campo de futebol, piscinas adulto e infantil, estacionamento, serviço de bar e cozinha.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aneel aprova corte de 50% no preço teto da energia no mercado à vista


Valor máximo do megawatt-hora cai em 2015 de R$ 822,83 para R$ 388,48.

Medida pode reduzir custo da energia e aliviar reajuste nas contas de luz.
Fábio Amato
Do G1, em Brasilia

 Uma decisão tomada nesta terça-feira (25) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve contribuir para reduzir o custo da energia no país e, em consequência, aliviar os altos reajustes nas contas de luz esperados para os próximos anos no Brasil. A diretoria da agência aprovou a redução do preço máximo a ser cobrado pela energia negociada no chamado mercado à vista, dos atuais R$ 822,83 para R$ 388,48 o megawatt-hora (MWh).
A legislação do país obriga as distribuidoras a terem, sob contrato e a preços fixos, toda a eletricidade que precisam para atender aos seus consumidores. Isso visa evitar que essas distribuidoras precisem recorrer ao mercado à vista, onde os preços flutuam de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e previsão de chuvas, por exemplo.

Entenda - plano de socorro a distribuidoras de energia (ATÉ 6 DE AGOSTO) (Foto: G1)Se o preço da energia no mercado à vista dispara, distribuidoras descontratadas (que usam mais eletricidade que aquela que possui sob contrato) são obrigadas a pagar caro pela energia extra, e essa conta é depois repassada aos consumidores – ou seja, provoca aumento das contas de luz.

Isso foi exatamente o que ocorreu no país em 2014: devido à estiagem, o preço da energia no mercado à vista disparou – nesta semana, por exemplo, ele está fixado no limite máximo de R$ 822,83 o megawatt-hora. E como diversas distribuidoras no país estavam descontratadas, se viram diante de uma conta extra bilionária que gerou uma crise financeira no setor elétrico.

Segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), essas distribuidoras não têm sob contrato toda a energia que precisam porque o governo deixou de realizar um leilão no final de 2012.

Diante da crise, as distribuidoras pediram socorro ao governo que, em março, anunciou um plano para financiar os gastos extras provocados pela alta no preço da energia e pelo uso mais intenso das termelétricas, outra consequência da queda no armazenamento dos reservatórios. Foram autorizados, então, empréstimos bancários no total de R$ 17,8 bilhões, que serão repassados às contas de luz entre 2015 e 2017.

Decisão da Aneel
A Aneel apresentou em outubro a proposta de alteração em regras do mercado à vista. A agência é responsável por fixar os valores máximo e mínimo para o preço dessa energia, que então flutua entre esses dois patamares.

Os novos limites, aprovados nesta terça pela Aneel, passam a ser de R$ 30,26 e R$ 388,48. Eles começam a valer em 29 de dezembro e vigoram durante todo o ano de 2015. Os valores mínimos e máximos são hoje de R$ 15,62 e R$ 822,83.

Para determinar o preço teto, a Aneel usa o valor de produção de energia de uma termelétrica considerada relevante, segundo alguns critérios. O que a agência aprovou nesta terça, portanto, foi a substituição dessa usina de referência.

Segundo o relator do processo, diretor José Jurhosa, a mudança era necessária porque, entre outros pontos, a termelétrica Alegrete, considerada atualmente, teve a outorga cassada e não está mais em operação. Por isso ela está sendo substituída pela termelétrica de Mário Lago, cujo valor de produção da energia, fixado em contrato, é de R$ 388,48.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, defendeu que a medida “foi adotada no tempo certo” e de forma legítima. “A Aneel não poderia deixar de enfrentar essa questão por todo o impacto que gerou no setor elétrico”, disse ele, se referindo aos gastos extras bilionários provocados pela disparada no valor da energia em 2014.

Outro diretor da agência, Reive Barros, negou que a decisão desta terça seja uma intervenção no mercado de energia. “Não houve qualquer preocupação em fazer intervenção no mercado”, disse Reive.

Rateio de encargo
Apesar de o preço da energia no mercado à vista ter um teto, existem termelétricas cujo custo de produção supera este patamar. A diferença entre os valores gera um encargo, chamado de ESS, que hoje é rateado entre todos os consumidores.

A Aneel havia proposto, em outubro, que a partir de 2015 esse custo extra de ESS passasse a ser pago apenas pelos consumidores das distribuidoras descontratadas, que estão, de fato, consumindo essa energia mais cara. Porém, esse ponto foi duramente criticado por agentes e associações do setor elétrico e, por isso, a agência desistiu de adotá-la.

Em matéria publicada nesta segunda (24), o G1 antecipou que a diretoria da Aneel deveria desistir da mudança no rateio do encargo.

Uma das críticas feitas à proposta era de que a alteração traria risco de gerar situações financeiras insustentáveis, já que poucas, ou mesmo uma única distribuidora, poderia ser obrigada a arcar com uma conta muito alta e, depois, repassá-la a um grupo pequeno de consumidores.
 
 
 

 

Novos coletivos para o transporte público de São Luís serão entregue pelo SET

As entregas fazem parte do plano de renovação parcial da frota
O Imparcial


Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís fará a entrega de 31 novos coletivos para a Prefeitura, que chegam para integrar o Sistema de Transportes da capital.

A entrega oficial acontecerá nesta quarta –feira (26) pela às 09h na Praça Maria Aragão, com a presença da Diretoria do SET e representantes do poder municipal.

Segundo o Superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira, os novos coletivos fazem parte do total de 250 veículos comprados no último mês de Junho deste ano, e que estão programados para serem entregues em sua totalidade, por lotes, até o final de Janeiro de 2015.

Estas entregas já foram iniciadas desde o último mês de junho, como parte do plano de renovação parcial da frota de coletivos da cidade realizado pelo SET. O Superintendente do SET explicou que é normal este prazo de 200 dias entre a compra do veículo e a entrega do mesmo, ainda mais se tratando de uma quantidade elevada de ônibus novos:

“São mais de R$ 75.000.000,00  investidos pelas empresas para melhorar a qualidade dos veículos que circulam na grande São Luís. Por se tratar de 250 ônibus 0km, 5 fábricas de carroceria foram contratadas para o serviço, que inicia após a entrega dos chassis pelas montadoras. Marcopolo, NeoBus, Caio, Comil e Mascarello estão trabalhando a todo vapor para cumprir o cronograma acertado em Junho de 2014”, revelou Siqueira.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

7ª TRILHA DO BODE DE PARAIBANO/MA




Com organização de Tonho da Center Moto foi realizada neste domingo, 23, mais uma Trilha do Bode em Paraibano.

A concentração por volta das 8:00h para café da manhã e saída em seguida foi na Churrascaria e Pousada Tocantins, a largada deu-se de fato só por volta das 11:00h.

Passando por vários interiores, houve duas importantes paradas, para almoço e churrasco de um boi na Chácara Vó Raimunda Pov. Solta e,  com muita música ao vivo com Neguim e Banda teve mais um churrasco de um boi no encerramento no Sítio Duas Irmãs no Pov. Buritir das Pedras, sendo o último, propriedade de Tonho da Center Moto.

Para percorrer os 98km, o evento contou com a presença de aproximadamente 200 trilheiros, sendo estes de: Paraibano, São Luis, São João dos Patos, São Domingos do Maranhão, Colinas, Guardalupe, Floriano e de outras cidades.






....pense   numa  trilha boa com bruno  breno  beto  Henrique pebia e Antônia do  carmo