sexta-feira, 11 de novembro de 2022

EXPOSIÇÃO E ENCERRAMENTO DO CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE EM PARAIBANO/MA


Com o apoio da Gestão Vanessa Furtado através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretária Séfora Freire, na noite desta quinta-feira, 10, na Praça Aristeu Xavier, foi concluído com exposição cultural o Curso EdPop-SUS (Curso de Educação Popular em Saúde), o qual teve como monitores os Enfermeiros Sandro Rogério e Caroline Almeida.

O evento que teve exposição de medicamentos caseiros, produtos artesanais, comidas típicas, apresentação de alunos da Escola João Paraibano com a Dança Country, do Grupo de Capoeira Muzenza e uma literatura de cordel com ACS Silvana, contou com a participação de Érica Lucena – coordenadora da atenção básica, Edivânia Coelho – Sec. de Ass. Social, entre outros, Tânia Santos – vereadora  e Alexandre Jefferson – Ministro da Palavra (Igreja Católica), que deixaram mensagens bíblicas aos formandos.

Integrando desde 2013 a Política Nacional de Educação Popular em Saúde, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Saúde, o projeto Ed Pop SUS realizou a formatura de 35 alunos, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente Comunitário de Endemia (ACE), que estão melhor qualificados a desempenharem suas atividades e o papel de Educadores Populares em Saúde no município.

O Curso EDPOP-SUS, coordenado pela Fio Cruz, contribui para o aprimoramento da atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial aos ACS’s E ACE’s, e reafirma o compromisso com a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popular no SUS, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção compartilhada de conhecimentos. Nesse sentido, tem como pilares dessa construção: o diálogo, a amorosidade, a problematização, a construção compartilhada do conhecimento, a emancipação e o compromisso com a construção do projeto democrático e popular.

As comemorações culminaram com as falas da ACS’s Joana D’arque, Raimunda Lucena e Isabel Ribeiro, sequenciadas das considerações dos professores do curso Caroline Almeida e Sandro Rogério, que agradeceram, parabenizaram todos e, ao final, com a participação do Prof. Josimar, cantaram a música Mantra Nordestino (cuidar do outro faz bem) - Ray Lima.




































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário