terça-feira, 8 de novembro de 2016

Com celeridade dos serviços, Barragem do Bacanga deve ser entregue no começo do próximo ano


Obras da barragem serão entregues em janeiro de 2017 e urbanização do local deve ser entregue até março

Fonte: ma.gov.br

Obras seguem em ritmo acelerado e previsão de entrega da barragem é janeiro do próximo ano. Foto: Handson Chagas/Secap
Obras seguem em ritmo acelerado e previsão de entrega da barragem é janeiro do próximo ano. Foto: Handson Chagas/Secap
Cronograma adiantado e homens trabalhando em período integral. O cenário do canteiro de obras da Barragem do Bacanga é bem diferente do encontrado no início do ano de 2015, quando o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), teve que fazer interferências emergenciais na estrutura do local. Com data de entrega para janeiro do próximo ano, a barragem beneficiará moradores da região mais populosa de São Luís, a área Itaqui-Bacanga. Ao todo, serão mais de 130 mil pessoas beneficiadas diretamente.
 
Pádua Rodrigues, engenheiro responsável pela obra, explica que a barragem estava em situação fragilizada e precisou de intervenções urgentes e cuidadosas para não abalar ainda mais a estrutura. “Iniciamos a obra fazendo o reparo na estrutura da ponte e fechando a entrada de água, já que a ponte poderia ruir e a entrada de água alagaria a moradia de mais de 30 mil pessoas que vivem às margens do Bacanga. É um trabalho que envolve desde o fundamento até a urbanização da ponte, fase que deve ficar pronta até março do próximo ano”, explica.
 
Pescador Ribamar Lopes destaca importância da obra para a vida da população da área Itaqui-Bacanga. Foto: Handson Chagas/Secap
Pescador Ribamar Lopes
destaca importância da obra
para a vida da população da
área Itaqui-Bacanga. Foto:
 Handson Chagas/Secap
Seguindo o cronograma das obras, a próxima etapa a ser realizada é a colocação das comportas – peças de ferro que tiveram que ser encomendadas de um fabricante de São Paulo, por conta da complexidade das especificações técnicas –, que chegaram ao Maranhão antes do tempo previsto e ajudam a adiantar o andamento da obra.
 
“Serão duas comportas ensecadeiras e uma vagão. A vagão é a principal, é ela que vai segurar o maior fluxo de água, mas diferente do formado anterior, teremos também as ensecadeiras ou stoplogs, que servirão de retaguarda para, quando for necessário, realizar manutenções na principal. É uma forma de garantir o fluxo de água, levando segurança para os moradores das margens do Bacanga e beneficiando pescadores que tiram o sustento dessas águas”, comenta o secretário-adjunto de Obras Civis da Sinfra, João José.
 
Responsável por prover o acesso viário ao Porto do Itaqui, BR-135 e bairros como Anjo da Guarda, Sá Viana e Vila Embratel, a barragem também tem o papel de regular a entrada de água de um dos mais antigos espelhos d’água de São Luís, interferindo diretamente na altura da maré que chega aos ribeirinhos e na oxigenação da água de uma das áreas mais ricas em peixes e crustáceos da ilha.
 
Ribamar Lopes pesca há 20 anos na área Bacanga e fala da importância do controle da troca de água na barragem. “Todo pescador daqui sabe o horário certo de encontrar determinado tipo de pescado, na cheia ou na seca, a pescaria é garantida. Quando a barragem estiver pronta, a troca de água e a entrada de mais peixes e mariscos vai ajudar no sustento de muitas famílias aqui da área”, conta o pescador, que todos os dias garante o sustento da família com a ajuda das águas da barragem.
Taxista Itaã Costa lembra que o Rio Bacanga é essencial para os moradores da região. Foto: Handson Chagas/Secap
Taxista Itaã Costa lembra que o Rio Bacanga é
essencial para os moradores da região. Foto:
Handson Chagas/Secap
 
O taxista Itaã Costa conta, com emoção, a infância passada às margens do Bacanga. “Passo todos os dias por aqui e recordo que essa já foi a principal fonte de sustento de muitas famílias. Desde o banho nas brincadeiras de criança até o pescado que ia para nossas mesas, era o Bacanga que nos oferecia. Eu e toda a população dessa área vamos ganhar muito com a entrega dessa obra”, afirma.
 
Urbanização 
Em paralelo às obras de recuperação e reforço estrutural dos dois sentidos da ponte e à preparação das comportas, a Sinfra realiza as obras de urbanização da via.
 
Barragem 
A Barragem do Bacanga foi construída na década de 1970 e contava com três comportas em pleno funcionamento. A obra foi realizada para ajudar na ligação rodoviária com o Porto do Itaqui, melhorando a paisagem e viabilizando novas áreas para a expansão urbana de São Luís. Além disso, a construção da barragem resultou na formação de um lago artificial que pescadores e moradores da região costumam utilizar para pescar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário