sábado, 26 de novembro de 2016

APÓS RELEVANTES SERVIÇOS NA ÁREA DA SAÚDE MÉDICOS CUBANOS DESPEDEM-SE DE PARAIBANO/MA


Yoraisis, Aparecida Furtado, Vanessa Furtado, Yoel e Bira Filho/Foto: Bira da Rádio

 
Com o objetivo de contribuir no setor da saúde do Município de Paraibano chegaram no início de novembro de 2013 a Médica Yoraisis Corrales Oliva e o  Médico Yoel Reinado Otero Branco, os quais foram recepcionados oficialmente no dia 3 na Câmara de Vereadores pela Prefeita Aparecida Furtado  juntamente com a Vereadora Lucimar Sá (Secretária de Saúde na ocasião), com os médicos Dr. Severino Carneiro, Dr. Francisco Furtado, Dr. Jetro Raposo, Drª Francilélia Neves, demais funcionários da saúde entre outros.
A Médica  Yoraisis Corrales Oliva, 39 anos, natural de Yaguajay-Sancti Spiritus em Cuba, casada, mãe de um filho de 12 anos, atuou pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal no PSF do Bairro Vila Aparecida desde a sua chegada, prestando relevantes trabalhos junto a esta comunidade. 
O Médico Yoel Reinado Otero Branco, 46 anos, de Artemisa/Artemisa em Cuba, casado, pai de duas filhas (14 e 18 anos), também pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal, desde o início do seu trabalho em Paraibano prestou seus notórios e importantes serviços no PSF do Bairro Subestação.
A Drª Yoraisis(Isis) revelou que criou muitos vínculos e fez grandes amizades, e falou: “nunca imaginei que esse momento ia chegar tão rápido, se passaram três anos, o contrato venceu. Esse momento é de sentimentos encontrados, felicidade e alegria porque estamos voltando para nossas famílias, nossos filhos, amizades, esposo, mulher, mas, ao mesmo tempo muita saudade e tristeza porque estamos deixando uma família aqui no Brasil, especificamente em Paraibano. Não poderíamos sair sem agradecer a Prefeita Aparecida, que sem ela nada disso teria acontecido, ela que aceitou o programa no Município juntamente com a Lucimar-sec. de saúde... Só quero dizer nesse momento muito obrigado por tudo Paraibano, Brasil, equipe da saúde que se converteram minhas amigas e amigos; também um agradecimento aos nossos colegas médicos brasileiros que em todos os momentos nos apoiaram, muito obrigado povo de Paraibano... não estou dizendo um adeus, mas sim um até logo, porque a vida dá muitas voltas e não sei se será aqui ou lá em Cuba, porém, nós voltaremos a nos encontrar... Como falamos em espanhol, muchas gracias”.
O médico Yoel(Joel) comentou da acolhida inicial e do dia a dia, dos bons relacionamentos profissionais e com amigos com os quais ele esteve em diversos momentos comemorativos, inclusive a vaquejada; amizades como a de Dr. Francisco e família, Everton e Alzira, dentre tantas outras com quem conviveu e, finalizou dizendo: “quero registrar meu agradecimento a Srª Aparecida Furtado-prefeita de Paraibano, por nos trazer para cá e confiar na gente, a Lucimar, antiga secretária de saúde, que foi uma pessoa maravilhosa e parceira da gente. Gostaria de agradecer todo o povo de Paraibano, em especial as nossas equipes de saúde, as nossas amizades diretas, enfim falar obrigado por nos permitir entra em seu país, em sua cidade, na sua cada e no seu coração”.
Os médicos cubanos (paraibanenses),  Yoraisis(Isis) e Yoel(Joel) no início desta semana estiveram com Aparecida Furtado que os recebeu em seu gabinete, agradecendo-os imensamente pela grande colaboração com a saúde de Paraibano.
O casal de médicos estarão voltando à Cuba na próxima segunda-feira, 28, dia em que Yoel(Joel) aniversaria. Dependendo de como transcorrerão as  politicas  do Programa Mais Médicos os médicos cubanos poderão futuramente renovar com o Governo Federal e voltar ao Brasil.



Yoel, Aparecida Furtado e Yoraisis com Maria Helena-chefe de gabinete/Foto: Bira da Rádio


Nenhum comentário:

Postar um comentário