São 470
vagas gratuitas em 12 cursos de aprendizagem industrial, além de opções de 37
cursos pagos de qualificação profissional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) abriu inscrições para 49 cursos técnicos profissionalizantes pagos e gratuitos, totalizando 1520 vagas em São Luís, distribuídos nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT´s) localizados no Itaqui Bacanga, Monte Castelo e Distrito Industrial.
São 470 vagas gratuitas em 12 cursos de aprendizagem industrial, além de opções de 37 cursos pagos de qualificação profissional.
Segundo o Diretor Regional do SENAI-MA, Marco Antônio Moura da Silva, para os jovens que cursam o nível médio, o ensino técnico é uma oportunidade de se preparar para o ingresso no mundo do trabalho. Já para os adultos e trabalhadores, essa formação amplia os horizontes profissionais. “Uma das vantagens do curso técnico é o tempo. Com uma curta duração, o aluno já é um profissional com maior capacidade de inserção no mercado de trabalho”, destaca Moura.
Uma recente pesquisa feita pelo SENAI concluiu que um diploma técnico aumenta a renda do trabalhador em até 24%. E muitas vezes os alunos se empregam antes de pegar o diploma. No primeiro ano depois de formados, 72% dos alunos conseguem trabalho.
“O curso de qualificação profissional é uma escolha assertiva para quem deseja entrar de imediato no mercado de trabalho. Como seu foco é a formação profissional, quem opta por um curso técnico se torna um profissional especializado na área em que deseja atuar. O SENAI oferece uma grande diversidade de cursos a preços acessíveis”, destaca a coordenadora de tecnologia e inovação do SENAI-MA, Scheherazade Bastos.
“Em tempos difíceis na economia, quem sabe mais, pode mais ainda. Nessas horas, o conhecimento faz toda diferença, seja para conquistar o primeiro emprego ou para conseguir uma promoção. É importante aproveitar essas oportunidades que o SENAI oferece com possibilidades de carreiras sólidas na indústria com um salário diferenciado”, destacou o Diretor Regional do SENAI-MA, Marco Moura.
CURSOS GRATUITOS – O SENAI também oferece 12 cursos gratuitos de qualificação profissional para quem busca uma oportunidade. São cursos de traçador de caldeireiro, técnico em eletromecânica, instalador hidráulico, pedreiro de acabamento, eletricista instalador residencial, assistente administrativo, pedreiro de alvenaria com vagas limitadas e carga horária que variam de 40h a 180h.
INSCRIÇÕES – A inscrição pode ser efetuada no SENAI CEPT (Centro de Educação Profissional e Tecnológica) do Itaqui Bacanga, Distrito Industrial e Monte Castelo, no horário das 7h30 às 12h e das 13h30 às 19h30, pelo responsável ou representante legal, de posse dos documentos RG e CPF (cópia), comprovante de escolaridade e de residência. Maiores de 16 anos e no 2º ano do Ensino Médio podem se inscrever. As vagas são limitadas e a maioria dos cursos tem inicio no dia 15 de fevereiro.
A lista completa dos cursos do SENAI pode ser vista no site do Sistema FIEMA em www.fiema.org.br/cursos. Estão previstos para abril a abertura dos cursos técnicos destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, com a finalidade de proporcionar a habilitação, qualificação técnica e especialização, geralmente com uma duração média variando de 800 a 1.400 horas, dependendo do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário