segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MISSA DO VAQUEIRO, CAVALGADA E VAQUEJADA MARCAM O DOMINGO EM PARAIBANO

Com o objetivo de valorizar os vaqueiros um dos mais tradicionais eventos culturais de Paraibano chega a sua 9ª edição, a Missa do Vaqueiro seguida de Cavalgada, dentro da programação do Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro neste domingo, 09, pela manhã.
Centenas, entre fiéis e vaqueiros, participaram da cerimônia idealizada por Edson Dias (Edinho Jovilina) para homenagear vaqueiros, que este ano ganhou mais um atrativo, vaquejada na faixa e na fita com muita música ao vivo com Neguim e Banda no Parque de Vaquejada Antônio Pedro sob a organização de Chiquinho Paraibano e Nicéas Mendes.

A missa celebrada pelo pároco de Paraibano Irâ Brito na Avenida João Paraibano foi sequenciada de bênção dos vaqueiros, café comunitário, homenagens e leilão do bicho vivo (bois, carneiros, bode e galinhas caipiras) o qual rendeu uma boa quantia.

Na parte final da missa, João Pedro, filho de Edinho Jovilina, leu uma mensagem em homenagem ao seu falecido pai, a qual dizia: “meu pai, este é o dia em que sua falta se faz ainda mais presente, pois daria um mundo para hoje poder voltar a abraçar você e lhe desejar feliz dia dos pais. Mas você não está mais estre nós, você partiu e nesse nosso último adeus meu coração se quebrou para sempre. Todo dia respiro saudades suas e recordo nossas histórias com carinho”.  

 

Após as várias entoadas de Galego Aboiador com a participação de Flávio Riograndense, homenageando Edinho Jovilina (falecido), Terezinha do Vei João Pé de Serra (falecida), o Vereador Járdem (falecido),  Toinho e Chiquinho Paraibano, Mauro Porto, Zé do Geraldo, Aparecida Furtado - Prefeita, Rejany Gomes – Vice Prefeita, o Ex- Prefeito Chico Cartor, Hermes da Fazenda Buritir e muitos outros que estavam na concentração, foi dado início a cavalgada com mais de 100 vaqueiros pela Rua 7 de Setembro e Avenida 1º de Maio até chegar o Parque de Vaquejada.

Durante o percurso em cima de um trio, que teve a animação conduzida por André Alves e Galego Aboiador, com o apoio da Polícia Militar, os cavaleiros e seus cavalos percorreram ordeiramente com muito mais aboios feitos por Galego Aboiador, onde outros nomes (Macacheira, Raimundo Tiadulino, Zé Hermes entre outros) foram lembrados.

No Parque Antônio Pedro, o forró e a vaquejada entraram noite a dentro e foram até tantas horas, e o resultado da vaqueja ficou assim: na vaquejada na fita ficou com 1º, 2º e 3º lugar o Grupo Xerequinha de Mirador; na vaquejada na faixa ficou com o 1º lugar Bodilha, 2º Lucas do Lira de Pastos Bons, 3º lugar Zé Pernambucano e com o 4º lugar ficou Chico Total da Chapada dos Marcos. Parabéns a todos os envolvidos e viva a cultura na Capital da Vaquejada do Estado do Maranhão.



















 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário